Os biscoitinhos, com e sem açúcar de confeiteiro, deliciosos a qualquer tempo... |
Se eu pudesse e se meu dinheiro desse, passava os dias testando receitinhas, embalando em belos pacotes e presenteando os amigos e a família. Nada é mais prazeroso que fazer um doce, uma geléia ou um biscoito, colocar numa embalagem bonita, fazer um laço de fita e presentear. Não tem ganhador de um mimo desses que não se sinta especial, acarinhado e abra um sorriso enorme no rosto. E isso é muito bom.
Portanto, lá vai mais uma receitinha fácil, deliciosa e que rende bons presentes. Quem me deu essa receitinha foi minha amiga Raquel, colega da Caixa em Fortaleza, há muitos anos atrás. Sempre foi um dos biscoitinhos favoritos dos meus pequenos e porque não dizer, meu também. Por isso e porque eles estão longe, acabo de remeter-lhes uma fornada, muito bem embalados para que não se quebrem, pois são muito delicados. Se não quiser, não precisa colocar o queijo ralado, mas ele dá um gostinho especial à massa. Compre um parmesão de boa qualidade, ajuste o sal e se prepare para os elogios, ele derrete na boca! Bom apetite!
Biscoitinho da Raquel
Ingredientes
360 a 370 g de farinha de trigo, mais ou menos 03 xícaras de chá rasas (pode ser que se use um pouquinho menos, ou um pouquinho mais, a depender do teor de umidade da farinha)
150 g de goiabada firme, cortada em quadradinhos (ou mais, caso necessário)
30 g de queijo parmesão ralado (de preferência, na hora)
250 g de manteiga com sal, em temperatura ambiente
gema de ovo quanto baste, para pincelar, passada na peneira
1 pitada de sal, se necessário
Açúcar de confeiteiro peneirado, para passar os biscoitos (opcional)
Açúcar de confeiteiro peneirado, para passar os biscoitos (opcional)
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180 graus. Numa tigela, coloque a manteiga e o parmesão e misture. Comece a agregar a farinha, sem mexer demais. Pode não precisar de toda a farinha ou até mesmo necessitar de mais um pouquinho, em função do teor de umidade de cada uma. Não amasse demais, pois isso faz com que a massa fique dura. O ponto é de uma massa macia e bem maleável. Prove, mas não deve ser preciso colocar a pitada de sal, em função da manteiga e do parmesão, ambos salgados. Pegue uma pequena porção, faça uma bolinha e abra na mão. Coloque o pedacinho de goiabada e feche, dando um formato alongado. A quantidade de goiabada deve ser suficiente para que ao se misturar com a massa já assada, na boca, não fique doce demais. Arrume os biscoitinhos em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele os biscoitos com gema de ovo e leve ao forno por dez a quinze minutos, ou até assarem. Aguarde uns minutos, retire-os da forma e se quiser, passe-os em açúcar de confeiteiro. Deixe-os esfriarem bem, antes de guardar em um pote fechado ou saquinhos de celofane, para presentear. Aproveite, são deliciosos!