quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RISOTO DE PIRARUCU

O arroz no cozimento lento e o prato prontinho para o abate...


A  correria no final de semana me deixou muito pouco tempo para cozinhar e terminei não publicando nada nesse último domingo. Mas lembrei que fiquei devendo a mim mesma compartilhar no blog esta receitinha simples que só depende de bons ingredientes e um pouco de paciência para ficar deliciosa.

Se não tiver o arroz próprio para risoto, improvise com um de boa qualidade e diminua o tempo de cozimento, é claro, para que ele não fique empapado. O resultado é um prato único, leve, que só precisa de uma salada e um bom copo de vinho para acompanhar. Ou, no meu caso, água bem gelada. Experimente!

Risoto de pirarucu

Ingredientes

500 g de pirarucu dessalgado, desfiado (de preferência use o filé. Caso não encontre, após dessalgar, retire pele e espinhas)
02 xícaras de arroz carnaroli (italiano, próprio para risoto. na falta, substitua por um de sua preferência)
05 xícaras de caldo do prirarucu (ou um pouco menos, caso utilize outro arroz)
1/2 xícara de vinho branco
1/2 lata de tomates pelados, com o caldo
1/2 colher de sopa de manteiga fria
azeite
cebola picadinha, a gosto
alho picado, a gosto
Coentro e cebolinha picadinhos, a gosto
Sal
Água fervente
Chicória picadinha, a gosto (veja mais informações em
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Coentro-bravo . Na falta, use salsinha a gosto, bem picada) 


Modo de fazer

Numa panela larga, coloque azeite a gosto e refogue um pouco de cebola e alho, sem deixar queimar. Acrescente o tomate pelado em pedaços pequenos e uma pitada de sal. Junte um pouco de coentro, cebolinha e chicória (se não tiver, use um pouquinho de salsinha). Arrume os pedaços de pirarucu por cima do refogado, coloque água fervente para cobrir e deixe cozinhar um pouco, até o pirarucu ficar macio. Retire os pedaços de pirarucu da panela e reserve. Vá acrescentando mais água e temperos, de modo que o caldo fique bem saboroso. Se for necessário, acrescente um pouco de sal. Em outra panela, coloque 02 ou 03 colheres de azeite, acrescente cebola picadinha a gosto e 01 ou 02 dentes de alho amassados. Não deixe dourar. Acrescente as 02 xícaras de arroz carnaroli (ou outro de sua preferência) e refogue um pouco. Acrescente o vinho branco e mexa mais um pouco. Vá acrescentando o caldo fervente, aos poucos, sempre mexendo o arroz. Demora aproximadamente uns vinte minutos para ficar pronto. De vez em quando, prove o grão, ele deverá estar firme ao ser mastigado, ou seja, al dente. Não deixe cozinhar demais. O arroz deverá ser mexido continuamente, pois dessa forma libera o amido e o caldo vai ficando cremoso. Nos últimos cinco minutos ou um pouco antes de ele estar cozido, acrescente o pirarucu reservado e a chicória picadinha. Mexa bem. O arroz não pode ficar seco, deverá estar envolto em um pouco de caldo. Risoto é um prato que não espera. Assim que ficar pronto, acrescente a manteiga, mexa, desligue o fogo e aguarde 02 ou 03 minutos para servir. (Caso não use arroz italiano, que não precisa ser lavado, diminua a quantidade de caldo conforme o seu gosto e fique atento ao ponto de cozimento do arroz). Não utilize queijo parmesão, pois peixe e frutos do mar não combinam muito bem com ele. O uso da chicória ou mesmo a salsinha, além do tomate pelado, pode deixar o caldo um pouco ácido, nesse caso eu utilizo uma pitada de açúcar. Seu paladar é seu melhor conselheiro. Experimente, é uma delícia!  

Obs. 1: nos supermercados da cidade, é possível encontrar arroz próprio para risoto, de dois tipos: arboreo e carnaroli 

Obs. 2: O caldo deve estar sempre fervente e a manteiga no final deve ser colocada fria, para dar mais cremosidade ao prato.







3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Unknown,
      Se quiser, até pode colocar um tiquinho de parmesão junto com a manteiga. É que normalmente com peixe não é muito utilizado, mas nada impede que você coloque um pouco.
      Um abração e obrigada pelo comentário e leitura, passe sempre por aqui!
      Patrycia

      Excluir
    2. Olá, Unknown,
      Se quiser, até pode colocar um tiquinho de parmesão junto com a manteiga. É que normalmente com peixe não é muito utilizado, mas nada impede que você coloque um pouco.
      Um abração e obrigada pelo comentário e leitura, passe sempre por aqui!
      Patrycia

      Excluir