domingo, 1 de abril de 2012

PARA MEU MARIDO


Tiramisù pronto para ser degustado...
                                                                                                                    
Antigamente, dizia-se que quanto mais duas pessoas fossem parecidas, melhor se dariam. Talvez isso seja verdade. Hoje tendo a pensar que é mais importante ter valores iguais ou muito próximos. Ética, honestidade, solidariedade e mais uma coleção de boas palavras que juntas, servem para construir uma pessoa do bem. Em parceria, garantem uma relação equilibrada, sem cabo de guerra.

Mas, pessoas diferentes também podem se dar muito bem. Em que pese o gênio forte e a firmeza na voz, o maridinho é prático, objetivo e lúcido. Apaixonante e apaixonado, um guerreiro das ideias. Um forte, na acepção que eu tenho de ser forte: reconhecer as próprias fraquezas e ainda que sem aceitá-las totalmente, enfrentá-las de peito aberto.

Generoso, com a generosidade mais rara de se encontrar, aquela que não faz propaganda de si para ganhar o que quer que seja. Sonhador, sim, mas sonhador do sonho grande, da liberdade, da vida. O militante das grandes causas, capaz de encantar a quem o ouve. Sim, encantar. Mas só se encanta quando se acredita e só se acredita quando se tem coragem. Um corajoso, o maridinho.

Nesses anos, nossa, já são anos de vida em comum, aprendi muito. Aprendi a me respeitar e a ser respeitada, fui e sou amada e cuidada, às vezes com a carranca de um cachorro brabo, quando me vê teimosa, sem horário, sem limite. Aos domingos, às vezes o café vem na cama, numa bandeja enfeitada: uma flor, a xícara preferida, um biscoito ou torrada, muito amor.

Na semana, ele tem acordado mais cedo, para me deixar dormir um pouquinho. Faz o café, arruma a mesa e o jornal. Se  demoro uns minutos, me chama com um beijo. Nem tudo, é claro, são flores, somos normais. Debatemos muito, divergimos outro tanto. Sou ansiosa e segundo ele, mandona. Acho que concordo. Um pouco, só.

Da propaganda que ninguém faz, ele é perfeito. Ele diz que eu sou pragmática. Ele se diz romântico, mas eu também acho que sou. Não sei se ele concorda. Muitas vezes sinto uma ternura imensa por esse lutador de tantas batalhas e sou absolutamente apaixonada. Pelas ideias e pelo homem.
Pois esse senhor de cabelos grisalhos estará amanhã completando, como ele gosta de dizer, 50 voltas ao redor do sol. Cinquenta anos. Meio século. Me  assusta um pouco sentir que o tempo, “...esse senhor tão bonito...” está passando tão rápido. A vida vai escorregando numa velocidade estonteante por entre nossas mãos abertas e nessas horas, me vejo egoísta, a desejar a eternidade. Mas, tudo passa, até o tempo.
Queria entregar mil presentes e fazer a festa mais linda, mas, sagrada diferença, ele, ao contrário de mim, não quer saber de aniversário. Já me  preparou lindas festas, as melhores surpresas, mas estou proibida até a décima geração de pensar em festejo. Já o desafiei, é claro,  sem que ele soubesse e mesmo proibida de fazer festa, resolvi correr o risco: chamei o Pia Villa, amigo querido e artista maravilhoso, para cantar em uma tarde de Sociedade Philosophia, na Biblioteca da Floresta. O Pia veio a caráter, com a poronga na cabeça, foi uma emoção só vê-lo descer aquelas escadas cantando para o Marcos. Ele adorou!
Por isso tudo,  maridinho, quero lhe dizer que desejo mais cinquenta ou cem anos de felizes voltas ao redor do sol. Ao meu lado, é claro e ao lado de todo mundo que te quer bem. São muitos. Desejo muito amor e que esse amor seja como o meu, que está ao seu lado, para te proteger. Para o nosso guerreiro filósofo, Feliz Aniversário!
Na Livraria Travessa, no Rio, entre duas paixões: os livros e a máquina de escrever


TIRAMISU (adaptado do livro Trattoria, de Patricia Wells)

Ingredientes
3 ovos, claras e gemas separadas, em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar refinado
250g de queijo mascarpone*
1 colher de sopa de grappa (na falta, pode usar rum)
Cerca de 24 ou quanto baste de biscoitos tipo champagne de boa marca
1 xícara de chá de café espresso (ou café de coador bem forte)
Chocolate ou cacau em pó quanto baste, de boa marca

 Modo de Fazer

 Numa tigela pequena, misture o café e a bebida utilizada. Passe para um prato e reserve.
Na tigela da batedeira, bata as claras em neve até que estejam firmes, mas não secas. Reserve.
Numa outra tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar bem claro. Acrescente o mascarpone e bata apenas para misturar. Junte as claras em neve e misture com cuidado. Reserve.
Numa travessa retangular, arrume um pouco do creme. Passe os biscoitos rapidamente na mistura de café e arrume-os na travessa. Despeje uma parte do creme e polvilhe chocolate em pó. Repita a camada com biscoitos, creme e por cima, polvilhe bastante chocolate em pó.
Embale com filme plástico e deixe algumas horas na geladeira. Para servir, corte pedaços retangulares do doce já firme, polvilhe mais chocolate se desejar e aproveite!



* O Tiramisù é uma sobremesa italiana, em camadas, parecido com um pavê, por levar creme e biscoitos. Utiliza o mascarpone, que é um queijo cremoso italiano, com 90% de gordura. Em muitas receitas, pode substituir o chantilly. Aqui em Rio Branco, pode ser encontrada uma boa versão, da Empresa Balkis – queijo tipo mascarpone.




4 comentários:

  1. O que dizer, sentir, dar-se, quando se tem uma surpresa dessas?
    Uma das primeiras características que percebi na Patrycia, quando do nosso reencontro, foi o seu desejo de presentear nas vésperas... “Mas o aniversário é amanhã!”, sempre eu dizia. Entretanto, como domar tão imensa generosidade? As coisas dadas com amor são incontroláveis, maravilhosamente.
    Assim, fui me acostumando com várias nuançes e detalhes que enfeitam as nossas vidas
    (... risos...).
    É impossível desenhar na quântica de um computador palavras que possam estar à altura de uma resposta devida. Talvez só um silêncio agradecido e uns olhos de rio possam demonstrar minha emoção.
    Patrycia fala das nossas diferenças. São verdades. Mas o jardim com suas flores sempre prevalecem.
    O amor é delicioso, como os pratos que ela faz...
    Muito agradecido por dedicar um post para mim...
    Muito agradecido por tanto amor e carinho!...

    ResponderExcluir
  2. Querido companheiro,

    Nenhuma divergência abala nossas imensas convergências...sou muito feliz e agradeço sempre por ter lhe reencontrado. Adorei seu comentário, beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ah!Que Amor tão bunito o de vcs ...Me lembro bem do ano passado, que eu fui com a Patrycia até a casa do Pia,e ele não estava, e aí corremos pra biblioteca pra encontrá-lo...mas deu tdo certo, e foi muita emoção !!! É muito legal ver esse carinho de vcs, essa vontade de fazer surpresas um para o outro ...Que Deus continue abençoando sempre !! bjussss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana,

    é verdade e o Pia estava tão feliz por fazer aquela apresentação, que já tinha ido na frente, com medo de atrasar...muito obrigada pelo carinho, valeu!

    ResponderExcluir