sábado, 24 de agosto de 2013

PAGANDO UMA DÍVIDA



Pão de mel,  o preferido das cunhadas...



Considero-me uma privilegiada. Tenho irmãos, cunhados, cunhadas, concunhados e ex-cunhado maravilhosos. Cada um deles gosta de um petisco (ou vários) diferentes e aqui e ali recebo uma cobrança leve: "Cadê meu brownie, que nunca mais comi?" ou "É, aquela conserva não sai mais, tá em falta" e por aí vai. Quando dá, a casa atende, de forma bem aleatória. Às vezes vai um pão para um, uma geléia para outro e assim vai, mas continuo numa dívida eterna.

Um desses exemplos é o pão de mel. Duas de minhas cunhadas, a Arileide (que nem gosta de doces) e a Rachel Moreira (que adora chocolate) ao me verem, antes de qualquer assunto, a pergunta é a mesma: "E o pão de mel, vai sair quando?" Então, resolvi colocar a preguiça de lado e pagar parcialmente a conta, já que desta vez elas receberão virtualmente o doce, enquanto faço nova fornada. Esta receita pode ser feita nas forminhas próprias para pão de mel, mas eu confesso que morro de preguiça de passar manteiga e farinha em cada uma delas.

Então, faço na forma grande, coloco o chocolate por cima e salve-se quem puder nesta corrida. Se quiser um bolo mais compacto, use fermento ao invés do bicarbonato de sódio, as bolhas ficam bem menores. Para cobrir, use sempre um bom chocolate meio amargo (aqui, usei chocolate a 55%), o que dá um bom contraponto ao doce da receita. Se preferir, é claro, pode colocar chocolate ao leite, ficará um pouco mais doce mas igualmente gostoso.  

Esta receita vem de uma publicação antiga da Cláudia Cozinha e se quiser, você pode dobrar as quantidades para uma forma dupla. O mel de ótima qualidade veio dos Forneck, produtores locais aqui de nossa cidade.

Pão de Mel (receita da Revista Cláudia Cozinha)

Ingredientes

1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de água
2 ovos em temperatura ambiente (clara e gema separados)
2 1/4 xícaras de farinha de trigo peneirada
1/4 colher de chá de cravo em pó
1/4 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó (usei 1/2 colher de cacau e 1/2 colher de chocolate)
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de mel
01 barra de chocolate meio amargo (usei com 55% de cacau) para a cobertura ou 600g, caso deseje colocar nas forminhas próprias

Modo de Fazer

Numa panela média, ferva o açúcar e a água até dissolvê-lo e a calda encorpar um pouco. Deixe esfriar. Unte e enfarinhe uma forma retangular média padrão. Preaqueça o forno a 180 graus. Na batedeira, bata as claras até formar picos moles. Reserve. Numa tigela, misture a calda já fria, a farinha, o cravo e a canela. Acrescente o chocolate, o bicarbonato dissolvido no leite e as gemas. Por último, junte as claras batidas e o mel, misturando delicadamente. Coloque na forma e leve ao forno até assar. Retire do forno e desenforme. Sem abrir a embalagem, quebre o chocolate em pedaços dando várias batidas numa superfície dura. Coloque os pedaços por cima do bolo e quando derreter, passe uma faca ou espátula para espalhar bem. Corte em pedaços e sirva, acompanhado de um bom café.
***************************************************************
Serviço: Apiário Bom Mel - Mel de Abelha Africanizada - Estrada Velha de Porto Acre, Km 12 - contato: Anselmo Forneck, tel.: 9964-6133







Nenhum comentário:

Postar um comentário