domingo, 18 de maio de 2014

PEIXE DO MEU JEITO






O peixe pronto para servir e as etapas de preparação, além do colorido de legumes e verduras...


Amanheci neste domingo um pouco cansada e sem muita vontade de cozinhar, o que é bem difícil de acontecer. Marido dormindo, ainda era bem cedo, coube a mim arrumar o café. Peguei os jornais, fiz meu chá e uma tapioca e as ideias começaram a tomar forma, ainda preguiçosas. O sol começava a dar o ar da graça, forte como ele só. Precisava ir à casa da minha mãe fazer uma visitinha e pegar um açaí de Feijó, que meu querido irmão Michel havia trazido para nós.

A preguiça começou a querer me segurar pelas pernas e braços. Passei o dia inteiro ontem numa atividade prazerosa, mas cansativa e portanto, a ideia de cruzar a cidade, ainda que por uma boa causa, estava me paralisando. Pensei cá com meus botões: no meio do caminho tem o mercado. No mercado, um mingau quentinho, com bastante canela. Tem as pimentas, o abacaxi maduro, enfim...consegui sair. Deixei marido dormindo, prendi no bagageiro minha natural tendência de comprar quilos e mais quilos de comida e parti.

Dona Francisca, a senhora que há vinte e cinco anos vende mingau e outros quitutes no mercado, não estava lá. Mas o seu marido, que me atendeu, explicou-me o delicado processo de botar os grãos de milho para cozinhar com castanhas inteiras, bater um pouco deles com a castanha para engrossar o caldo, misturar o leite, o leite condensado e o creme de leite. Uau, sua receita leva creme de leite?

Feiras de qualquer tipo e mercado são sempre uma festa para mim. Ali estão os mais alegres, os festeiros, os que compartilham, os que gostam de comida, dos cheiros, dos sabores, que dividem receitas e de forma anônima, se irmanam. É um tal de conversar para lá e para cá que me encanta muito. Com a barriguinha cheia, lembrei-me do peixe, que sempre compro na banca da Socorro e do Rui. No seu João, o que vende porco, já tinha comprado na semana. Mas a Socorro não tinha mais o surubim e o filhote, meus preferidos. (Leia sobre eles aqui: http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/05/no-parque-de-diversoes.html)

Um senhor do lado então me indicou uma banca no final do mercado. Fui até lá, mas nada do que eu queria. Mas aí um outro senhor que esperava seu peixe ser limpo me convenceu a comprar uma linda pescada, que eu nunca havia cozinhado antes. Tão convincente se fez, que saí de lá com a sacola na mão. Pimenta doce, um pouco de macaxeira fresca, couve e chicória e aí, na banca do cheiro verde umas cajaranas lindas piscaram para mim. A senhora da venda me olhou interessada: "Você já tomou suco de cajarana, couve e hortelã?"

"Nunca, respondi." Por coincidência, já tinha na sacola um lindo molho de hortelã e um maço de couve.  Resolvi ir logo na minha mãe antes que a cada banca meu cardápio mudasse várias vezes. Mas como a gulodice é o meu pecado preferido, atravessei a rua e fui comprar açaí na Casa do Açaí, que o faz fresquinho, ali na hora e provoca até fila na porta. Uma delícia com farinha de tapioca, de comer rezando. Saí da minha mãe com mais açaí, desta vez o de Feijó, reputado como o melhor do Estado, abrindo mão de um churrasquinho que estava quase pronto.

Com tanta fartura, hoje achei que nem conseguia almoçar, mas sabe como é, vai arrumando as compras, vai tendo ideias e daí resolvi fazer o peixe. Assado, inteiro, recheado de cebola, pimentas e chicória, além de umas raspinhas de limão, ficou delicioso! O homem do mercado tinha razão, pena que não perguntei seu nome para deixar aqui um agradecimento. Faça, é uma delícia e bem rápido, nem precisa de arroz!


Peixe do meu jeito

Ingredientes

01 pescada limpa, de aproximadamente 1 kg
01 cenoura crua em rodelas
01 pedaço de macaxeira grande, previamente aferventado em água e sal, em rodelas
02 batatas pequenas em rodelas
01 cebola média picada
05 folhas de chicória (na falta, use cebolinha e coentro picados)
04 pimentas vermelhas doces picadas (essa pimenta não arde. Na falta, use pimentão vermelho picado)
1/2 limão siciliano, raspas e suco
03 dentes de alho pequenos, picados
Sal e azeite a gosto

Modo de fazer

Lave o peixe, esprema o limão e passe por toda a superfície. Passe um pouco de sal por fora e dentro do peixe. Deixe uns quinze minutos, lave bem, enxugue e tempere com sal normalmente, a gosto. Numa assadeira, coloque um fio de azeite. Arrume as rodelas de cenoura, macaxeira e batata lado a lado. Polvilhe um pouco de sal e mais um fio de azeite. Por cima arrume o peixe já temperado. Abra a cavidade dele e coloque a chicória picada, a cebola, a pimenta e as raspas de limão, fechando da melhor forma. Coloque um pouquinho mais de azeite por cima do peixe, cubra com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido por uns quinze minutos. Após esse tempo, retire o papel, deixe mais uns quinze minutos ou até dourar. Sirva com os legumes assados, ou se desejar, complete com arroz branco. Acompanhe com o suco de cajarana, hortelã e couve, um luxo!    


Suco de cajarana, hortelã e couve

Ingredientes

01 cajarana madura, descascada e cortada em pedaços
01 folha de couve pequena
05 a 06 ramos de hortelã, com os talos
02 colheres de sopa de açúcar, ou a gosto
01 copo de água, ou a gosto
Gelo (opcional)
Folhas de hortelã para enfeitar

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, à exceção dos raminhos de hortelã para enfeitar. Coe e sirva gelado. Delicioso!





********************************************************************
Casa do Açaí - em frente ao estacionamento do Varejão Popular, próximo ao mercado. Tel: 9968-5184 e 9919-6386

Nenhum comentário:

Postar um comentário