domingo, 27 de outubro de 2013

BOLINHO DE AMEIXA PARA MINHA ANSIEDADE



O bolinho com um mel de ótima qualidade, perfeito...


Estou aqui no quarto do meu filho mais novo tentando escapar da música alta do vizinho, que todos os domingos e sem o menor respeito nos enche de pagode e sertanejo. Nada contra nenhum gênero musical. Há quem goste, há quem prefira preencher os ouvidos com outros sons. Mas cada vez que me lembro do show memorável entre dois acreanos dos bons, ocorrido semana passada no Teatrão e que nos brindou com pura emoção e contentamento, tenho vontade de chorar.

Não pelos pagodes, pois também gosto de ouvi-los de vez em quando, numa roda de amigos. Mas quando essa música é elevada às alturas do lado da sua casa e lhe tira a capacidade de pensar e lhe causa uma irritação fora do comum, a vontade que dá é esquecer os bons modos e partir para o ataque. Já conversamos, já explicamos, já acionamos o condomínio e agora só falta mesmo uma queixa formal às autoridades competentes.

Mas voltando ao show da semana passada, totalmente gratuito para o público, com promoção do Governo do Estado, jamais esquecerei a emoção de ouvir Chico Chagas arrasando na linda canção de Tião Natureza, Chico Rei. Também teve um belo arranjo para um dos nossos hinos locais, o Forró do Amapá, de Jorge Cardoso. Músicas acompanhadas pelo público e com gosto de homenagem, pois ambos já nos deixaram há algum tempo e foi a forma que o Chico encontrou para trazê-los pra pertinho de nós de novo, participando daquele momento especial. Emoção pura em toda a sua apresentação.

João Donato, perto de completar 80 anos, já entrou arrebentando corações: começou com o Hino Acreano e arrasou nas músicas seguintes, cantando e tocando o melhor da música brasileira, em composições suas e com parceiros como Gilberto Gil e Zeca Pagodinho, com uma tranquilidade feliz, de quem sabe que está em casa. O público, ou seja, nós, entre emocionados e felizes, ainda foi brindado com canções executadas pelos dois, sempre com a bela tropa de músicos que os acompanharam, a produção caprichada, enfim, um encontro para não esquecer. (Perdoem-me as fotos que não estão à altura do show. Vide informações técnicas e outras nos links ao final do texto).








E aí, como estou no aguardo do meu filho mais novo que hoje está fazendo a prova do Enem, para segurar a ansiedade, nada como um bolinho cheio de bons ingredientes, como ameixa e aveia. Essa receita foi adaptada do livro Celeiro, de dona Rosa Lacombe e sua filha Lúcia, proprietárias de restaurante homônimo, no Leblon, bairro carioca,  de comida caprichadíssima pela qualidade dos ingredientes e pelo acompanhamento diário das proprietárias. Experimente, é fácil e rápido e com uma boa colher de geléia ou um mel de primeira, vale cada garfada!

Bolinho de ameixa do Celeiro (adaptado)

Ingredientes

130g de ameixa seca grande (ou aproximadamente 20 unidades. Usei 43 ameixas secas pequenas, o que deve dar um pouco mais de 130 g)
1 1/2 xícara de farinha de trigo branca peneirada
02 colheres de chá de fermento para bolo
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
02 xícaras de chá de farelo de aveia (usei aveia em flocos finos)
3/4 xícara de açúcar mascavo (usei 1/4 xícara de açúcar demerara e o restante de açúcar mascavo)
1/2 colher de chá de sal marinho (que é mais grosso do que o refinado. Se usar o refinado, reduza)
01 xícara de leite talhado (coloque 02 colheres de sopa de vinagre em uma xícara e complete com leite normal. Aguarde talhar por uns minutos e use)
06 colheres de sopa de óleo vegetal (usei 03, sendo 01 de óleo de linhaça e 02 de óleo de milho)
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha (usei 1/2 colher de sopa de um extrato caseiro, à base de favas de baunilha e vodka)
03 ovos em temperatura ambiente
01 pote de iogurte do tipo grego de 200ml (não existe na receita original)
sementes de chia para polvilhar, opcional (não existe na receita original)
geléia de damasco ou outra de sua preferência, para acompanhar, ou mel (opcionais, não existem na receita original)

Modo de Fazer 

Acenda o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe (na receita original usa-se farinha de rosca) uma assadeira para cupcakes ou outra de sua preferência. No liquidificador, bata as ameixas com a farinha aos poucos e vá despejando em uma vasilha. Devem ficar pedaços pequeninos de ameixa. Junte a essa vasilha o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar mascavo (e os outros açúcares, caso utilize). Misture os líquidos e os ovos em outra vasilha, à exceção do iogurte. Acrescente o farelo de aveia ou a aveia em flocos finos (o que usar) à tigela com os líquidos, misture e aguarde por 15 minutos para que a aveia inche um pouco e os líquidos possam ser absorvidos. Junte os ingredientes secos aos líquidos, mexendo o mínimo possível, apenas para uni-los, senão a massa ao assar, pode endurecer. (Como usei aveia, precisei utilizar o pote de iogurte inteiro, colocado ao final, para umedecer o resto da massa e dar unidade a ela. Talvez com o farelo, não seja necessário, mas também reduzi à metade a quantidade de óleo). Coloque a massa nas forminhas preparadas (enchi bastante as cavidades) e leve ao forno até que enfiando um palito ou faca, eles saiam secos. Não deixe assar demais. Depois de assados, desenforme-os e na hora de servir, pode recheá-los com geléia ou mesmo regá-los com um mel de boa qualidade. São deliciosos puros mas não são extremamente doces, então o mel ou a geléia fazem um excelente acompanhamento. Meu marido adorou e devorou dois de uma vez, experimente você também!
  
Bolinho de ameixa e aveia, com açúcar mascavo, chia e geléia de damasco...

*****************************************************************************************
Restaurante Celeiro: Rua Dias ferreira, 199, Leblon,Rj  
                                        celeiroculinaria.com.br


Para ter informações sobre o show de João Donato e Chico Chagas e acesso à ficha técnica:

Acesse http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/cultura/27104-joao-donato-inicia-comemoracoes-de-seus-80-anos-com-show-no-teatrao.html


Para saber mais:

Entrevista com Jorge Cardoso: veja em http://www.contilnetnoticias.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=12931

Forró do Amapá com Jorge Cardoso e Caldo de Piaba: http://www.youtube.com/watch?v=QtfIPIsgNXc

Entrevista com Chico Chagas: Veja em  http://www.youtube.com/watch?v=JGqEiR1aPd4


5 comentários:

  1. Deu água na boca! Parabéns pela receita, com seu toque especial, e pelo texto primoroso!

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca! Parabéns pela receita, com seu toque especial, e pelo texto primoroso!

    ResponderExcluir
  3. Querida Leila,

    fiquei muito feliz com o seu comentário, muito obrigada! Passe sempre pelo blog, será um prazer, um beijão,

    Patrycia

    ResponderExcluir
  4. parece delicioso..
    post saboroso..
    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Querida Ingrid,
    que bom que você gostou, fico muito feliz! Passe sempre por aqui, é um prazer, um beijão,

    Patrycia

    ResponderExcluir