domingo, 6 de setembro de 2015

E PORQUE ONTEM FOI SÁBADO

O bolo pronto, com a calda fria de limão siciliano...

Com geleia de abricot e cognac da marca Queensberry...

Com geleia caseira de morango...


O que fazem as lindas músicas com a nossa memória? Atravessam fronteiras e espaços, voam céleres por cada pequeno labirinto, até os mais escondidos e distantes e resgatam momentos esquecidos, lembranças cheias de luz e vigor...e digo isso porque a cada vez que me pego pensando nos sábados de cada semana, imediatamente me vem na cabeça uma canção, que há muitos anos não ouvia.

Nem mesmo sabia que ela tinha sido gravada. Eu a conheci através de um de seus compositores, responsável pela letra, há quase trinta anos atrás. Ainda grávida do meu primeiro filho, morava no Ceará, para onde tinha me mudado recentemente. Não lembro de muitos detalhes, mas do sorriso alegre dele e de sempre cantarolar essa música, que aprendi a gostar imensamente, por ser divertida e contrapor valores de uma forma bem lúdica.   

E ontem, quando resolvi aproveitar uns limões sicilianos dando sopa aqui por casa, lembrei da música...porque era sábado! E resolvi arriscar uma procura na santa internet, que me mostrou algumas gravações e numa delas está nosso amigo, que talvez, trinta anos depois, nem lembre mais de mim. Mas a sua voz forte e a irreverência filosófica sobre os sábados e os bêbados...estão lá!

Então, para Marcus Dias (autor da letra) e Isaac Cândido (autor da música), esse bolo de limão vai ajudar a recuperar o sábado, mas com um toque cítrico bem pronunciado. Se quiser, acompanhe com uma colherada de geleia de morango caseira ou um dos lançamentos recentes da marca Queensberry, a geleia de abricot com cognac, ou outra de sua preferência. Com uma bela xícara de chá ou um espresso, deixarão o seu domingo perfeito!
  

Bolo simples de limão siciliano

Ingredientes

Para o bolo

175 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
02 xícaras de açúcar refinado
01 pitada de sal
03 ovos inteiros, em temperatura ambiente
03 xícaras de farinha de trigo (usei farinha italiana, que é bem mais leve do que a nossa. na falta, substitua 1/2 xícara da farinha por amido de milho), peneiradas após medidas
01 pote de iogurte natural integral despejado em uma xícara de chá e completado com leite até a borda
1/4 de xícara de chá de leite 
1/4 de xícara de chá de suco de limão siciliano
Raspas de limão siciliano a gosto (cuidado na hora de fazer as raspas, para que não venha junto a parte branca)
01 colher de sopa de fermento químico para bolo

Para a cobertura

Suco de 01 limão siciliano
Açúcar de confeiteiro a gosto, até formar uma calda grossa (prove para verificar o sabor e seu gosto pessoal, acrescentando mais ou menos açúcar)

Modo de fazer

Para o bolo

Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio. Acenda o forno na temperatura de 180 graus. Numa tigela ou batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até virar um creme. Coloque a pitada de sal. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Numa tigelinha, coloque a mistura de iogurte e leite, o restante do leite puro e o suco de limão. Misture e vá colocando na massa, alternando rapidamente com a farinha (ou a mistura de farinha com amido de milho). Isso não deve demorar, para que a massa não fique dura. Acrescente as raspas de limão e o fermento e misture rapidamente. Coloque imediatamente na forma, dê algumas batidas para tirar o ar e leve ao forno. Após vinte e cinco a trinta minutos, vire a forma para que asse por igual. Após assado, retire do forno e aguarde esfriar um pouco. Desenforme e aplique a cobertura. Sirva puro, com chá, café ou chocolate ou acrescente uma geleia de sua preferência.

Para a cobertura

Numa tigelinha, misture o suco de limão com o açúcar de confeiteiro a gosto, até virar uma calda grossa. Assim que desenformar o bolo, despeje a cobertura com uma colher, decorando a gosto. Pode se quiser, enfeitar com frutas secas ou nozes/castanhas.


******************************************************************
Para conhecer o ótimo trabalho do Isaac Cândido e Marcus Dias e ouvir uma das minhas preferidas músicas, acesse:


https://www.youtube.com/watch?v=RMf9uvcAHwg

https://www.youtube.com/watch?v=ZjzRBPQoOGU

https://www.youtube.com/watch?v=m4y3wnXDl5A

Nenhum comentário:

Postar um comentário