domingo, 18 de agosto de 2013

HOJE NÃO TEM RECEITA: TEM EMPATE E GRANDES ENCONTROS

Apesar da gripe, em parte pelo tempo seco e sem chuvas, em parte pela fumaça e poeira que vão entrando sem pedir licença nesta época do ano aqui em nossa região, fruto ainda da irresponsabilidade de muitos em queimar as folhas do quintal, resolvemos sair de casa, por dois bons motivos. O primeiro, o lançamento de um zine, alternativo, de nome Empate, para relembrar ações antigas em que mulheres e crianças seringueiras, junto com seus homens e com muita coragem, plantavam-se à frente das árvores e impediam, ou melhor, "empatavam" as derrubadas.

Era preciso muita coragem. A mesma que um grupo de jovens, entre os quais a linda sobrinha Iara Vicente, formanda de sociologia e a Veriana, jornalista filha de Toinho Alves, um nosso velho conhecido, junto com a Kairlly , o Teddy e mais alguns letrados tiveram para de forma séria e divertida, lançar um primeiro número do Empate. Lembrei da época em que diagramávamos com régua e letrinhas prontas os manifestos e jornais do movimento, na faculdade e até mesmo dos velhos mimeógrafos cheirando a álcool, onde com todo o cuidado, riscávamos estêncil (alguém ainda sabe o que é isso?) para não rasgar.

O Café do Theatro, com o apoio dos queridos Jorge Henrique e Janaína, foi o local da gestação e apresentação do Empate. Textos bons, para ler tomando um café.  Algumas concordâncias, algumas discordâncias, mas o que vale é que a tribuna é livre! Além dos amigos, filósofos, jornalistas e familiares, o evento teve a banda Panela de Expressão fazendo o som. Teve canja da Isadora, além do primo Luciano Pontes na percussão. Isso mostra que os filhinhos de peixe estão nadando bem, que continuem!


Kairlly, Iara e Cristina, mãe do Digo do Los Porongas

Eu toda prosa com a Iara e Veriana

Veriana no lançamento, antes das palavras do pai Toinho Alves, todo orgulhoso

Toinho Alves, relembrando suas primeiras colunas no jornal

Iara e Kairlly

A avó da Iara, minha sogrinha Neuza Pontes, participando de tudo

Tios Marcos e Alessandra, dona Neuza e Gabriel com Iara no café do Theatro



Marcos Afonso, jornalista e filósofo, sorriso orgulhoso com a sobrinha Iara Vicente: pela liberdade e pela democracia! 

Eu e a cunhada Alessandra, com o Empate na mão no Café do Theatro

Não, não sou tão velha assim, é que a evolução dos meios de comunicação, gráfica e afins foi tão rápida que quase não dá, ainda hoje, para acompanhar as novidades. Na semana passada estava vendo um talentoso colega desenhando no computador, com uma caneta especial, com nuances de cor e traço inimagináveis há uns anos atrás e fiquei fascinada.

E ontem, para fechar o final de semana de forma inesquecível, fomos a um show no Teatro Plácido de Castro (o Teatrão), chamado com toda a propriedade, de Grandes Encontros. Estavam lá grande parte dos artistas que representam a música autoral no Acre, ao vivo e a cores. Quem já partiu assim mesmo foi lembrado, em vozes emocionadas e canções de domínio público, como a de Jorge Cardoso eternizando a Praia do Amapá: "Meu amor, vamos lá, vamos tomar sol, na Praia do Amapá...".

Entre os músicos presentes estavam Heloy de Castro, um dos idealizadores do evento e mais Écio Rogério, Clévison e Clenilson Batista, Andrelino Caetano, Dinho Gonçalves com maestro e tudo, os Camundogs, o imperdível Pia Vila com a Senhora da Floresta e muito, muito mais. Teve João Veras na flauta, teve o nosso Teixeirinha do Acre com a filha Josi cantando juntos no maior carinho e me emocionando com lindas canções. Teve o Beko Santanegra, vindo direto do Mato Grosso para matar as saudades do Acre e nós dele, eternos viúvos e viúvas do Casarão.

Teve o César Escóssio vindo de Brasília e nos encantando, teve o Da Costa e o Tião Natureza, além do Franco Silva, relembrados nas vozes dos amigos saudosos, teve muita emoção e muita beleza. Que venham novos encontros como esse, sempre!  









































*****************************************************************
Para saber mais:

Zines: acesse http://www.mcdbrasil.net/mcdlab/?p=854 

Colaboradores do Empate n. 01: Veriana Ribeiro, Teddy Falcão, Iara Vicente, Kairlly Mourão, Toinho Alves, Diogo Soares, Clenilson Batista, Gustavo de Biase e Rogério Vasconcelos

Café do Theatro: Av. Brasil, n.30, Centro, Rio Branco-Ac
     
Grandes Encontros:
matéria do Portal G1: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/08/musicos-acreanos-realizam-show-para-homenagear-musica-autoral.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário