sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EU SAÍ DO PERU, MAS O PERU AINDA NÃO SAIU DE MIM



O rocoto, picante e delicioso...

Voltei para o Acre há uns sete anos, após ter vivido por quase vinte em Fortaleza e há muito tempo estava nos planos conhecer os vizinhos. Fui à Cobija (Bolívia) algumas vezes, pelo passeio e para comprar bugigangas, que ninguém é de ferro. Nesta pequena cidade, ligada ao Departamiento de Pando, o atendimento costuma ser meio brusco e pouco simpático. Na verdade, mais afugentam que acolhem, com uma ou outra exceção.
É óbvio que isso não vale para todos os bolivianos,  mas culturalmente estamos meio que acostumados com o comportamento dos que convivem conosco de forma mais constante. Por causa disso, meio cismada, resisti um pouco aos frequentes convites para chegar um pouquinho mais longe e visitar o Peru. Aquele preconceito básico e arrogante que fica tão escondido que às vezes o negamos até para nós mesmos.

Não vou repetir aqui aquela máxima de que se arrependimento matasse, estaria já eu bem durinha. Após um longo e cansativo ano, à beira de um ataque de nervos, combinamos eu e o Marcos de ter uma pequena lua-de-mel. E aí, para não repetir cantinhos charmosos e já visitados, juntei a fome com a vontade de comer e com o apoio de uma querida amiga, a Karla Martins,  verdadeira incentivadora dos casais apaixonados, compramos a passagem.

A essa altura, os amigos que já conheciam Lima ou Cuzco, ou Arequipa, ou Puno, começaram a nos falar das belezas do Peru, da comida, da tranquilidade...o tempo passou, mas não havíamos ainda organizado a viagem, não tínhamos hotel nem sabíamos ainda o que iríamos fazer por lá. Foi aí que entraram em cena mais dois anjos da guarda, mais anjos do que guardas, pois nos ajudaram em todo o detalhamento da viagem: o Bosco e a Maida, donos de uma agência de viagens itinerante e personalizada, a Maanaim.

Itinerante porque vai onde o cliente está e fomos atendidos em casa, às dez horas da noite, hora possível para a agenda de quem vive correndo, nós e eles. Personalizada porque você diz o que quer e eles montam uma viagem tão gostosa que já estou até mesmo pensando na próxima. Fizemos programa de turista e os nossos programas. 

Em Lima, conhecemos museus, praças e mercados. Fomos a restaurantes e cafés históricos. Visitamos um cassino de manhã cedinho , ainda vazio mas não menos bonito (ganhei 7 dólares). Feirinha de antiguidades, comida de rua e até mesmo uma troca de armas no Palácio do Governo com o fundo musical de Carmina Burana.
Fomos ao Centro Histórico de Lima, cheio de praças floridas, palácios e um hotel, o Bolívar, onde um belo Ford Bigode está exposto no salão principal. Turistas chegam em bandos com suas câmeras fotográficas, desejosos de levar pedacinhos de história, mas Lima não é só para ver: principalmente, Lima é para sentir. Desacelerar. Fiquei tão encantada, que ainda estou retornando aos poucos para minha cidade e para a correria do dia a dia.  

E a comida? Ah, a comida...Gaston Acurio, o chef  mais conhecido do Peru, lançou a comida peruana para o mundo. Hoje os ceviches e tiraditos  fazem bonito por onde passam. As influências chinesas estão por toda parte, nas inúmeras chifas, restaurantes populares presentes em todos os distritos de Lima. Mas tem a comida criolla, com seus cozidos e feijões, tem os mais de 3.000 (você não leu errado) tipos de batatas, os inúmeros tipos de milho...tem uma batata para acompanhar a acidez do ceviche, tem uma que é só água para o cozido, tem uma de duas cores que se come frita com casca e nó, tem... Vá para Lima, correndo!
E tem o drinque onipresente de lá, o pisco sour. Feito com um fermentado de uva, o pisco é acrescido de açúcar, limão e clara de ovo. Dá vontade de beber como suco, de tão gostoso, mas como não tenho hábito, fiquei quase embriagada com um só...delicioso! No hotel em que nos hospedamos, tivemos além da gentileza habitual, uma deferência: como fiz questão de conhecer a cozinha, o chef em pessoa nos acompanhou, mostrando todas as praças e a produção dos pães, biscoitos e bolos. À chef patissierère Valéry e ao chef Rafael e toda a equipe, simpaticíssimos, nossa eterna gratidão.
Poderia passar muito tempo falando da emoção de conhecer uma cultura irmã, riquíssima, milenar, mas penso que não poderei reproduzir a contento a felicidade que tivemos. Deixo algumas fotos para que vocês se sintam tentados e como eu, arrependida de não ter ido antes.

Os chilles, pimentas secas...

O suco amarelo é de lúcuma, uma fruta diferente e adocicada, com gosto de caramelo...

Vista do avião, na chegada...

A gorjeta tem um nome engraçado...

Miraflores, o bairro onde ficamos, ao entardecer...

Show típico...

O ford bigode exposto no Hotel Bolívar...

Sobremesa onipresente, à base do milho roxo, muito comum no Peru...

Pimentas picantes no mercado...

Frutas diferentes e deliciosas no hotel...

Centro de Lima...

Idem

Suspiro limenho, delicioso...

Flores em todas as praças...

Café da manhã no hotel...

Passeio em Miraflores...











As fotos acima são nos mercados da cidade...

No restaurante La Mar, de Gaston Acurio, uma entradinha básica e enorme...

Os molhos prontos no mercado, para temperar aves, carnes e peixes e o que mais a imaginação mandar...

Banana comprida (ou da terra) verde frita, aperitivo...




No museu...

O pisco sour...

No museu...

Milho frito, delícia do La Mar...

Centro de Lima...

Cachorrinho vestido para ganhar uns cobres para o dono...

Sapota, fruta doce servida em Puerto Maldonado...

Centro de Lima...

***************************************************************************************
Viagem realizada em abril/2013, para Lima,Peru

Alguns endereços:

Maanaim Turismo: www.maanaimturismo.com - tel: 55 (68) 9971-3232/9214-7131/8119-4422

Hotel Marriot, Lima - veja em www.marriot.com

La Mar Cebicheria - veja em http://lamarsf.com

3 comentários:

  1. Maravilhoso ver estas fotos hoje...exatamente há um ano atrás eu estava no Peru, em Lima. Da mesma forma eu sinto até hoje...o Peru não saiu de mim. Beijos Patrycia e Marcos. Feliz 2014!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Karla,

    que alegria dividirmos o mesmo sentimento, fiquei muito feliz com o seu comentário, pois você foi uma das madrinhas dessa viagem. Estamos indo a Cuzco, como um maravilhoso presente que o Marcos nos deu e será outra aventura inesquecível, tenho certeza. Um enorme abraço e um beijo maior ainda, um 2014 cheio de muita paz, saúde e amor,
    Patrycia

    ResponderExcluir
  3. Somos muito gratos à você, querida Karla...
    Lembro, emocionado, daquele seu lindo e-mail!...
    Feliz 2014 Vitorioso!

    ResponderExcluir