domingo, 13 de janeiro de 2013

PARA GOSTAR DE COMER


O linguado, já pronto. Ao servir, coloque em volta o molho de leite de coco e dendê. O caldinho de tomate levemente engrossado vai numa molheira à parte.


Prometo, ainda faço um curso de fotografia. Primeiro, porque adoro e segundo, para deixar as fotos do blog mais apresentáveis. Se eu pudesse retransmitir por imagem o perfume, o sabor, a delicadeza de algumas comidas, confesso, ficaria bem contente. Na semana passada, fui surpreendida com um lindo café da manhã por ocasião do meu aniversário. Meu maridinho conseguiu até mesmo levar meus pais, meus filhos e alguns amigos do meu antigo trabalho e junto com meus colegas atuais, a quem sou grata, tomamos café na Tentamen, que faz parte do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade. Portanto, muito obrigada pelo carinho e delicadeza de todos. 

Era na Tentamen que aconteciam os principais bailes de antigamente. Lá meus pais frequentaram muitas festas e também era lá, que eu, pequenina e envergonhada, me escondia embaixo das mesas nas festas de carnaval. Hoje o prédio, após revitalizado pelo Governo do Estado, faz parte da FEM - Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, onde trabalho. Entre outras atividades culturais, está disponível para a comunidade, mediante agendamento e pagamento de uma pequena taxa de utilização e está sempre com a agenda cheia. 

Não fizemos festa em casa. Na sexta, véspera do meu aniversário, recebemos alguns amigos para colocar a conversa em dia. Como eles saíram após a meia-noite, ganhei o segundo parabéns para você do dia e no sábado, minha querida e barulhenta família, ou melhor, uma pequenina parte dela, veio almoçar comigo.

Gostaria imensamente de ter feito uma grande festa, para agradecer por tantas coisas boas que vão acontecendo na vida da gente e que às vezes, parecem tão banais que nem damos a devida importância. E, que fique claro: isso não é o jogo do contente da Polyana, é só uma constatação. Afinal, ter uma família amorosa e amigos queridos para estar perto é tão importante, tão necessário que deveríamos estar comemorando o tempo todo.

É assim que eu me sinto. Aos quase cinquenta anos, ainda tenho fôlego e alegria para mais cinquenta, quem sabe. Talvez, pudesse relaxar mais, deixar a vida correr mais levemente. Quem sabe, eu consiga um dia, não perdi as esperanças. E, inaugurando um novo cardápio aqui em casa, experimentei esse peixe, muito simples e saboroso. Como queria comer logo, precisei fazer com o peixe que tinha em casa, um linguado congelado.

Mas, o sabor é delicioso. A receita vem de um médico cardiologista de Ribeirão Preto, que largou o ofício para se dedicar apenas às panelas. O nome dele é João Roberto Pereira da Silva e ele tocava o restaurante La Pyramide, no mesmo local. Hoje, ao pesquisar o restaurante para colocar o endereço, descobri que o mesmo fechou em 2010 e seu dono dedica-se agora à consultoria na área e outras tarefas. A receita original foi publicada na Revista Casa e Comida, n.3, de fev/mar/2010. Aqui em casa, precisei improvisar, pois não tinha tomate fresco nem robalo, que foi o peixe utilizado por ele. Mesmo com ajustes, o prato foi aprovadíssimo por todos.Faça, você não vai se arrepender!


O peixe com o leite de coco e o dendê em volta e o molho de tomate por cima, pronto para ir ao forno...

Linguado ao Leite de Coco e Dendê

(Adaptado da receita original de João Roberto P. da Silva, do La Pyramide, publicada na revista Casa e Comida n. 3, de fev/mar de 2010) 

Ingredientes

Para o peixe

600g de filé de linguado (Ou outro peixe de sua preferência)
1 vidro de leite de coco, de 200ml
3 colheres de sopa de azeite de dendê
sal e limão

Para o molho de tomate

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dentinho pequeno de alho, batido com uma pitada de sal
1 lata de tomates pelados, com o molho, bem picadinho
2 raminhos de manjericão fresco, ou a gosto, sem os talos (aproximadamente 20 a 25 folhinhas não muito grandes)
1 pimenta dedo de moça, picada, sem as sementes
1 pitada de sal
3 colheres de chá de açúcar para corrigir a acidez (que me perdoem os puristas, mas foi necessário)
2 colheres de chá de amido de milho
1/4 xícara de água

Modo de Fazer

Para o peixe

Lave o peixe em água corrente (após descongelado), e deixe de molho em água com limão por dois ou três minutos. Após esse tempo, lave novamente, escorra e salgue de um lado só, com um pouco mais de sal do que o necessário, mas não demais. Reserve por dez minutos. Após esse tempo, lave ligeiramente para retirar o excesso de sal, escorra e seque com papel toalha ou um pano de prato limpo. Arrume os filés em uma assadeira (ou pirex), untada com azeite de oliva. Distribua o leite de coco entre os filés, sem derramar por cima e faça o mesmo com o azeite de dendê, em fio. Reserve.

Para o molho de tomate  

Coloque o azeite de oliva numa frigideira, junto com o alho batidinho e deixe fritar um pouco, sem dourar. Acrescente os tomates picados, com o molho, uma pitada de sal e ajuste com o açúcar, provando para que não fique ácido. Se precisar, acrescente mais um pouquinho de açúcar. Acrescente a pimenta dedo de moça picadinha e o manjericão fresco picado. Deixe ferver um pouco, prove e ajuste o sal. Desligue o fogo. Peneire os tomates numa tigela e reserve o caldo. Por cima de cada filé, já na assadeira, acrescente montinhos de tomate. Leve ao forno moderado, até borbulhar e o peixe estar cozido, o que não demora muito, de 15 a 20 minutos, a depender do forno. Retire a assadeira do forno e reserve. Coloque o caldo de tomates peneirado numa panelinha, acrescente amido de milho dissolvido na água e deixe engrossar um pouco. Prove e ajuste o sal e a acidez, se necessário. retire os filés da assadeira com cuidado, colocando-os no prato de servir, com o molho de coco e dendê em volta. Sirva com arroz branco e o molho de tomate peneirado, à parte. Delicioso!

(Na receita original, foi usado robalo e tomate fresco, ao invés do de lata) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário