sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

VERDE QUE TE QUERO VERDE






Macarrão de jambu, servido com jambu ao alho e azeite...

O refogado com alho para passar o jambu fresco, a massa descansando e os fios de macarrão depois de cortados à mão, prontos para serem cozidos depois de desenrolados 


Estou bem atrasada com as matérias do blog e peço desculpas aos amigos, pois não consegui postar a receita na manhã do dia seguinte, conforme havia prometido. Mas, antes tarde do que nunca. Fiz essa massa de noite, cozinhei a bela porção que se vê acima e o restante guardei na geladeira bem polvilhada com farinha de trigo, em um saco plástico. No outro dia, ou seja, ontem de noite, ela virou parte de um pequeno jantar, e o seu colorido vibrante de sabor suave agradou em cheio aos amigos.

Tenho, por necessidade física, de evitar muitos esforços com braços, pernas e pés. Não, não é a crise da meia-idade, apesar dos cinquenta anos recém-completados. É que sou rebelde e teimosa de nascença e tenho exagerado na dose, mesmo com alguns probleminhas nada confortáveis, que estão em plena crise: Ler/dort, joelhos comprometidos e esporões de calcâneo. Nada mau, mas o resto vai bem, graças a Deus.

Por conta disso, tenho que me poupar, inclusive e principalmente para fazer pão e massa. Por sorte, arranjei um ajudante de peso, que não cozinha, mas é amoroso o suficiente para fazer força por mim. E degustar os resultados, claro, com uma confiança de fazer inveja. Venho, como já disse algumas vezes aqui, de uma família que adora comer e cozinhar. Cresci com os sentidos muito atentos aos sabores e cheiros das cozinhas de casa e das tias, cada uma com suas especialidades. Comida sempre teve, para mim, sabor de afeto, de festa familiar, de encontro.

Há tempos queria experimentar fazer uma massa com o jambu. O pontapé para isso veio com uma foto no instagram onde minha amiga Neide Rigo postou um macarrão colorido com as folhas, feito por um amigo. Não havia receita. Então resolvi ir para a cozinha e experimentar. O resultado ficou suave e bonito. Acrescentei então o jambu refogado, o que potencializou a cor do prato, mas é claro que você pode usar o que quiser, pato, carne ou mesmo frango, cozido, desfiado, com um molho bem consistente. Usei jambu muito fresco e tenro, ainda sem as florzinhas, o que deu muita delicadeza ao prato. Quem provou, aprovou.

Portanto, força nos músculos e aproveite para experimentar. Fiz um talharim caseiro e cortado na mão, mas nada impede que a massa possa ser usada para ravioli  ou qualquer outra que possa ser recheada. Mãos à obra, é uma delícia!


Macarrão de jambu com jambu ao alho e azeite

Para a massa

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
02 maços pequenos de jambu, com talos e flores, se houver
02 colheres de sopa da água de cozimento do jambu
Sal a gosto

Para o jambu refogado

04 maços pequenos de jambu, com talos e flores, se houver
Alho a gosto
Sal a gosto
Azeite, o necessário

Modo de fazer

Para a massa

Numa panela com pouquíssima água, coloque os dois maços de jambu e afervente-os. Deixe esfriar e coloque-os no liquidificador, sem espremer,  junto com os dois ovos, o sal e as 02 colheres de sopa da água do cozimento. Bata muito bem até que vire um líquido bem homogêneo. Não precisa coar. Deverá dar aproximadamente 1 xícara e 1 colher de sopa. Numa tigela, coloque a farinha, abra um buraco no meio e acrescente o líquido. Com os dedos, faça movimentos rotatórios, até incorporar toda a farinha. A massa deve ficar firme e formar uma bola. Sove um pouco até que ela fique sedosa e elástica. Deixe coberta com um pano ou numa tigela com plástico filme por pelos menos trinta minutos. Após esse tempo, divida a massa em duas partes. Reserve uma das partes coberta enquanto manuseia a outra. Passe pela máquina de macarrão na espessura mais grossa duas ou três vezes, dobre-a e passe mais duas ou três vezes até ficar bem sedosa. Polvilhe sempre a massa e se for preciso, também a máquina com bastante farinha de trigo, para que não grude. A partir daí, vá reduzindo a espessura da máquina até que fique bem fina. Se sua máquina tiver o acessório para espaguete e talharim, use-o, se for fazer essa massa. Caso contrário, corte tiras de massa do mesmo tamanho, polvilhe bastante farinha entre elas, enrole-as como rocambole e corte com a faca formando rolinhos, do tamanho desejado. Desenrole-os com cuidado, sempre polvilhando farinha, para que não grude. Use de preferência no mesmo dia, ou guarde na geladeira em saco plástico, polvilhando com bastante farinha, para não grudar. Com essa massa, você pode fazer lasanha ou qualquer outra de sua preferência.
Para cozinhar os fios, coloque bastante água para ferver em uma panela grande, sal a gosto e quando levantar fervura, despeje os fios de macarrão. Quando subirem, estão prontos, é muito rápido. Escorra-os e utilize com o molho. Se houver excesso de farinha, passe-os de forma muito rápida em outra água fervente, apenas para retirar o excesso.

Para o jambu refogado 

Lave muito bem os maços e retire as partes que tenham raízes ou estejam machucadas. Corte os pedaços de talo que não tenham folhas e se eles forem tenros, corte-os bem miudinho para juntá-los ao molho, eles ajudam a dar uma crocância. Numa frigideira larga, coloque o azeite e alho a gosto. Frite levemente e acrescente o jambu. Deixe fritar levemente, salgue a gosto e misture à massa pronta. Caso a frigideira seja pequena, faça de duas ou três vezes. É importante que o jambu não cozinhe e sim seja frito. Para isso, faça um pouco de cada vez, para que ele não solte água. Fica delicioso!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário