domingo, 4 de agosto de 2013

INSPIRAÇÃO

Meu minestrone de fim de noite, delicioso!

Já falei aqui que domingo é o dia da preguiça. Até cozinho, mas quase sempre escapulo ou faço uma massa rápida e simples. Também é o único dia em que, quando não vou ao mercado, acordo tarde. Hoje foi um desses dias. Acordei quase 11 da manhã e apenas porque recebi uma bandeja de café na cama, com flor e tudo. Ah, o amor, que bom que é...

Portanto, nem me mexi para fazer o almoço e terminei comendo fora. Ao voltar, improvisei uma massa para o filho menor e um amigo e acabou, joguei-me no sofá para atualizar os programas de culinária. E aí, quando a fome começou a apertar e eu já me preparava para um cachorro-quente na lanchonete, comecei a ver o programa do Jamie Oliver, "Fugas Culinárias", desta vez para Veneza.

Lá, ao preparar um minestrone para um grupo de detentas, na horta do presídio feminino da cidade, ele mostra quanto vale o sabor de uma comida fresca, feita na hora. Não tenho horta em casa ainda, mas meu manjericão está firme e forte no vasinho. Na geladeira, legumes comprados ainda ontem. Foi o que bastou, além da fome, para me decidir. Portanto, mãos à obra, sem medo de ser feliz! O resultado ficou uma delícia, apesar da foto não estar tão boa.

Meu minestrone

Usei uma wok (panela japonesa) mas pode ser feito num caldeirão ou panela larga que você tenha em casa.

Ingredientes
(podem variar de acordo com o que você tenha em casa)

01 cebola picada
02 dentes de alho amassados
08 pequenos quiabos, limpos e cortados em pedaços
01 cenoura média fatiada
03 folhas de couve
01 batata grande, em cubinhos
01 pimenta cambuci, picada
02 pimentas vermelhas não ardosas, picadas
05 pimentas biquinho
01 pepino japonês em cubinhos
02 fatias de abóbora japonesa, com casca, picadas
10 tomatinhos cereja maduros
03 folhas de chicória picadas (típica aqui da nossa região)
04 talos de salsinha, picados
01 molho de cebolinha, picado
01 punhado de manjericão picado
Um punhado de macarrão cru, bem quebradinho, ou uma massa pequena, própria para minestrone
01 colher rasa de açúcar, caso precise corrigir a acidez
1/4 de xícara de vinho branco (opcional)
Azeite
Sal e pimenta
Queijo parmesão ralado na hora, para finalizar

Observação: você pode usar os legumes que quiser, arroz ou macarrão, feijões, uma carne curada ou linguiça, enfim, o céu é o limite! Aconselho apenas fazer o refogado de cebola e alho primeiro e colocar a água aos poucos, para que o sabor não se perca, pois o cozimento é rápido, uma vez que os legumes e verduras são cortados miudinho.

Modo de Fazer

Coloque a wok ou a panela que for usar em fogo baixo, acrescente azeite (02 a 03 colheres de sopa) e coloque os quiabos em pedaços, para fritar levemente. Após 2 ou 3 minutos, retire-os e reserve-os. Acrescente a cebola picada e o alho à panela e mais azeite, se precisar. Quando dourar um pouco, coloque as cenouras fatiadas. Acrescente a couve em pedaços grandes, a abóbora e a batata e um pouco de sal e pimenta, a gosto. Coloque um pouquinho mais de azeite, acrescente os tomates e um pouquinho de água, pelas beiradas da panela. Vá acrescentando os demais ingredientes e mais um pouquinho de água, para que os crus possam cozinhar. Coloque o vinho, se for usar, bem como o açúcar, caso esteja ácido. Acrescente o macarrão picado e mais um pouquinho de água. Prove e ajuste o sal e a pimenta, se for necessário. Tampe a panela e deixe cozinhar. Por último acrescente as ervas picadas e o pepino em cubinhos. Para servir, coloque em um prato fundo, rale queijo parmesão na hora a gosto e acrescente um pouquinho de azeite. Se tiver fôlego, coloque bananas cortadas ao comprido numa frigideira, acrescente manteiga e açúcar a gosto, vodka com baunilha e deixe cozinhar. Quando amolecer, polvilhe açúcar com canela, colheradas de creme de leite e esqueça que amanhã já é segunda-feira!




**********************************************************************************

Minestrone - veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Minestrone



Nenhum comentário:

Postar um comentário