domingo, 16 de junho de 2013

NADA DE DOCES

Brigadeiros aguardando a hora...

Adoro fazer doce, mas não os como o tempo inteiro. Gosto particularmente de doce de leite escuro e goiabada, mousse de chocolate meio-amargo e brigadeiro. Mas, quando as taxas de glicose estão no limite, baixa uma vontade insana de fazer doce, comer doce, experimentar doce...

Os brigadeiros estão em alta no país e ganharam até mesmo lojas próprias. Em São Paulo, visitei a Maria Brigadeiro, responsável por elevar nosso docinho símbolo ao status de iguaria gourmet. A loja é um encanto e tem brigadeiros para todos os gostos, ainda que caros. Vale muito a visita, porém.

Fiz uma concessão, pois ainda usei aqueles confeitos  granulados sabor chocolate para cobrir alguns docinhos, como resgate de memória. Mas eu prefiro coberturas menos doces e uso cacau em pó ou chocolate do padre na massa, que rendem um sabor interessante. Hoje em dia, tem uns granulados para cobertura diferentes e feitos com chocolate de verdade, produzidos pela Callebaut, como os usados nos docinhos da Maria Brigadeiro (foto abaixo). Não são ainda vendidos aqui em Rio Branco, mas valorizam bastante o doce. Infelizmente, minha reserva acabou e por isso, tive que improvisar.

Fiz duas massas:

Na primeira, usei chocolate do Padre, que contém açúcar e na segunda, usei cacau em pó, que dá um sabor mais amargo, meu preferido. Em algumas ocasiões, uso chocolate meio-amargo em barra, mas queria o sabor mais tradicional. Para as coberturas, utilizei açúcar aromatizado com fava de baunilha, granulado sabor chocolate, chocolate meio-amargo ralado e chocolate branco com cookies ralado. Faça e aproveite!

Brigadeiro 1

Ingredientes

01 lata de leite condensado
01 colher de sopa bem cheia de manteiga
03 colheres de cacau em pó, rasas
01 colher de sopa de mel

Brigadeiro 2

Ingredientes

01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de manteiga
03 colheres de sopa de chocolate em pó
01 colher de sopa de mel

Para a cobertura

Chocolate meio-amargo ralado, chocolate branco com cookies ralado, granulado sabor chocolate e açúcar aromatizado com fava de baunilha


Modo de Fazer

Unte dois pratos rasos com manteiga. Arrume as coberturas em recipientes separados. Numa panela de fundo grosso, coloque os ingredientes do brigadeiro 1 e mexa para misturar. Em fogo alto e de preferência com uma colher que não arranhe o fundo da panela, continue mexendo até que se inicie a fervura. Diminua o fogo para baixo e continue mexendo sem parar por aproximadamente dez minutos ou até que desgrude do fundo da panela. Coloque no prato untado com manteiga e aguarde esfriar. Proceda da mesma forma com o brigadeiro 2, tendo o cuidado de lavar antes a panela, caso use a mesma. Na hora de enrolar, unte as mãos com bastante manteiga e vá pegando porções com uma colher. Passe nas coberturas escolhidas, coloque em forminha de papel e se delicie!


****************************************************************************************************
Serviço: Se for a São Paulo, faça uma visitinha à loja Maria Brigadeiro, é imperdível!

Endereço: Rua Capote Valente, 68, Pinheiros, São Paulo -  www.mariabrigadeiro.com.br



Fachada, interior da loja e docinhos da Maria Brigadeiro, em São Paulo. Visita imperdível!










Nenhum comentário:

Postar um comentário