domingo, 20 de outubro de 2013

DESEJO REALIZADO






Quem me conhece sabe que sou quase compulsiva quando se trata de falar de comida, receitinhas e afins. Adoro ficar na cozinha inventando, testando receitas e um dos meus passatempos preferidos é ler minhas antigas revistas de culinária e livros garimpados nos sebos, pequenas livrarias, internet ou onde mais eles estejam. Sempre fui, desde criança, uma leitora voraz. E me dá um prazer danado esticar as pernas com uma porção de revistas e livros do lado.  

Não tenho muito tempo para ficar na cozinha, então nos finais de semana aproveito para produzir alguma coisa e fazer pequenos testes de receitas. Desde 2002 namorava a foto de um bolo publicada na revista Cláudia Cozinha, cuja matéria era sobre a relação entre cinema e gastronomia. Lá, há várias receitas relacionadas a ótimos filmes em que a comida aparece de forma coadjuvante ou mesmo como atração principal. Entre eles, a receita do bolo Chabela, que aparece no filme Como Água para Chocolate, onde a cozinheira Tita se comunica de forma passional com Pedro, seu amor e com os demais membros da família através da comida. Este bolo expressa essa relação de paixão.

Cada vez que eu via a foto, em uma dessas tardes preguiçosas, faltava um dos ingredientes, ou aparecia um compromisso ou eu simplesmente deixava mais para a frente. Hoje foi o dia que deu certo, mesmo estando eu de dieta e sem poder comer muito doce. O bolo é um pão de ló muito simples, recheado com geléia de damasco e coberto com um glacê de açúcar que apesar de parecer demasiado, dá o contraponto ao azedinho do recheio de forma bem equilibrada.

De uma próxima vez, acrescentaria um pouquinho de manteiga derretida ao pão de ló, pois a receita não manda aplicar uma calda e a massa fica um pouquinho seca, mas muito saborosa. À medida que as horas passam, o recheio vai naturalmente se incorporando a ela e a deixando mais úmida. Ficou uma delícia e para uma sobremesa especial, ou mesmo para tomar com um bom espresso...vale a pena! Se desejar, pode usar uma geléia de cupuaçu, que se harmonizará muito bem com a cobertura. É fácil e chique, experimente!

Bolo Chabela

Ingredientes

Para o bolo

01 xícara de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara de geléia de damasco (usei 01 xícara de damascos, 01 de açúcar e 01 de água, fervi bem, passei no liquidificador e voltei ao fogo para apurar um pouco, com umas gotas de limão. Sobra um pouco)
1/2 xícara de açúcar
01 colher de sopa de casca de limão ralada (só a parte verde)
06 gemas
02 ovos

Para a cobertura

02 xícaras de açúcar de confeiteiro (atenção, não é o impalpável. Usei Glaçúcar, da União)
01 colher de sobremesa de suco de limão
02 claras

Modo de fazer

Para o bolo

Separe os ingredientes. Passe manteiga e polvilhe farinha de trigo numa forma redonda de 25 cm e reserve. Ligue o forno na temperatura média. Numa vasilha, misture os dois ovos, duas gemas e o açúcar. Bata até começar a ficar clara a mistura. Acrescente as demais gemas e bata mais até crescer bastante e ficar mais encorpado, como para pão de ló. Junte a casca de limão e a farinha de trigo em movimentos leves, para que a massa não perca leveza, até ficar homogeneizado. Coloque a massa na forma e leve ao forno até assar. Retire do forno, deixe esfriar uns minutos e desenforme. Com uma faca serrilhada, divida o bolo pela metade. Coloque a geléia, espalhando bem com uma espátula, de maneira que fique bem farta. Coloque a outra metade por cima e despeje a cobertura. Sirva.

Para a cobertura

Numa tigela, coloque as claras e bata até espumar bem. Acrescente o açúcar de confeiteiro e vá misturando com um batedor. Coloque o suco de limão, misture e com uma espátula, aplique sobre o bolo.

*******************************************************
Para saber mais:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Como_%C3%81gua_para_Chocolate

Nenhum comentário:

Postar um comentário