domingo, 18 de setembro de 2016

UM ANO DE CAMINHADA E UMA RECEITA SELECIONADA




Pronto para servir...


Meu marido há cerca de um ano resolveu entrar em um projeto pessoal de saúde. Ainda faltam algumas coisas para completar o ciclo, mas ele tem conseguido melhorar a alimentação e caminha todos os dias, numa disciplina militar. Tenho acompanhado todo esse esforço e muitas vezes é dele que me socorro quando a preguiça teima em me afastar dos exercícios.

Ele adora peixes e costuma tomar muitas vitaminas cheias de castanhas e bananas. Resolvi homenageá-lo com uma receita que juntou um pouco tudo isso e ao mesmo tempo, agradecer-lhe por todo o incentivo que sempre recebi. Amo gastronomia e cozinhar sempre foi um hobby e uma forma de distribuir carinho aos amigos. Quando nos reencontramos e recomeçamos uma história de amor que havia acontecido na nossa juventude, ele não entendia isso.

Às vezes eu chegava em casa muito cansada e ia direto para a cozinha. Ele ficava preocupado e me pedia para ir descansar. Aos poucos entendeu que ali eu descansava, esvaziava a cabeça de problemas e me fortalecia. Então ele passou a curtir as comidinhas, os encontros com os amigos e família regados a receitinhas especiais...do macarrão instantâneo que era o almoço dele de quase todo dia, não quer nem ouvir falar.

Hoje ele curte os pães integrais e de fermentação natural que eu sempre faço, saladas especiais e os pratos de massa, carne ou peixe. Os bolos e pães preciso esconder, para que não os ataque e comprometa a dieta, mas os amigos estão sempre a postos para partilhar.

Então, para festejar esse momento, mandei esta receita para o concurso Receitas de Família, da revista Casa e Comida, que leio desde o seu primeiro número e adoro. Qual não foi minha surpresa, ao ver que fui selecionada, na categoria peixe e frutos do mar, uma honra! Até o dia 22 deste mês, todos podem votar quantas vezes quiserem. Serão escolhidas as três mais votadas de cada categoria, num total de 27 receitas, para serem submetidas à degustação. A grande vencedora irá para Paris com um acompanhante e assistirá aulas na Le Cordon Bleu!!

Por isso, estou pedindo o seu voto: no notebook ou celular basta acessar o link http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Premio-Receitas-de-Familia/noticia/2016/09/3-fase-vote-nas-suas-receitas-de-familia-favoritas.html, baixar o cursor até a categoria peixe e frutos do mar, escolher a receita Cubos de Pirarucu Fresco ao Molho de Castanha e Purê de Banana Comprida e ao final, clicar em enviar ou submit.
No celular é preciso baixar o aplicativo gratuito da revista Casa e Comida na Apple Story ou Google Play!
A receita é uma delícia e fácil de fazer. Bora?


CUBOS DE PIRARUCU FRESCO AO MOLHO DE CASTANHA E PURÊ DE BANANA COMPRIDA

Ingredientes

(Para 02 porções)

Para o caldo de legumes caseiro

2,5 a 3l de água
01 cenoura grande com casca, cortada grosseiramente
01 cebola grande limpa, inteira
½ maço de salsão, folhas e talos, cortado grosseiramente
01 pedaço pequeno de anis estrelado
10 grãos de zimbro
10 grãos de pimenta do reino
01 pitada de sal

Modo de fazer

Numa panela grande, coloque a água, a cenoura, a cebola e o salsão. Deixe ferver por aproximadamente 30 minutos, acrescente o anis, o zimbro, a pimenta do reino e o sal. Deixe ferver mais uns 10 a 15 minutos. Espere esfriar, coe e use. A sobra guarde em garrafa na geladeira para o uso que precisar.

Para a castanha assada

03 castanhas do Brasil assadas no forno até ficarem tostadas. Cuidado para não queimar.

Para o peixe

200g (aproximadamente) de cubos de pirarucu fresco, cortados do lombo, no tamanho de 3x3 (em média), lavados em água e limão e depois novamente em água (aqui temos esses cubos já disponíveis em supermercado. Na falta, use o lombo do peixe cortado em cubos)
03 colheres de sopa de azeite
30g de castanha crua (não fresca), deixada de molho em 1/2 xícara de caldo de legumes caseiro
1/2 colher de chá de alho espremido
02 colheres de sobremesa de cebola branca picadinha
02 colheres de sopa de tomate picadinho
01 colher de sobremesa de pimentinha doce vermelha, picadinha
Sal a gosto

Modo de fazer o peixe

Primeira parte

Enxugue bem os cubos do peixe e sele-os em uma frigideira de fundo grosso com duas colheres de sopa de azeite. Reserve. Em outra panela, acrescente a colher de sopa de azeite restante, o alho e deixe por alguns minutos sem deixar queimar. Acrescente a cebola e mexa bem. Adicione os cubos de peixe e deixe por um minuto. Acrescente o tomate picadinho e a pimentinha doce. Desligue o fogo e reserve.

Segunda parte

Liquidifique as castanhas cruas com o caldo de legumes em que ficaram de molho. Triture bem. Numa peneira fina ou chinois, peneire e guarde o bagaço para usar em biscoitos ou bolos. Reserve o líquido.

Imediatamente, coloque novamente a panela com o peixe no fogo. Adicione o caldo de legumes que foi batido com a castanha e peneirado, tempere o peixe e o caldo com sal a gosto e ajuste se for necessário. Deixe em fogo baixo por alguns minutos, apenas para cozinhar o peixe e o caldo engrossar um pouco, virando um molhinho mais encorpado. Reserve por alguns minutos enquanto finaliza o purê.

 Para o purê 

01 banana comprida (da terra) grande, madura mas bem firme, sem casca (mas com as sementes)
02 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro
01 pitada de sal
03 colheres de sopa do molho da castanha do refogado do peixe, com um pouco do tomate e da pimentinha que foram adicionados ao molho
20g de manteiga sem sal, gelada

Modo de fazer

Coloque a banana cortada em rodelas sem a casca para cozinhar no caldo de legumes. Acrescente uma pitada de sal. No liquidificador coloque os pedaços de banana quentes e cozidos e o caldo restante da panela em que elas cozinharam. Acrescente 20g de manteiga gelada sem sal, 03 colheres de sopa do molho de castanhas do peixe junto com um pouquinho do tomate e pimentinhas cozidos, sal a gosto e bata até virar um purê. Reserve.

Finalização

Para montar o prato, coloque uma porção do purê de banana, alguns cubos de pirarucu e um pouco do molho de castanhas por cima.  Polvilhe castanha do Brasil assada e ralada na hora, a gosto.  Acrescente um pouco de cebolinha picada e um raminho de salsa, para enfeitar. Sirva.


O prato finalizado, servido na linda louça do enxoval da minha mãe...

******************************************************************
Revista Casa e Comida - publicação da Editora Globo - http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Premio-Receitas-de-Familia/noticia/2016/09/3-fase-vote-nas-suas-receitas-de-familia-favoritas.html

Instagram: @casaecomida

Cubos de pirarucu - usei os cubos da empresa Peixes da Amazônia, disponíveis no supermercado Araújo. Na falta, use o lombo do pirarucu, cortado em cubos.
         
                  


3 comentários:

  1. Olá Patrycia já vou votar na sua receita. torcendo por vc, parabéns. estava procurando uma receita de piararucu e me deparei com esta maravilha. Onde vc acha Zimbro. Sou de Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, que prazer!!
      Muito obrigada! Infelizmente a votação acabou e não tive a quantidade de votos para ir para a fase de degustação, mas adorei ter participado e também os novos amigos que fiz. Aí em Brasília talvez você ache o zimbro naquela loja que imita o Mercadão de São Paulo, achi que fica na W3.Ou em lojas que vendem especiarias. Se não achar, não tem problema. Use o pedacinho de anis estrelado (pequeno), que já vai dar um sabor maravilhoso!! Um beijão,
      Patrycia

      Excluir
    2. Oi, querida, que prazer!!
      Muito obrigada! Infelizmente a votação acabou e não tive a quantidade de votos para ir para a fase de degustação, mas adorei ter participado e também os novos amigos que fiz. Aí em Brasília talvez você ache o zimbro naquela loja que imita o Mercadão de São Paulo, achi que fica na W3.Ou em lojas que vendem especiarias. Se não achar, não tem problema. Use o pedacinho de anis estrelado (pequeno), que já vai dar um sabor maravilhoso!! Um beijão,
      Patrycia

      Excluir