domingo, 21 de julho de 2013

E DE MEIA-NOITE ÀS SEIS DA MANHÃ, O QUE VOCÊ FAZ? COMIDA, ORAS!

O pão sírio, o hommus e o babaghanoush, para matar a fome da madrugada... 






A massa sendo preparada, esticada e assada para comer quentinha...





A berinjela grelhada, o  pote de tahine e o babaghanoush já pronto...



Levante a mão para cima quem, numa roda de trabalho bem amigável, ante às inúmeras tarefas do dia a dia e a absoluta falta de tempo para cumpri-las todas, não se deparou com a clássica pergunta, feita por algum gozador de plantão: "_ E de meia-noite às seis da manhã, você faz o quê?"

Nesse mundo modernoso em que vivemos, só sendo bailarina para dar conta das múltiplas atividades como mãe e esposa, profissional, amiga, militante política, cozinheira e blogueira nas horas vagas. Ainda precisa fazer mágica ou definir prioridades para ir à manicure e ao cabeleireiro e tomar um cafezinho na livraria ou assistir a um filminho aos domingos. E quase sempre, quando estou exausta, cozinhar termina sendo uma atividade de relaxamento que me dá um prazer enorme, ainda que às vezes, entre pela madrugada, como no dia do pão sírio.

Uma noite dessas, ao atualizar meus vídeos de culinária, deparei-me com a receita de duas pastas que nós aqui em casa adoramos, o Hommus e o Babaghanoush, feitos respectivamente de grão de bico e berinjela grelhada, com a adição de tahine, feito a partir das sementes de gergelim. No programa (Brasil no Prato, da Carla Pernambuco, na Sky, de quem sou fã absoluta) foram apresentadas algumas receitas diferentes da culinária árabe, feitas por uma convidada e essas duas pastinhas, mais fáceis, foram feitas pela própria Carla, titular do programa.

Foi o que bastou para eu relembrar de um livro maravilhoso sobre pães, do Emmanuel Hadjiandreou, (vide Para saber mais, logo abaixo), com uma receitinha mais do que fácil  de pão sírio, que encantou meu filho mais novo ao inflar no forno feito um balão. 

Berinjela grelhando na chapa do fogão, misturada depois com tahine e limão e um grão de bico já cozido, batido com limão e tahine fizeram os acompanhamentos perfeitos e depois da meia-noite, eu e meu filho mais novo estávamos comendo pão quente e pastinhas felizes da vida.

Aqui no Acre, a colônia árabe de sírio-libaneses (basicamente) já nos presenteou com um legado de comidinhas que fazem parte do nosso cotidiano, das nossas comemorações e lanches diários. Alguns pratos já estão bem adaptados, como o charuto, saboreado aqui com um generoso molho de tomate, cebolas e cheiro verde, embora possa ser comido no original nas casas dos descendentes. 

Não há acreano ou acreana que eu conheça que não se encante pelos quibes e esfihas vendidos em qualquer esquina, o tabule, as pastinhas de grão de bico e berinjela, os charutos, arroz com lentilhas e muitos outros, adaptados ou não. Portanto, se você se enquadra nessa categoria, mãos à obra. É fácil de fazer, mais ainda de comer e você ainda terá por alguns dias quitutes prontos na geladeira prontinhos para receber os amigos e familiares. Bom proveito!

Pasta de grão de bico (Hommus), ligeiramente adaptada 

250 g de grão de bico, deixado de molho em água morna e cozido na panela de pressão, com um pouco de sal
1/2 xícara da água do cozimento
04 a 05 colheres de sopa de tahine
03 colheres de sopa de suco de limão ou a gosto
sal a gosto
aproximadamente meia xícara de água, ou um pouco mais, se necessário
azeite na hora de montar o prato

Modo de Fazer

Bata no liquidificador o grão de bico, a água do cozimento, o tahine, o suco de limão e o sal. Pode ser necessário acrescentar um pouquinho mais de água ou suco de limão. Prove e ajuste. Espalhe a pasta no recipiente que vai servir, acrescente por cima um fio de azeite e se desejar, páprica doce ou raminhos de salsa, para enfeitar. Essa receita rende bastante.

Pasta de berinjela (Babaghanoush)

02 berinjelas grandes e firmes, com casca
03 a 04 colheres de sopa de tahine
02 a 03 colheres de sopa de suco de limão
sal a gosto

Modo de Fazer

Grelhe as berinjelas diretamente na chama do fogão, virando-as com um garfo até a casca ficar bem escura. Coloque-as em um saco plástico e deixe esfriar, para que a casca saia mais facilmente. retire-as do saco e vá puxando a casca com delicadeza. corte o cabo, abra as berinjelas e retire as sementes. Vão ficar algumas, mas não tem problema. Lave-as para retirar resíduos da casca e pique-as na faca, bem miudinho. Acrescente o tahine, o suco de limão e sal a gosto, misturando para homogeneizar. Reserve. Na hora de servir, coloque um fio de azeite e enfeite com páprica doce ou ramos de salsinha.  

Pão Sírio (ligeiramente adaptado)

200 g de farinha de trigo (aproximadamente 1 1/2 xícara + 1 colher de sopa)
3/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento biológico seco
120 ml de água morna (1/2 xícara de chá ou mais, caso a farinha esteja muito seca, como foi o meu caso)

Modo de Fazer 

Misture a farinha e o sal em uma tigela e reserve. Misture a água e o fermento em outra tigela, maior. Adicione a mistura seca à líquida. (No meu caso, foi necessário acrescentar quase 1/2 xícara de água a mais, em função do teor de umidade da farinha. Sugiro colocar a 1/2 xícara da receita e depois, caso seja necessário, acrescentar água muito devagar e misturando, até dar o ponto). Misture bem até formar uma massa e deixe descansar coberta com um pano de prato por dez minutos. Após esse tempo, sove a massa suavemente, cubra e deixe descansar mais dez minutos. Repita o procedimento de sovar e deixar descansar por mais duas vezes, sove, cubra e deixe descansar por 1h, coberta. Quando a massa dobrar de tamanho, retire o ar, divida-a em aproximadamente seis porções e numa superfície enfarinhada, faça bolinhas e deixe descansar por dez minutos. Preaqueça o forno a 250 graus e coloque na grade do forno uma assadeira sem untar, para aquecer. Com o rolo, abra as bolinhas de massa em círculos.( Na receita original, pede-se que aguarde mais dez minutos, mas só deixei o tempo do manuseio com a forma, pois não queria nenhum miolo. Para mim, foi suficiente). Polvilhe bastante farinha nas massas, retire a assadeira quente do forno e coloque os círculos. Leve ao forno novamente e aguarde até que estufem. O tempo varia, é preciso olhar de vez em quando. Tenha cuidado ao esticar as bolinhas, para que não se rompam, pois aí elas não estufam, embora assem normalmente. Assim que estufarem, retire do forno. Caso vá comê-los imediatamente, sirva com o complemento ou recheio de sua preferência. Caso contrário, coloque os pães ainda quentes em um saco plástico, empilhados um sobre o outro, sem fechar, até que esfriem. Feche o saco e guarde em geladeira, se for o caso. Eles podem ser aquecidos direto na boca do fogão, grelhados com um pouco de azeite ou comidos frios, são deliciosos e práticos!

********************************************************************************
Para saber mais:

Brasil no Prato - apresentado por Carla Pernambuco e convidados. Jornalista, dona de restaurante, blogueira e muito mais, esse programa é uma verdadeira aula, gostoso e explicativo. No canal Bem Simples, da Sky.

Pães - Receitas passo a passo de pães doces e salgados, focaccias, pizzas e outros - Emmanuel Hadjiandreou, Publifolha




2 comentários:

  1. Ola Patrycia, adorei conhecer seu blog, adoro comidas árabes. Moro em Goiânia mas fui criada em RBR. Parabéns adorei seu blog, grande abraço.

    Raquel Fonseca Lima

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel,

    Fiquei muito feliz com o seu comentário. Aqui as comidinhas árabes fazem parte da nossa cultura, estão presentes no dia a dia, de forma harmônica. No Tucumã (bairro da Capital) tem um lanche que vende desde o churrasquinho e o sanduíche, ao quibe, pastinhas e pão, charutinhos e outros comes árabes, por sinal muito bons. Passe sempre por aqui, é um prazer, obrigada,
    Patrycia

    ResponderExcluir