domingo, 24 de agosto de 2014

MINHA PRIMEIRA RECEITA

Bolinho de banana comprida, recheado com costela desfiada e queijo, acompanhado de vinagrete de castanha do Brasil...hummmmmmm!


Os bolinhos prontos para fritar...

A banana comprida, já cozida e sem sementes, com um pouquinho de manteiga, antes de virar massa de bolinho...


Não sei se toda cozinheira ou cozinheiro sabe exatamente quando produziu sua primeira receita. Eu sei. Devia ter uns quatro para cinco anos, acho que no meu aniversário de cinco anos. Encasquetei de fazer para o meu pai um suco de banana comprida (banana da terra, em outras paragens). Amassei a banana com as mãos, coloquei em um copo, juntei água e açúcar e ...voilá! Ali estava pronto para beber o primeiro suco de banana comprida de que se tem notícia. Meu pai demonstrou todo o seu enorme amor filial: mesmo com os protestos débeis da minha mãe, tomou, ou melhor, comeu o suco todo e eu fiquei muito feliz.

Ainda lembro dos pedaços de banana soltos no copo com água e só muito, muito tempo depois fui ter a exata dimensão da prova a que tinha submetido meu pai. Que, é claro, foi aprovado com honra e mérito. Nunca mais fiz coisa semelhante. Daí para a frente, só lembro mesmo de outro episódio curioso: é que de tanto gostar de manteiga, quando era pequena, costumava passar quantidades absurdas dentro do pão. Até que um dia, ao me preparar para comer um pedaço de pão fresquinho, imaginei que se ficava tão bom cheio de manteiga, poderia ficar ainda melhor se eu passasse um pouco dela também por fora, ensaboando o pão. Bem pensei, melhor fiz.

O resultado veio rápido: criei uma tal aversão por manteiga a partir do episódio que não aguentava nem mesmo ver ou sentir de longe qualquer cheiro da dita cuja, ficava completamente embrulhada. Passei mais de sete anos para recuperar o meu amor por manteiga, mas desta vez sem os exageros da paixão. Um amor já maduro e bem, bem mais equilibrado. Mesmo assim, não me dêem margarina para comer. Ou tudo ou nada. A mesma coisa digo do adoçante. Não tenho nenhum problema para comer qualquer coisa sem açúcar, do café (que aliás prefiro forte e sem) à limonada, mas por favor, nada de adoçante para mim. Claro, quem gostar ou preferir, com todo o respeito, nada contra. 

Preciso urgente fazer uma boa dieta. Estou me conscientizando devagar que caldo de galinha e prudência nunca fizeram mal à ninguém, então, melhor diminuir com muita dor os pães e o doce de leite escuro do que estourar as taxas de glicose e colesterol. Mas isso é um processo e embora eu esteja apenas com sobrepeso, minha cabeça precisa emagrecer primeiro, claro. Nem tanto pela estética, embora ela seja importante, mas pelo processo de saúde em si. Caldo de galinha número dois: exercício físico, de qualquer tipo. Então, atenção, mes amis, as receitinhas não serão light mas eu pretendo reduzir um pouco o prejuízo. Equilíbrio, equilíbrio, simples assim.

Portanto, para lembrar do ingrediente com o qual executei meus primeiros passos na cozinha, pensei em um bolinho de banana comprida recheado de costela cozida e desfiada.  Para os que podem comer alguma fritura, é claro. Mas não se preocupem tanto: a costela teve sua gordura praticamente retirada, para minimizar o quitute frito. De qualquer forma, uma delícia. Experimente com um bom suco de cupuaçu ou com a bebida de sua preferência e depois me diga se valeu a pena! 

Ingredientes

Para a costela

1,350 kg de costela bovina (peso com pele e gordura. Retire o máximo possível de ambos antes de temperar).
Sal, alho, cominho, sementes de coentro, pimenta do reino, colorau e vinagre a gosto para a vinha d' alhos

Modo de fazer

Corte e tempere a costela a gosto. Deixe no tempero de um dia para o outro, ou por umas duas horas, na geladeira, virando de vez em quando. Sele os pedaços em uma frigideira grande, com um pouquinho de óleo, de todos os lados. Desligue o fogo, passe-os para uma panela ou panela de pressão, acrescente água e cozinhe até que fiquem macios. Se precisar, ajuste o tempero e vá colocando mais água, se necessário. Reserve numa tigela, espere esfriar e leve à geladeira, para que a gordura ainda presente se solidifique. Retire a tigela da geladeira, remova toda a gordura e desfie a carne. Separe o caldo para outra preparação. Se desejar, refogue-a após desfiada com um pouquinho de alho e cebola, retirando o caldo. Reserve para o recheio. 

Para a banana comprida (ou da terra) 

Ingredientes

02 bananas compridas 
Sal
02 colheres de chá de manteiga

Modo de fazer

Corte as bananas com a casca em pedaços, retirando as pontas. Coloque para cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal, mais ou menos uma colher de chá. Após estarem cozidas, escorra-as bem, retire as cascas, corte ao meio para retirar as sementes, coloque a manteiga e amasse bem com um garfo. Reserve.

Para o bolinho

01 receita de costela conforme explicado acima
02 bananas compridas cozidas e amassadas conforme explicado acima
02 colheres de sopa de farinha de trigo
Queijo mussarela de bolinha cortado em pequenos pedaços, ou outro de sua preferência
01 ovo batido
Farinha de rosca o quanto baste
Farinha de trigo o quanto baste 
02 colheres de sopa de farinha de castanha (opcional)
Óleo de boa qualidade para a fritura

Modo de fazer

Separe os ingredientes para o bolinho. Coloque numa tigela a banana já amassada com a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. Caso fique ainda muito úmido, coloque mais uma colher de farinha. Reserve. Em um prato, coloque o ovo batido e reserve. Proceda da mesma forma com a farinha de rosca e com a farinha de trigo. Com esta última, se desejar, acrescente um pouco de farinha de castanha e misture, mas é opcional. Por último, coloque a carne desfiada em uma tigela e o queijo de sua preferência em outra.(Usei mussarela de bolinha, bem macia). Pegue uma porção da massa de banana e achate-a na palma da mão. Caso ainda esteja úmida demais, passe levemente na mistura de farinha de trigo e farinha de castanha, apenas para facilitar na hora de enrolar. Recheie com uma porção da carne desfiada, coloque o pedacinho de queijo, feche e enrole, como se fosse um brigadeiro. Passe na farinha de trigo (ou na mistura desta com a farinha de castanha), no ovo batido e depois na farinha de rosca. Arrume todas as bolinhas em uma bandeja e frite-as aos poucos em óleo não muito quente. Escorra-as e sirva com o vinagrete de castanha. Delicioso! (Esta quantidade rendeu aproximadamente doze bolinhas grandes e sobrou ainda do recheio de carne).
 
Vinagrete de castanha do Brasil


03 colheres de sopa de azeite
01 colher de sopa de vinagre
01 colher de sopa de farinha de castanha (bater a castanha crua no liquidificador ou usar a farinha pronta vendida sob encomenda, da empresa Miragina. Veja em http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2014/08/emocao-e-sobremesa.html)
Sal a gosto

Modo de fazer

Numa tigelinha, misture o azeite e o vinagre e bata até emulsificar. Acrescente o sal e a farinha de castanha e sirva com os bolinhos. 

3 comentários:

  1. FICOU UMA DELÍCIA E MANDA MAIS RECEITAS EU AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário carinhoso, adorei! Passe sempre por aqui, será um prazer! Um abração!

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário carinhoso, adorei! Passe sempre por aqui, será um prazer! Um abração!

      Excluir