domingo, 25 de setembro de 2016

O MELHOR ACOLHIMENTO




As madeleines prontas para o chá...



Escrevo neste domingo nublado, com muita saudade dos meus pequenos grandes filhos que estão longe, longe. Para me confortar, digo sempre que eles estão longe dos olhos, mas perto do coração. E como não dá para fazer comidinhas para eles, sigo engordando o marido e os amigos e muitas vezes, nem dá muito tempo de postar as experiências aqui pelo blog. O mundo gira rápido e a escrita, por mais que tentemos, é incapaz de acompanhar esse redemoinho que gira cada vez mais rápido.


Então, paciência, mes amis, as receitas aqui vão estar provavelmente sempre um pouco atrasadas, ou como gostamos de dizer, juntas e misturadas. Hoje ainda não está tão quente e portanto, esses bolinhos formosos e delicados acompanham muito bem uma xícara do seu chá ou café predileto. Para quem não tem as forminhas, dá para usar as de empada.

Para compensar a heresia, certifique-se de estar com algum volume do grande Marcel Proust bem à mão. Talvez assim dê para entender o fascínio irresistível que as madeleines provocam em quem as degusta e o certo ar de nostalgia que as cerca. Para os amigos queridos, dê madeleines. Embaladas em um belo saquinho, eles se sentirão especiais ao recebê-las. Essa versão, em que utilizei o jambu, é muito, muito suave. Mas dá um toque divertido e quebra um pouco a tradição. Experimente!!


MADELEINE DE JAMBU 
Ingredientes
(Rende aproximadamente 36 madeleines de tamanho médio)
Para o suco de jambu

1/3 de xícara de jambu (folhas, talos e flores) cozido em água, bem apertado na xícara
1/3 xícara da água do cozimento

Modo de fazer

Cozinhe um ou dois maços de jambu (com flores, talos e folhas) em água suficiente para cobrir, até que fique bem macio. Aperte bem após cozido para retirar toda a água, mas não a descarte. Meça 1/3 xícara desse jambu espremido bem apertado na xícara. Coloque no liquidificador e acrescente 1/3 de xícara da água do cozimento. Bata bem, até ficar muito bem moído. Peneire e retire do líquido 60 ml (1/4 de xícara) para o preparo da madeleine. O bagaço que sobrou também entrará no preparo.

Para a madeleine

03 ovos inteiros em temperatura ambiente, de preferência com as gemas passadas pela peneira
130 g de açúcar refinado
01 pitada de sal
20 ml de mel
100 g de manteiga sem sal derretida e fria
60 ml de suco de jambu
O bagaço do jambu
200 g de farinha de trigo peneirada
02 colheres de chá de fermento para bolo
30 g de castanha do Brasil fatiadas finamente e levemente tostadas (opcional)
Splits de chocolate (opcional)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer

Numa tigela, coloque os ovos inteiros e o açúcar e uma pitada de sal. Bata como para pão de ló por uns dez a quinze minutos. Acrescente o mel e a manteiga sem sal, aos poucos, misturando de baixo para cima, com muito cuidado. Aos poucos vá colocando o suco de jambu e o bagaço, da mesma forma. Por último, acrescente a farinha peneirada e o fermento, aos poucos, apenas até homogeneizar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira, por uma ou duas horas, de preferência de um dia para o outro. Após esse tempo, unte e enfarinhe 36 forminhas para madeleine ou faça isso aos poucos, se não tiver essa quantidade de forminhas. Ligue o forno em temperatura baixa (em torno de 160 graus) uns quinze minutos antes. Retire a massa da geladeira e vá colocando porções em cada forminha. Adicione as lascas de castanha por cima, se usar, apertando suavemente. Não encha demais as forminhas. Leve ao forno até dourarem. Aguarde esfriar e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro ou splits de chocolate para enfeitar e sirva com chá ou outra bebida de sua preferência. O jambu dá um sabor bem suave.

**********************************************************
Para saber mais:

http://biblioteca.folha.com.br/1/25/sinopse.html 
http://oglobo.globo.com/cultura/os-cem-anos-de-em-busca-do-tempo-perdido-10717483

Nenhum comentário:

Postar um comentário