domingo, 27 de janeiro de 2013

PARA OS DIAS DE CHUVA




A essência caseira de emburana de cheiro e mais atrás, a de baunilha (fava), ambas com vodka...


Um dia desses, ao folhear um livro da coleção Claudia - Cozinha Regional Brasileira, da Abril Coleções, deparei-me com uma receita do falecido chef Paulo Martins, do Pará,  um dos grandes responsáveis pela divulgação da cozinha amazônica Brasil afora. A receita era doce, de madalenas em calda de cumaru. Madalenas, para mim, são pequenos bolos ou quadrados de bolo imersas em calda de maracujá, que é uma das coisas que minha mãe mais gosta de comer. Fiquei curiosa, pois levava emburana, ou emburana-de-cheiro, ou cumaru-de-cheiro e mais um sem-número de nomes.
Fui ao mercado (Novo Mercado Velho, assim mesmo) e na banca das ervas e sementes procurei pela semente. A mocinha que me atendeu mostrou dois pequenos pacotes, um com cascas, mais suave e o outro, com as sementes, de cheiro mais forte. Fiquei inebriada. Comprei um pacotinho de sementes e resolvi fazer um extrato caseiro: um com água, como manda o livro e outro com vodka. O cheiro das sementes é delicioso e coloquei aproximadamente quinze delas em duas garrafinhas, há uns dez dias atrás.
Estão ambas na geladeira, com o líquido já bem escuro. Utilizei uma colher de sopa das sementes imersas em água no leite em que mergulhei fatias de brioche para fazer uma rabanada (vou postar a receita mais na frente). O perfume é fantástico, mas é bom não exagerar, pois fica bem forte. Ela é bem comum no Nordeste, usada em remédios para bronquite.

Resolvi experimentar no bolo e hoje, com o dia menos quente, nada melhor do que chocolate. Como resolvi voltar a estudar inglês, o escolhido foi o brownie, receita tipicamente americana, que forma uma casquinha na parte de cima e é cremoso por dentro, bem macio. Se você deixar passar o ponto, vira um bolo de chocolate denso e saboroso, mas não será mais brownie. A receita que eu utilizo saiu publicada na Revista Gula há muito tempo atrás, não lembro qual edição. Utilizei nozes e coloquei uma colher de sopa do extrato (se é que posso chamar assim) caseiro de cumaru de cheiro (ou emburana).

Aumentei um pouquinho o chocolate, por pura preguiça de medir a quantidade exata e o bolo ficou ainda mais cremoso, principalmente no meio. Não marquei o tempo de forno, mas utilize o forno moderado pré-aquecido e após uns 20 minutos, enfie a ponta da faca no centro. Se estiver muita líquido, deixe mais um pouco, pois o tempo varia de um forno para outro, por isso nunca dou tempo de cozimento.
 Ao contrário dos bolos comuns, a massa no ponto correto ainda deverá estar grudenta, não crua, quando você fizer o teste. Desligue o forno, retire o bolo para interromper o cozimento e aguarde esfriar para fatiar. Experimente com uma bola de sorvete de creme e uma calda quente de chocolate, como sobremesa, ou com uma xícara de café. Minha amiga Sandra devorou alguns pedaços e aprovou!

BROWNIE (Receita da Revista Gula, adaptada)

Ingredientes

6 ovos grandes em temperatura ambiente
2 1/3 xícaras de chá de açúcar refinado (você também pode usar o demerara)
300g de chocolate meio amargo, picado
200g de manteiga
1 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de extrato caseiro de cumaru (emburana)
nozes picadas, castanhas ou avelãs, a gosto (opcionais)
caso não tenha o cumaru (emburana), pode usar 1 colher de chá de extrato de baunilha ou 1/4 de fava (as sementinhas de dentro, raspadas)
Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e reserve. Misture os ovos inteiros com o açúcar, acrescente a mistura de chocolate com manteiga já fria, a farinha de trigo e as nozes ou castanhas, se usar. Acrescente a essência de emburana de cheiro ou baunilha. Misture todos os ingredientes apenas para homogeneizar a massa. O brownie não precisa de fermento. Arrume numa assadeira retangular e leve ao forno moderado. Fique atenta (o), pois o bolo deve ficar ainda cremoso no centro. Espere esfriar para cortar, não aconselho que desenforme, pois a casquinha de cima é muito frágil e dá beleza ao bolo. Bom apetite!

Algumas definições, artigos e receitas para emburana podem ser vistas aqui:
(Não deixe de acompanhar o ótimo blog de minha querida amiga Neide Rigo, o come-se, com suas ótimas matérias, cujo endereço está aí em cima.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário