terça-feira, 20 de agosto de 2013

PARA GARANTIR O JANTAR




Explico: andava com muita vontade de comer uma carne de panela (eita, fui no fundo do baú culinário agora), feita mais ou menos do meu jeito. Gosto quando ela se desmancha toda em fiapos compridos e suculentos com um molhinho grosso e untuoso. E é claro, o que sobra, serve para um delicioso sanduíche no jantar, sem mais nada do que carne, pão e molho.

Como os comilões aqui de casa já estavam por um fio, nem deu tempo de engrossar o molho, mas ficou boa mesmo assim. Acompanhamos com um purê cremoso de mandioquinha (na falta, pode ser usado macaxeira ou batata), quiabo frito, quibe de arroz,  farofa de ovo, arroz e feijão, além de couve em tirinhas passada no alho. Comi feito rainha e embora tenha sobrado pouco, consegui fazer meu amado sanduíche à noite, acompanhado de um pãozinho de leite macio. Aproveite!

Carne de panela do meu jeito

Ingredientes 

01 corte de coxão mole (chã de dentro) de aproximadamente 1,2 kg, inteiro
01 cebola
Cebolinha e coentro picados, a gosto
Sal, pimenta e alho, a gosto
Vinagre de maçã para a marinada
Colorau ou pimentão em pó, a gosto
Óleo
Água quente, quanto baste

Modo de Fazer 

Coloque a carne inteira, depois de limpa, numa tigela. Eu faço alguns furos (medida não recomendada pelos puristas), para que o tempero penetre melhor. Coloque sal, pimenta do reino, alho e o colorau ou o pimentão em pó, a gosto. Regue com o vinagre, para formar uma marinada. Deixei descansar por meia hora, pois comecei o almoço tarde, mas o ideal é descansar mais, virando a carne de vez em quando. Decorrido esse tempo, coloque 02 colheres de sopa de óleo na panela de pressão e junte a carne e o líquido da marinada. Apenas tampe, sem colocar na pressão e vá virando até secarem os líquidos e a carne fritar de todos os lados. Nesse momento, acrescente água fervente até cobrir e prove o líquido para ajustar o tempero, se for o caso. Deixe ferver na pressão por aproximadamente meia hora. Abra a panela, coloque 01 cebola inteira descascada e cortada em quatro, cebolinha e coentro a gosto. Caso a carne ainda esteja dura, coloque novamente na pressão e vá olhando de vez em quando. Quando estiver macia, retire da pressão e vá acrescentando um pouco de água fervente para que o caldo engrosse. tenha cuidado para que não queime. Se preferir, você também pode usar uma panela de ferro, só vai aumentar o tempo de cozimento e readequar as quantidades de água e tempero, se for o caso. Sirva com arroz branco e feijão, além do purê de mandioquinha e o que mais desejar. Bom apetite! Se sobrar, desfie em lascas, junte o molho e recheie pães para o lanche ou jantar, fica ótimo!



Para o purê de mandioquinha (batata baroa)

Ingredientes

04 mandioquinhas médias, descascadas e cortadas em rodelas ou cubos. Se preferir, pode ser feita com macaxeira, da mesma forma.
Alho, sal, pimenta, cebolinha e coentro a gosto
02 colheres de sopa de requeijão
02 colheres de sopa de leite
Azeite

Modo de Fazer 

Numa panela, refogue o alho num pouquinho de azeite. Acrescente as mandioquinhas cortadas e água fervente até cobri-las. Coloque sal a gosto, uma pitada de pimenta, cebolinha e coentro picados. Deixe cozinhar até ficar macio e  a água secar um pouco. Amasse as mandioquinhas na própria panela, deixe secar mais a água e acrescente o leite e o requeijão. Misture bem, ajuste o tempero e sirva. Deve ficar bem molinho, mas se preferir, deixe secar um pouco mais, mexendo para que não queime. Bom apetite! 

**************************************************************************
Para saber mais:

Mandioquinha: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mandioquinha/mandioquinha.php 



Nenhum comentário:

Postar um comentário