segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PARA COMER E PRESENTEAR


Os biscoitinhos, prontos para uma xícara de chá ou café...

Já comecei a escrever esse texto várias vezes e o apaguei outras tantas. Admiro muito quem consegue escrever devagar, pesando as palavras cuidadosamente, burilando sentimentos. Sou meio impulsiva e normalmente, escrevo de uma vez. Faço pequenos e necessários consertos aqui e ali, trocando uma palavra repetida, ajeitando outra que apareceu de enxerida, mas no geral, meus textos são escritos de uma sentada, como se diz no popular.

Como toda regra tem exceções, entretanto, às vezes amarro o burro. E apesar dos sentimentos estarem todos presentes e os aromas e sabores continuarem em pequenas nuvens a rondarem alegres os meus pensamentos, as palavras, tinhosas que são, teimam em não se organizar. Talvez seja fruto das minhas saudades, pois meus pequenos grandes filhos estão longe. Passei alguns dias com eles, o suficiente para matar a saudade e me dar a certeza do nosso imenso amor uns pelos outros, o que é bom.

Meu pequeno mais novo fará dezoito anos já, já, ainda neste mês. Ainda tem cara e jeito de menino, mas pensamento de gente grande. Muitas vezes, é mais maduro do que eu, como quando me acalma os medos de qualquer doença. Quando ele próprio, um dia desses, me apareceu com uma febre inexplicada e eu já acionava médicos e exames, ele me avisava: "Mãe, calma, isso não é nada. Tô estudando muito, tô cansado, é só stress, basta dormir e descansar". Santa filosofia, mas não é que ele estava certo? É claro que eu tive que passar pelo médico para ouvir a mesma coisa, mas aprendi. Eu acho.

E nesses quatro dias juntos não deu tempo de cozinhar, mas pudemos procurar uns cantinhos que eu fazia muita questão de conhecer. Coisa de quem gosta de cozinhar e se sente a pessoa mais feliz do mundo quando encontra pessoas parecidas, com bons produtos. Pessoas que tem sentimento e colocam sua alma naquilo que fazem. É fácil perceber gente assim. A comida delas é sempre mais cheirosa e nos entra pelo nariz sem pedir licença. Pode ser até  um chá feito com folhas de hortelã arrancadas na hora, colocadas em água fervente num caneco de esmalte com uma boa colher de açúcar. Tem outro gosto, tem outro perfume. 

Nos sentimos acolhidos na hora, envoltos em um colo quente, prontos para enfrentar o mundo. Pode ser o bolo de laranja da tia ou aquele arroz doce com canela da vovó. Pode ser aqueles pães artesanais fabricados com todo o carinho, para deixar sua família pedindo mais. Um desses cantinhos é a fábrica de pães da Neiva Terceiro, lá em Fortaleza, eleita a melhor padeira do Nordeste em 2013, uma simpatia de pessoa. Meu filho mais velho, que pacientemente me faz as vontades, dirigiu uns bons quilômetros para encontrarmos uma porta meio escondida, com uma loja linda e bem cuidada. A Neiva veio lá da cozinha e gentilmente me deixou fazer o registro, imaginem minha alegria. Compramos um ótimo panetone e um panetone salgado de bacalhau, delicioso, que mal deu tempo de chegarem em casa!


Eu e Neiva Terceiro, eleita a melhor Padeira do Nordeste em 2013, dona de uma fábrica artesanal de pães e outras delícias, em Fortaleza

Outro cantinho mágico é uma loja no centro antigo de Fortaleza, que há muitos anos faz a alegria dos passantes. Seu Raimundo do Queijo é só simpatia e junto com a família, já se tornou o queridinho dos gourmets de plantão. Ele vende manteiga da terra, queijos de coalho e doces, carne de sol, cachaças, enfim, todas as delícias típicas do Nordeste. Aos domingos, é uma festa só. A cerveja é servida lá mesmo, véu de noiva ou mofada, como se diz por ali. para acompanhar, nacos de queijo ou a ótima paçoca de carne de sol. Não precisa mais. O lugar é lotado nesse dia e quando estive lá, até mesmo um grupo musical tocava música de boa qualidade. 

Perguntei se podia tirar uma foto. Ele, meio sem graça, se arrumou para o clique. Perguntei: "Seu Raimundo, todo dia é essa farra?" e ele respondeu, rindo: "Não, só aos domingos". Não deixe de ir por lá, é imperdível! Saí com o queijo manteiga encomendado pela minha mãe e a vontade de trazer a loja toda. Ele fica ótimo no café da manhã, com uma boa xícara de café preto ou com uma colher de mel por cima, como sobremesa. Para comer sem culpa!



Seu Raimundo e a placa da loja, no centro antigo de Fortaleza...ponto de gourmets e residentes

Meu irmão mais novo, assim como meu pai, pertence à categoria dos loucos por comida, como eu. E já é o segundo domingo que ele delicadamente passa o dia na cozinha, para conforto e alegria nossa e nos brinda com pratos de alma, deliciosos. E, para não ser deselegante e exercer a solidariedade mínima para com quem adora chocolate, que é o caso dele e de minha cunhada, desta vez consegui ir carregada de sobremesas: um bolo-pudim de castanha, um bolo com chocolate e biscoitinhos de chocolate que ele até escondeu do resto da família. Em homenagem ao maravilhoso sabor do cozido feito por ele ontem, reproduzo a receita dos biscoitinhos, que é uma adaptação da receita de Lu Bonometti, dona da loja Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze, em São Paulo, publicada na revista Gula n. 249.







