domingo, 20 de outubro de 2013

TOMATINHOS EM CONSERVA









Não sei vocês, mas eu bem poderia ser neta de italianos, de tanto amor que eu tenho por tomates, de todo jeito e formato. Ultimamente, tenho comprado bastante daqueles tomates pequenos, mais adocicados e de menor acidez, deliciosos, apesar de não serem orgânicos nem nada. Como-os até puros e até mesmo tenho uns dois pezinhos plantados no quintal, que já me deram uma pequena colheita. Os pequeninos são ideais para uma boa conserva ou para fazer este azeite bem aromatizado, que acompanha muito bem um pão rústico, uma massa, ou até mesmo uma boa fatia de queijo.

Como eles são docinhos, não foi necessário corrigir a acidez. Esta receita foi adaptada da receita de Silvia Percussi, de família italiana e dona do Vinheria Percussi, em São Paulo, publicada na Revista Casa e Comida. É uma delícia. Precisa de um tempinho para maturar, depois é só alegria. Deixe o pote na geladeira e use quando precisar. Bom apetite!

Conserva de tomatinhos (adaptada)

Ingredientes

02 caixinhas de tomates tipo sweet grape ou similar
10 dentes de alho descascados
azeite
sal
alecrim e manjericão, a gosto

Modo de Fazer

Lave os tomatinhos e escorra. Arrume-os em uma assadeira com folhas de manjericão e um pouco de alecrim, a gosto. Polvilhe sal e coloque um pouco de azeite. Leve ao forno moderado, até que eles murchem e fiquem levemente assados. Reserve. Coloque os dentes de alho em água fervente por alguns minutos. Escorra a água e reserve. Em um pote já esterilizado, arrume os dentes de alho, os tomatinhos, folhas de manjericão e coloque azeite de boa qualidade, até cobri-los. Feche, deixe curtir algumas horas e está pronto para o uso. Guarde em geladeira.

***************************************************************************
Vinheria Percussi: Rua Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, São Paulo - fone/fax: (0xx11) 3088 4920/3064 4094.

Nenhum comentário:

Postar um comentário