domingo, 23 de junho de 2013

DESAFIO...



Os amaretti, deliciosos com um café forte...

Vocês sabem, faço parte daquele grupo dos "loucos por cozinha". Aqueles que adoram visitar os mercados em cada cidade que chegam, passam horas falando de comida, deliram com um bom livro novo sobre o assunto e são capazes de assar biscoitos de madrugada, só para ver se o sabor compensa. Esses são apenas alguns dos muitos exemplos que eu teria sobre o assunto, que de resto transforma em cobaias a família e os amigos. 

Quando morei em Fortaleza, um amigo querido adorava me ver chegar com o resultado dos testes no trabalho e ante o meu perfeccionismo confesso, me pedia: "Por favor, traga todos os que não passarem no seu teste de qualidade, porque pra mim estão perfeitos!" E assim criei uma aura de comida à minha volta, que me acompanha para onde vou. Porque, é claro, comida é cultura, é carinho, é aconchego.

Não há nada mais especial do que ofertar a um ente querido aquele bolo especial ou um pão quentinho, caprichosamente embalado. Saquinhos de biscoito, uma caixinha de brigadeiros gourmet, uma torta caseira...ou quando a coragem dá, um vidro de ketchup ou geléia, ou até mesmo aquela conserva deliciosa...não há alegria maior do que ver aquele sorriso estampado no rosto de quem recebe o presente e isso compensa toda a trabalhareira que às vezes dá.

Recebi esta semana a revista Casa e Comida, que eu adoro ler e lá, numa matéria linda, estavam belos biscoitinhos produzidos em São Paulo numa lojinha especializada, chamada Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze. A dona, economista de profissão, largou tudo para se dedicar à produção de biscoitos italianos e outros doces. Mas, a matéria não dava receita nem o nome dos tais biscoitos. E eu, sem me conter, fui pesquisar tarde da noite receitas de biscoitos italianos, fascinada com a delicadeza dos mesmos. 

Achei os amaretti, ou amaretto no singular, feitos à base de claras de ovos, açúcar, nozes diversas e um pouquinho de bebida. Ainda estou na fase de teste, pois precisei usar açúcar refinado, já que por enquanto na cidade não se acha o açúcar de confeiteiro, menos doce. O  impalpável, que seria um substituto, contém amido e para mim, desvirtua o sabor, por isso não o utilizo.

E lá vou eu, tamanha meia-noite, fazer um teste com o que eu tinha em casa: avelãs, licor Amaretto, açúcar refinado e claras de ovos. Os biscoitos são muito fáceis de fazer. Tornarei a postá-los assim que utilizar outro açúcar e outras castanhas, para falar dos sabores. Como esses ficaram bem doces, aconselho degustá-los com um bom espresso ou café forte sem açúcar, pois não precisa. Não ficaram tão lindos como os da loja, mas ficaram deliciosos!

Amaretti

1/2 xícara de avelãs ligeiramente torradas, sem casca de preferência (apenas coloquei-as para secar um pouco no forno e não consegui tirar todas as cascas)
1/2 xícara de açúcar refinado
1 clara de ovo batida como para suspiro
1/2 colher de sopa de licor Amaretto (ou outro de sua preferência, que combine com avelãs)

Modo de Fazer

Moa as avelãs com o açúcar no liquidificador. Coloque numa tigela e acrescente a clara de ovo bem batida. Mexa bem e acrescente a bebida, se desejar. Deixe descansar um pouco. Numa assadeira forrada com papel manteiga arrume bolinhas de tamanho médio (Eu as achatei com o dedo, mas não precisa, elas se espalham ao assar) e polvilhe um pouquinho de açúcar. Não untei o papel manteiga, mas talvez seja necessário, para facilitar na hora de desenformar os biscoitos. A massa deve ficar macia, mas não muito mole. Caso isso aconteça, apenas faça montinhos com uma colher, direto no papel manteiga na assadeira. O açúcar de confeiteiro daria uma crostinha menos doce, mas como não testei ainda, sugiro polvilhar muito pouco açúcar, para que não fique exageradamente doce. Coloque para assar por uns 15 minutos em forno moderado previamente aquecido. Eles vão se espalhar e logo estarão prontos. Retire do forno, aguarde esfriar um pouco, pois eles saem ainda moles e ficam crocantes à medida que esfriam. Se você os retirar antes, podem quebrar. Coloque-os depois de bem frios em pote de vidro bem fechado e torça para durar até o dia seguinte. Bom apetite!

**************************************************************************************
Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze - Al. Joaquim Eugênio de Lima, n. 1278, Jd. Paulista, São Paulo, (011) 3384-5818
lubonometti.com.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário