domingo, 8 de abril de 2012

CHOCOLATE, CHOCOLATE, CHOCOLATE

O bolo de chocolate, com cobertura cremosa...

Passei esta semana de molho em casa, com uma virose e/ou dengue que os exames ainda tentam identificar. Dor até no caroço do olho, como se diz no Nordeste, vontade que o mundo se acabe e nos carregue junto. Mas, como depois da tempestade, já dizem os experientes, vem a bonança, já estou em plena recuperação. E, com isso, o meu lado de cozinheira compulsiva já começa a dar o ar da graça.

Em tempos de Páscoa, não dá pra escapar do peixe, do bacalhau e do chocolate.  Aliás, nem quero... como não consegui ir ao mercado, escalei um dos queridos irmãos pra resgatar o surubim fresquinho, sempre comprado no mesmo lugar, lá no Mercado Novo, na banca do Rui e da Socorro. Compro sempre o filhote, mas desta vez, não deu tempo e o surubim,  fritinho depois de levemente empanado com farinha de trigo,  ficou  de lamber o beiço. Também fizemos um ensopado: leva-se ao fogo temperos diversos, cortados minimamente, com azeite e um pouco de alho.
Depois de bem refogado, acrescenta-se um tantinho de azeite de dendê para dar cor e sabor e colocam-se os pedaços de peixe, já anteriormente polvilhados de sal para pegar gosto, arrumados em uma camada. Por cima, rodelas de cebola, pimentão, tomate, coentro e cebolinha bem picados, umas folhinhas de salsinha para fazer graça. Tampa-se a panela, com o cuidado de ter por perto uma panela com água fervente. Após alguns minutos, se for o caso, acrescenta-se um pouco da água. Mais uns cinco minutos e... com arroz quente e uma pimentinha, não há quem recuse.

Não resisti e comprei um pouquinho de bacalhau. Depois de dessalgado de um dia para o outro, permaneceu algumas horas de molho no leite, para dar maciez. Tirei a pele e de novo, fiz um refogadinho com cebola, pimentão e alho, tudo cortadinho bem pequeno. Coloquei em uma assadeira, arrumei por cima os pedaços do bacalhau e reguei com muito, muito azeite, de boa qualidade. Acrescentei pedaços de batata previamente cozidas, azeitonas pretas a gosto, rodelas de pimentão e tomates e cebolas cortadas em quatro. Por cima, cebolinha e salsinha miudinhas, mais e mais azeite, sem dó nem piedade.
Cobri a assadeira com papel  alumínio e coloquei em forno moderado, uns vinte minutos ou até que o cheiro demonstre que está no ponto. Tirei o papel, acrescentei metades de ovos cozidos e depois de cinco minutos de forno, é só partir para o abraço. Devido à grande quantidade de azeite, ele fica bem macio e depois de comer, é só embeber um pedaço de pão para limpar o prato.

O bacalhau, depois de ir ao forno, debaixo da camada de batatas

Mas, sem chocolate nada feito.  Então,  apesar dos lindos ovos de Páscoa expostos aqui na sala, optei por testar uma receita de bolo de chocolate da Alice Waters, que teve recentemente um livro traduzido aqui no Brasil, chamado convenientemente de “A Arte da Comida Simples – Lições e Receitas de uma Deliciosa Revolução”. Para quem não a conhece, ela é a “mãe” do movimento Slow Food, dona do restaurante Chez Panisse e, além de vários livros publicados, está à frente de vários projetos voltados para a conscientização alimentar.
Precisei fazer algumas pequenas adaptações e por minha conta incluí uma cobertura de chocolate meio amargo, só para afrontar, mas nem precisa, pois o bolo é úmido e cai muito bem com uma xícara de chá ou café. A ele, então ! E bom apetite!
Bolo de Chocolate da Alice Waters (ligeiramente adaptado)

Ingredientes
115g de chocolate meio amargo partido em pedaços   (chocolate amargo, no original)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico em pó
½ colher de chá de sal   (1/2 colher de sopa, no original)
6 colheres de sopa de chocolate em pó, de boa qualidade  (cacau em pó, no original)
8 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 ½ xícaras de açúcar  mascavo e demerara  (só mascavo, no original. Como o que eu tinha estava muito empelotado, usei 1 xícara de mascavo e 1 ½ do demerara)
03 ovos inteiros
2 colheres de chá de extrato de baunilha  (eu sempre uso uma infusão caseira, de favas de baunilha imersas em vodka, mas se não tiver, use o melhor extrato que conseguir)
½ xícara de creme de leite e leite misturados  (leitelho, no original)
1 ¼ xícara de água fervente

 Modo de Fazer

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e reserve.
Misture em outra tigela a farinha, o fermento, o sal e o chocolate. Reserve.
Bata a manteiga junto com os açúcares e o extrato de baunilha. Após, acrescente os ovos. Quando estiver bem incorporado, acrescente o chocolate derretido e bata mais um pouco. Acrescente metade dos ingredientes secos, a meia xícara do leite e creme de leite misturados e após, o restante dos ingredientes secos, misturando bem. Misture levemente a água fervente, apenas para incorporar. Despeje em assadeira untada e enfarinhada (23cm de diâmetro) ou use assadeiras retangulares, como para bolo inglês. Usei 03 delas, retangulares, com medidas de 20cmx10cm e altura de 5cm.

 Cobertura  (opcional)

1 barra de chocolate meio amargo de 170g
Aproximadamente 170g de creme de leite de caixinha
2 colheres de sopa de cointreau ou outra bebida de sua preferência
Chocolate em pó, para polvilhar (opcional)

Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite devagar, mexendo sempre. Por último, acrescente o cointreau e aplique a gosto por cima dos bolos já frios. Se desejar, polvilhe chocolate em pó, um pouquinho, para não amargar.

Observações

Leitelho: é o soro resultante da fabricação da manteiga, também chamado buttermilk. De forma caseira, com resultado semelhante, pode ser preparado adicionando-se  1 colher de sopa de suco de limão a 1 xícara de leite integral. Após alguns minutos, está pronto para o uso.

Slow Food: para saber a respeito desse movimento, criado em 1986 pelo italiano Carlo Petrini como contraponto ao fast food, acesse http://www.slowfoodbrasil.com


6 comentários:

  1. to passando o feriado em casa, em Brasileia com minha família ,e toda vez que venho faço um bolinho ,mas de chocolate não sei fazer rsrsrs tentei uma vez e não prestou kkkk...e ai ja ficou boa mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flaviana,

    Estou bem melhor, embora ainda nem esteja conseguindo comer direito, mas vou ficar bem,valeu. Tente fazer esse bolo, é muito gostoso e não dá trabalho. De quebra, ainda dá para presentear. Um abração para você e obrigada,

    ResponderExcluir
  3. Patrycia, ver seu blog perto da hora do almoço é uma tortura. Minha boca está cheia d'água! Percebo que o blog está numa ascendente. A cada dia, mais receitas sofisticadas decifradas com uma simplicidade ímpar. Estou até me encorajando em tentar fazer alguma delas. E o seu texto também é uma delícia, uma viagem. Ah! Quando puder, posta aquela receita do file ao molho de mostarda e alecrim. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jackie,

    Muito obrigada pelo comentário, vindo de uma leitora tão qualificada, fico feliz. Olha, as receitas são plenamente executáveis e você vai perceber que aos poucos vai tendo vontade de mudar uma coisinha ou outra, o que é muito legal. Vou anotar o pedido do filé ao molho de mostarda (rsrsrsrs...)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Patricya, faz um post com o Chocolate, adorei. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula,

    Que bom! Foi feito de improviso, mas vc mistura leite,leite em pó, cacau em pó, açúcar, fava de baunilha, um pouquinho de vodca e creme de leite e vai provando. Bate bem no liquidificador e pronto! Beijo, obrigada,

    Patrycia

    ResponderExcluir