Biscoitinhos de chocolate, perfeitos com chá ou café

Eles são deliciosos! Ainda vou fazê-los de novo e acrescentar um tiquinho a mais de manteiga, para deixar a consistência mais macia e eles um pouquinho mais espalhados. Com as medidas que usei, eles ficam firmes e deliciosos, com muito gosto de chocolate, tanto do cacau em pó quanto dos pedacinhos de chocolate meio-amargo da massa. Não coloquei as amarenas, pois não as tinha. Na primeira vez em que os fiz, incluí pedacinhos de gengibre glaceado, ficaram muito bons. Você também pode, se quiser, colocar pedacinhos de nozes, castanhas ou passas. Vale a pena fazê-los para presentear seus amigos ou sua família: coloque-os em um saco de papel celofane, dê um laço bonito e arrase! Bom apetite!

Biscoitinhos de chocolate
(adaptados da receita de Lu Bonometti, Gula n. 249)

Ingredientes para uma receita inteira (fiz metade)

220 g de farinha de trigo
140 g de cacau em pó (sem açúcar)
250 g de manteiga
280 g de açúcar
340 g de chocolate meio amargo picado em pedacinhos pequenos
150 g de açúcar mascavo
250 g de amarenas drenadas (não as usei)
5 g de bicarbonato de sódio
2 ovos 
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro peneirado para passar os biscoitos(não existe na receita original. Não usar açúcar impalpável) 

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa tigela, misture a farinha, o sal, o bicarbonato e o cacau em pó. Reserve. Em outra tigela, bata a manteiga com os açúcares, acrescente o ovo (se fizer apenas meia receita, como eu) e bata até ficar bem cremoso. Incorpore a mistura de farinha, cacau, sal e bicarbonato, acrescente o chocolate picado e misture bem. Forre uma assadeira com papel manteiga sem untar, faça bolinhas com a massa e levar ao forno preaquecido por 10 minutos ou até assar. Retire do forno, deixe esfriar, solte os biscoitos do papel vegetal com cuidado e passe-os no açúcar de confeiteiro. Guarde em potes bem fechados ou coloque-os em sacos de papel celofane para presentear. 

(Fiz metade da receita, que renderam aproximadamente 110 biscoitinhos. Como não tenho balança, fiz a medida por aproximação com as quantidades conhecidas de cada ingrediente, que reproduzo abaixo. Amarenas são cerejas com sabor mais ácido, mas eu não as tinha, por isso não usei. Da primeira vez que fiz os biscoitos, usei um punhado de gengibre glaceado em pedacinhos, que fica delicioso para quem aprecia o sabor. Para quem não gosta, é melhor não usar, pois o gengibre pode roubar a cena. Como usei cacau em pó de boa qualidade, acho que para eles se espalharem mais, como um cookie, que é a proposta da receita, precisaria de um pouquinho mais de manteiga. Eles ficaram mais firmes, mas não menos saborosos e fizeram o maior sucesso!)

Medidas padrão utilizadas pela Revista Cláudia Cozinha e em geral, pelas xícaras e medidores:

Farinha de trigo: 1 xícara...120 g/1/2 xícara...60 g/1/3 xícara...40 g/1/4 xícara...30 g/1 colher de sopa...7,5 g
Açúcar: 1 xícara...180 g/1/2 xícara...90 g/1/3 xícara...60 g/1/4 xícara...45 g/1 colher de sopa...12 g
Manteiga: 1 xícara...200 g/1/2 xícara...100 g/1/3 xícara...65 g
Chocolate em pó (ou cacau em pó): 1 xícara...90 g/1/2 xícara...45 g/1/3 xícara...30 g/1/4 xícara...20 g/1 colher de sopa...6 g
Líquidos (leite, água, óleo, bebidas etc): 1 xícara...240 ml/1/2 xícara...120 ml/1/3 xícara...80 ml/1/4 xícara...60 ml/1 colher de sopa...15 ml

Com essas medidas padrão, basta adaptar a receita acima. A massa deve ficar bem macia e as bolinhas devem ser colocadas espaçadamente umas das outras.

**************************************************************************************Endereços:

Neiva Terceiro Pães Artesanais em Fortaleza - Rua Bárbara de Alencar, n. 2056, Aldeota. Tel: (85) 3021-2834  
www.neivaterceiro.com.br

Raimundo do Queijo - R. Gen. Bezerril, n. 151, Centro, Fortaleza - Tel: (85) 3226-9351

Lu Bonomett Biscotti & Dolcezze - Al. Joaquim Eugenio de Lima, n. 1728, Jardins, São Paulo. Tel: (11) 3384-5818
 www.lubonometti.com.br

2 comentários:

  1. Toda vez que leio seus post fico em dúvida do que mais me seduz: se o texto (sempre muitíssimo bem escrito) ou as receitas das guloseimas. Acabo sempre apreciando as receitas, e adorando os textos. Você é uma excelente escritora. Parabéns Patricia.

    ResponderExcluir
  2. Querida Olívia,

    Fiquei muito, muito feliz com o seu comentário, ainda mais de quem tem tanta intimidade com as palavras, como você, com tanta sensibilidade. Parabéns pelos seus belos livros e muito obrigada por dividir comigo as suas impressões, adorei! Um grande abraço e venha sempre por aqui,
    Patrycia

    ResponderExcluir