quarta-feira, 10 de julho de 2013

SEM CULPA

O prato já pronto, o frango na frideira de ferro, a abóbora japonesa já assada, derretendo na boca e as nozes pecã sendo preparadas



Uma indesejada e forte gripe me impediu de publicar um post de um almocinho básico, mas muito gostoso, para fazer em dois tempos. Só assim para eu desacelerar um pouco, ainda que a contragosto. Embora eu muitas vezes me pergunte o porquê de corrermos tanto, o tempo inteiro, não consigo puxar o breque. Penso que para nós, mulheres, talvez seja um pouquinho mais difícil.

Mesmo com todo apoio de nossos filhos, companheiros, maridos ou pessoas de nossa convivência familiar, solicitados ou não a dar ajuda, sinto que é quase impossível chegarmos em casa, tirarmos a roupa, tomarmos um bom banho e nos refestelarmos no sofá de casa, pés para cima, com alguma revista na mão. Isso acontece, é claro, mas pelo menos no meu caso, depois que me certifico que a meninada (adulta já) está bem alimentada, o marido tem um café fresquinho e por aí vai.

Tenho a mais absoluta certeza que a culpa é mais minha do que deles, ao tentar compensá-los de algumas ausências. O mundo moderno nos empurrou para o mercado de trabalho, a disputar espaços e competências, mas não nos ensinou a lidar com a culpa histórica e eterna de deixar o lar "sagrado" e ir à luta. Então, ao não conseguirmos nos livrar de tão ardiloso peso, nos vemos na prática tentando dar conta de mais tarefas do que é humanamente possível administrar. E isso tem um custo, nem sempre barato.

Mas, enquanto me debato nesses dilemas contemporâneos, aproveito para aos poucos exercer a democracia de fato e pelo menos tentar dividir tarefas. Não é à toa que todos aqui em casa fazem um café pra lá de bom e com uma lista na mão, fazem compras melhor do que eu. Meu filho mais novo, quando está comigo no supermercado, me faz rir sempre quando vai me empurrando pelos corredores com uma única frase: "Foco, mãe, foco!"

Portanto, peça ajuda e vá em frente, pois a mistura de frango, nozes e abóbora assada com um arrozinho branco é um arraso! Se der tempo, coloque no prato um verdinho para acompanhar.

Almocinho básico

Arroz branco, preparado como aqui: http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/11/sobre-dificuldade-do-facil.html

Peito de frango grelhado em frigideira de ferro, de preferência, temperado antes com sal, alho, pimenta do reino e curry, uma mistura de especiarias que pode ser comprada pronta e deve ser bem esfregada na carne, antes de fritar.

Abóbora japonesa ou cabochá, cortada em fatias, colocada crua em assadeira com azeite, temperada com sal, pimenta do reino e noz moscada e mais azeite e deixada em forno médio, sem cobrir, até dourar e ficar macia. (receita de Carla Pernambuco, no programa Brasil no Prato, na sky)

Noz Pecã caramelizada para acompanhar, colocada em frigideira com uma colher de sopa de manteiga e duas de açúcar, sal e pimenta do reino a gosto até que o açúcar derreta e caramelize sem queimar. Você também pode utilizar nozes, castanhas ou outras de sua preferência, fica uma delícia. (receita de Carla Pernambuco no programa Brasil no Prato, na sky)

obs: a receita completa da Carla Pernambuco é salada de abóbora, nozes pecã caramelizadas, queijo de cabra e rúcula com vinagrete de mostarda e vinho branco. Ver no programa Brasil no Prato estas e outras delícias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário