domingo, 22 de setembro de 2013

DIA DE CORDEIRO

As costeletas com a polenta...

O carré depois de pronto, aguardando o corte para ser servido...


O carré na marinada...



Prometo que ainda faço um curso de fotografia ou melhoro as fotos com as dicas dos amigos e amigas super-poderosas feito a Val Fernandes, o Diego Gurgel, a Talita Oliveira e a Rose Farias, prima querida. Enquanto isso, cabe a vocês acreditar que este lindo carré aí de cima ficou tão bom, que mesmo sem pretensão, resolvi postá-lo por aqui.

Graças ao aumento de investimentos do nosso Governo na área de ovinocultura, já podemos chegar nos supermercados locais e comprar cortes diversos de cordeiro, prontinhos para temperar, assar e servir. Ou fazer um belo ensopado ou o que mais a imaginação mandar. Por isso, quando olhei uns pacotes com esses carrés no ponto, não hesitei em comprar para experimentar. Claro, sempre se pode ir ao mercado ou ao seu criador de confiança e encomendar um belo carneiro caipira, digamos assim. 

Mas este provou ter sabor e praticidade e virarei freguesa. Segundo o mestre István Wessel, um dos maiores especialistas em carne no Brasil, a peça de cordeiro da forma como está nas fotos chama-se carré. Após o preparo e o corte, vira costeleta de cordeiro, que pode ser servida com acompanhamentos diversos. Segui as orientações dele para o preparo, o que resultou em costeletas úmidas, servidas com uma polenta fresquinha, salteada em chapa de ferro, uma delícia. Apesar do domingo ser reservado à massa aqui em casa, o que seria da regra se não tivesse uma exceção? Aproveite e bom apetite!

Costeletas de cordeiro com polenta

02 carrés prontos para o tempero, embalados a vácuo, descongelados ou a mesma peça fornecida pelo seu açougueiro
Azeite a gosto
Sal e pimenta moída na hora
Alecrim a gosto, fresco (se não tiver, use o seco)
01 taça de vinho tinto seco
Alho amassado a gosto
01 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
3/4 xícara de farinha de milho para polenta
01 colher de sopa de manteiga
3 1/2 xícaras de água
01 colher de chá de sal ou um pouco mais se desejar

Modo de Fazer

Para o cordeiro

Descongele a carne e arrume-a em um pirex. Numa tigela menor, misture o vinho, o sal, a pimenta, o vinagre, o alho e uma a duas colheres de sopa de azeite. Bata para misturar bem, derrame sobre a carne, virando-a para que o tempero penetre por igual. Acrescente o alecrim e vá virando os carrés de vez em quando, por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, coloque um pouco de azeite em uma assadeira, envolva os ossos dos carrés com papel alumínio e coloque-os com o osso para baixo, reservando o líquido da marinada. Polvilhe um pouquinho de sal e leve-os ao forno pré-aquecido, a 220 graus, por 10 minutos. Retire do forno, vire-os,  regue-os com uma parte do líquido da marinada e torne a levá-los ao forno por mais dez minutos. Regue novamente com a marinada, veja se a carne está firme ao toque e deixe por mais cinco minutos. Não deixe passar do ponto. Retire do forno, deixe descansar por cinco ou dez minutos, corte entre os ossos com uma faca afiada para formar as costeletas e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Na assadeira, coloque duas a três colheres de água e leve ao fogo, para aproveitar todo o molho. Deixe ferver e peneire por cima das costeletas, na hora de servir.

Para a polenta

Numa panela de fundo grosso, despeje a água e a farinha de milho e mexa bem, para dissolver todos os grumos. Ligue o fogo, acrescente o sal e a manteiga e mexa sem parar, até aparecer o fundo da panela. Despeje em pirex ou tábua untados e espere esfriar um pouco. Numa chapa de ferro, coloque azeite e deixe esquentar bem. Corte os pedaços de polenta e deixe saltear um pouco. Sirva com as costeletas. Bom apetite! 

**********************************************************************************
Para maiores informações: 

Frigorífico Annasara - cortes nobres - (68) 32282191/e-mail: frigorificoannasara@hotmail.com

Para acompanhar:

Carneiro - Ednardo - ouça em http://www.youtube.com/watch?v=WpXAqyNKvpE

2 comentários:

  1. Oi, querida Juciele,

    ficou uma delícia mesmo, vamos fazer lá em casa para alimentar mamãe e criança! Beijos,
    Patrycia

    ResponderExcluir