sábado, 22 de março de 2014

DOCE ESTILOSO

O suflê de chocolate, prontinho para ser saboreado...

Acho que já disse aqui, mas se não, estou dizendo agora, que meu cérebro é doce, ou melhor, pensa em doce o tempo inteiro. Não necessariamente para comer, embora eu me perca em qualquer pote de doce de leite escuro e bom ou naquelas compotas de goiaba brilhantes que parecem grandes orelhas. Isso para não falar da banana caramelada de uma churrascaria daqui, a Estrela, a melhor que eu já comi até hoje.

Chocolates, não podem faltar na minha casa. Sempre meio-amargos e às vezes um ao leite muitíssimo bom, como o que ganhei um dia desses de uma amiga querida. De chocolate, tem os brigadeiros e mousses, o bolo cremoso ou o do dia-a-dia, o chocolate quente e o gelado, um pedacinho derretendo no céu da boca para matar a fome de doce...não sou chocólatra, entretanto. Preciso dele por perto, mas passo muitos dias sem comê-lo.

Com o chocolate e o doce de leite, dá para rechear um pão caseiro, outra das minhas paixões. Um bom pão, macio, com um naco de chocolate meio-amargo dentro, que ao ser assado, vira aquele creme molinho, faz a perdição anti-dieta de qualquer cidadão ou cidadã de bem. Portanto, quando um dia desses, ao assistir o ótimo programa da Rita Lobo ( o Cozinha Prática, no GNT), deparei-me com esse suflê mais do que tentador, não tive outro remédio senão ir imediatamente para a cozinha.

O agravante é que não posso comer muito açúcar. E aí, com a sobra dos suflês, que foram assados, mas também podem ser comidos como mousse, incrementei um maravilhoso sorvete de doce de leite que estava a postos no freezer, esperando alguma visita ou mesmo aquela horinha em que precisamos de doce. Basta esfarelar os pedaços e misturar ao sorvete.

Então, mãos à obra e abasteça seu congelador com umas reservas para os momentos de ócio ou para quando a visita chegar sem aviso, é tiro e queda! Sugiro apenas um tantinho a mais de açúcar, caso você não goste de comer o chocolate meio-amargo, ou mesmo a substituição por um com menor teor de cacau. E, claro, se conseguir, coma pouco!



O chocolate, no início do preparo...


Como mousse e antes de assar, quando vira suflê

Ingredientes para os suflês (ou mousses)
(adaptado da receita de Rita Lobo, do Cozinha Prática, no GNT)

160 g de chocolate meio-amargo com 50 % de cacau (usei com 60 %, mas fica bem amargo, se preferir, use um de menor teor de cacau)
01 colher de sopa de cachaça de boa qualidade
04 ovos em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar refinado
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar a forma
açúcar de confeiteiro para polvilhar após assado, se desejar 

Modo de fazer

Caso vá fazer a receita como suflê, passe manteiga e polvilhe açúcar cristal (usei o refinado) em quatro ou cinco tigelinhas que possam ir ao forno e reserve. Pique o chocolate e leve-o ao banho-maria até que derreta. Reserve. Passe as gemas por uma peneirinha, acrescente a cachaça e misture-as ao chocolate derretido, depois que ele estiver frio. Reserve. Bata as claras até que espumem, acrescente a metade do açúcar e continue batendo até que tripliquem de tamanho. Acrescente o restante do açúcar e bata mais um pouco. Junte essa mistura ao chocolate, aos poucos, misturando de baixo para cima, em movimentos leves e circulares, para que o ar não se perca. Coloque a mistura nas tigelinhas, limpe as bordas para que o suflê cresça corretamente e deixe-os na geladeira por 24h. Após esse tempo, coloque as tigelinhas numa assadeira, em forno alto (200 graus) até que eles cresçam e fiquem assados, de 15 a 20 minutos, mas é bom conferir com 15 minutos. Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro, se desejar. Sirva-os ainda quentes. Caso não vá assá-los, não precisa untar as tigelas e o tempo de geladeira cai para três ou quatro horas antes de servir. Com as sobras do suflê assado, incremente sorvetes, cremes ou o que mais desejar. Uma delícia!

*************************************************************************
Para saber mais:

Rita Lobo - http://gnt.globo.com/receitas/Mousse-ou-sufle-de-chocolate.shtml

Churrascaria Estrela - Rua Rui Barbosa, n. 470, Rio Branco, Ac - tel: (68) 32227760



3 comentários:

  1. Patrycia, teus textos são tão primorosos quanto imagino que devam ser teus doces, teus salgados, teus agridoces e meio-amargos. Francamente, Patrycia, põe logo essas mãos na massa e serve essas delícias pra geral. Nem todos têm esse talento de se comover como uma receita ao ponto de se deixar dominar por ela. Eu não tenho por exemplo e esse suflê...gostaria mesmo de experimentar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golby querida,

      ganhei o dia com o seu comentário carinhoso, ainda mais vindo de uma jornalista talentosa como você, muito obrigada. Não se preocupe, você já está incluída na lista dos presenteáveis desse blog, aguarde! Um beijo enorme e um bom domingo,
      Patrycia

      Excluir
    2. Golby,

      esqueci de dizer que o suflê acabou, mas o sorvete de doce de leite com pedacinhos dele ainda está por aqui, é só vir degustar! Bjs!

      Excluir