sábado, 6 de setembro de 2014

SAÚDE É BOM

O xarope pronto para beber, com um pauzinho de canela e um pedacinho de anis para dar mais sabor...


Estou há uma semana com uma gripe chata, tosse seca e muita falta de ar. Nem fome sinto, estou com uma ''antoja" (enjôo)  de mulher grávida,  nem consigo sentir o cheiro da chamada comida de panela. Sorte que saltenha,  suco de cupuaçu e brócolis assado com alho e azeite tem entrado bem. E suco de graviola e de maracujá também,  junto com remédios,  nebulizações, chá de jatobá,  lambedor caseiro e uma boa dose de paciência. Fruto do tempo extremamente seco aqui pelas minhas bandas, aliado à fumaças de queimadas inclusive dos lixos domésticos que alguns vândalos e vândalos da saúde alheia insistem em praticar.

Mal sabem eles e elas que vivemos no mesmo planeta e que essas práticas de queimar folhas secas e galhos atingem a todas as pessoas indistintamente, a não ser que se pegue rápido o próximo vôo para a Lua ou para Marte. Como essa possibilidade está longe até mesmo da minha lista de desejos, sigo como posso aqui na Terra, lutando para não ficar sem fôlego. por isso, dou aqui minha receitinha de lambedor, muito simples, até porque tinha poucas coisas em casa, mas você pode acrescentar muitas outras ervas e raízes, a gosto.

O mais importante é que além de aliviar os sintomas, esses remedinhos me remetem a uma infância de acolhimento, onde minha mãe, apesar de farmacêutica formada, jamais deixou de nos dar um bom banho de ervas fervidas e cheirosas quando estávamos gripados. Lambedores docinhos e perfumados também tinham presença garantida em nossa casa e eu adorava percorrer os quintais das vizinhas pedindo plantas e ervas, raízes e cascas sempre que era preciso.

Para as dores de barriga tão comuns naquele tempo de fartura de fruta no pé e amendoim confeitado,  nada como um chazinho de folhas de laranjeira, colhidas no quintal, com muito cuidado para não deixar os dedos entre aqueles espinhos compridos. O chá era sempre acompanhado de torradas finíssimas para não pesar nos estômagos já comprometidos e vinha numa bandejinha acompanhado de muita atenção, tudo que a gente queria, afinal ficar doente dava status entre a meninada daquele tempo. Então, aproveite e faça uns vidros do lambedor para doar aos amigos e amigas, que tenho certeza, nesta época do ano, estão provavelmente atacados do mesmo mal e vão adorar o carinho. O meu já foi levado para meu irmão caçula, experimente!

Lambedor simples


Ingredientes

03 xícaras de água
1 1/2 xícara de açúcar ou mais um pouco, se quiser mais em ponto de xarope. (Essa proporção de água e açúcar deixará o lambedor mais fininho. Caso queira mais encorpado usar 1 medida de água para duas de açúcar).
02 galhos grandes de malvarisco, com as folhas
01 colher de chá de sementes de erva doce
01 pauzinho de canela
02 cascas pequenas de jatobá
01 dentinho de alho
01 pedaço pequeno de gengibre
Folhas de hortelã, a gosto
01 anis estrelado (opcional)
02 folhas de limoeiro (opcional)

(Você também pode acrescentar agrião, angico, cebolinha branca, mastruz, romã, entre outros)

Modo de fazer

Numa panela, coloque a água e o açúcar e os demais ingredientes, bem lavados. Podem ser acrescentados alguns ingredientes além dos listados acima e até outros que você prefira. Deixe ferver bem até virar um xarope fino. Espere esfriar, coe e coloque em um vidrinho. Tome algumas colheradas ao dia.

Observação: não deve ser consumido por diabéticos, em virtude da quantidade de açúcar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário