domingo, 4 de maio de 2014

RISOTO À MINHA MODA




O risoto, fumegando, pronto para comer...


Meu filho mais velho está por aqui, passando uns dias em casa. O que ele me dá de conselhos sobre a minha saúde e a necessidade de fazer exercícios, me acompanhando nas caminhadas, devolvo em comidinhas, é claro. Ele já tem um caderninho, onde anotei as receitas que ele mais gosta. Ele sabe fazer um ótimo café, mas tirando o Miojo, que ele faz nas horas de aperto, por enquanto o caderninho está só no enfeite.

Mas, ele agora está disposto a mudar, assim como eu a corrigir o meu sedentarismo. E já acena com a próxima receita do caderninho, o quibe de bandeja que ele devorou de um dia para o outro, não sem antes elogiar bastante. Ele já me disse que algumas pessoas nasceram para comer e outras para cozinhar, mas agora parece que ele quer mudar de time. Ainda bem. O mais novo é mais objetivo: já sabe fazer café e bife e adora o arroz com alho que eu faço. Como vai morar só, já combinamos umas aulas. Certo é que os dois, de tanto serem cobaias, ficaram mal acostumados com a mãe, a lhes colocar biscoitos e bolos, pães caseiros, geléias e tortas, macarrões e sopas, cozidos e bifes pela frente. A sorte é que por enquanto, os dois ainda tem barriga zero, o que me provoca uma inveja danada...

Por isso, quando fiz esse risoto para aproveitar as sobras da costela cozida no dia anterior (veja a receita em http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2014/04/o-que-nao-se-ve-do-iceberg.html), o mais velho se deliciou. Não só ele, mas eu e meu marido devoramos o prato inteiro. O diferencial, além do caldo saboroso e cheio de tempero, foi a presença da chicória, que fez uma diferença enorme no sabor. Optei por não colocar vinho branco, manteiga nem queijo, os acompanhantes tradicionais de quase todas as preparações de risoto, para não brigar com a chicória. O resultado foi um prato aromático, delicioso, que foi muito bem acompanhado pelo suco de cupuaçu fresquinho, outra das paixões do meu filhote mais velho.


Suco de cupuaçu bem fresco, delicioso!


Vale a pena fazer uma bela costela ou mesmo agulha usando os temperos do link acima e no dia seguinte, usar a sobra (se houver) para um belo risoto. Aproveite!

Risoto à minha moda 

Ingredientes

01 xícara de arroz italiano para risoto (arboreo ou carnarolli), sem lavar (caso use outro arroz, diminua o tempo de cozimento e coloque o caldo de uma vez, sem mexer muito)
01 xícara (aproximadamente) de sobras de costela ou agulha cozida (veja receita no link acima), desfiadas
Caldo restante com ossos e água até completar mais ou menos 01 litro, ou um pouco mais, se precisar
02 dentes de alho picados
1/2 cebola branca picada para a carne
1/2 cebola branca picada para o risoto
04 folhas de chicória picadas para a carne e mais 02 folhas picadas para enfeitar os pratos
Azeite
Sal e pimenta, caso necessário






Modo de fazer

Numa panela, coloque os ossos que sobraram após desfiar a carne, o caldo já desengordurado (o que se consegue colocando-o na geladeira e descartando a gordura que se forma na superfície) e água até completar um litro ou um pouco mais. Deixe ferver em fogo baixo e prove, para ver se precisa de um pouco de sal ou pimenta. Mantenha em fervura baixa. Numa outra panela, coloque duas a três colheres de sopa de azeite, o alho picado e a cebola picada. Deixe refogar um pouco, acrescente a chicória e a carne e mexa bem. Após dois ou três minutos, acrescente quatro colheres de sopa do caldo da carne, misture e apague o fogo. Reserve. Em outra panela, acrescente quatro colheres de sopa de azeite, meia cebola picada e deixe refogar bem, mexendo para não queimar. Acrescente o arroz e mexa mais um pouco. Comece a acrescentar o caldo, de meia em meia xícara, aproximadamente, mexendo bem após cada adição e não deixando secar em nenhum momento. O arroz italiano vai soltando amido devagar e após 20 minutos, aproximadamente, em que se vai acrescentando o caldo e mexendo, ele deverá estar quase pronto, ainda bem firme, mas com um caldo cremoso em volta dos grãos. Prove de vez em quando o ponto do arroz. Ele deverá estar firme, não mole. Acrescente toda a carne e mais um pouco do caldo e mexa bem. Caso o arroz esteja no ponto, ou seja, firme à mordida, al dente, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde por alguns minutos. Sempre prove e ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Coloque as porções em pratos fundos, decore com um pouco de chicória e um fio de um azeite especial e sirva. Acompanhe, caso queira, com suco de cupuaçu ou um vinho que combine. Bom apetite! Aqui em casa, rendeu três porções! 


O risoto fumegante no prato, que até sombreou a foto...

Meus pequeninos pés de chicória, para uma emergência...

Para o suco de cupuaçu

Polpa fresca, mais ou menos 01 xícara
água, açúcar e gelo a gosto

Modo de fazer

Coloque tudo no liquidificador, bata bem e sirva


Nenhum comentário:

Postar um comentário