sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

LÁ VEM O PATO...







Não tenho tido muito tempo para escrever aqui, mas as receitinhas tem saído. Então, vou tentar postá-las aos poucos, para dividir com vocês os sabores e as experimentações. Daqui de onde escrevo vem o cheiro do bolo de Natal, ainda perfumando a sala, pois nos atrapalhamos, minha cunhada e eu e havia bolos demais para gente de menos. Então, tenho mandado porções de presente para os amigos, como forma de minimizar a falta de planejamento dos doces.

Antes do Natal, fiz um ravioli bem caseiro, recheado de pato desfiado e com um molho de castanha que ficou muito saboroso. Simples e fácil de fazer para quem encara os desafios da cozinha e tem uma máquina de fazer massa em casa, ainda que a minha não tenha ajudado muito. Não tive tempo de postar a receita mas a transcrevo aqui agora. Ainda dá tempo de testar, fica uma delícia! Rendeu uns quarenta ravioli e ainda sobrou um pouco de recheio, que pode ser usado em outras preparações. Mãos à obra, ou melhor, à massa!


Ravioli de pato com molho de castanha do Brasil

Para a massa

200 g de farinha de trigo
02 ovos inteiros
01 pitada de sal

Para o recheio

1,2 kg de pato (ou pata), temperado com sal, pimenta do reino, alho, uma pitadinha de colorau e uma colher de sopa de vinagre
Coentro e cebolinha bem picadinhos, a gosto
01 dente de alho amassado
02 colheres de sopa de cebola bem picadinha
Azeite a gosto

Para o molho

3/4 de xícara do caldo de cozimento do pato, de preferência retirada um pouco da gordura
1/4 xícara de água
1/4 xícara de farinha de castanha (pode bater rapidamente as castanhas no liquidificador até virar uma farinha grossa)

Modo de fazer

De preferência, tempere os pedaços de pato na véspera, com o sal, pimenta do reino, alho, o colorau e o vinagre. Mexa bem e deixe descansar na geladeira. Caso não seja possível, deixe o pato com os temperos por pelo menos 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Numa panela de pressão, coloque os pedaços do pato com a marinada e refogue por alguns minutos, sem tampar, mexendo de vez em quando. Após esse tempo, acrescente água fervente sem deixar que o líquido cubra totalmente os pedaços. Deixe cozinhar na pressão por 15 minutos, verifique e se for preciso, deixe um pouco mais até que os pedaços estejam cozidos. Se necessário, coloque um pouco mais de água e ajuste o tempero. Reserve o caldo para o molho e desfie o pato, retirando pele e ossos. Numa panela larga, coloque um pouco de azeite, o alho amassado e a cebola, deixe alguns minutos, coloque o coentro e a cebolinha picados e o pato desfiado. mexa por alguns minutos e desligue o fogo. Se preciso, coloque algumas colheres do caldo, para que não fique ressecado. Deve ficar úmido. Reserve até a hora de rechear os ravioli.

Para o molho

No liquidificador, coloque o caldo reservado, a água e a farinha de castanha. Deixe bater bem. Não coei, mas se desejar, pode coar. Coloque por cima dos ravioli na hora de servir. Se necessário, esquente um pouco o molho e se desejar, coloque um pouco mais de água. Acrescente cebolinha picada por cima dos pratos (opcional). Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário