sábado, 17 de novembro de 2012

TORTA DA MEIA-NOITE


Torta de maçã e pera, feita à meia-noite, para comer lendo um bom livro...


Passei esses dias por uns probleminhas de saúde que andaram me tirando o sono. Já sei que não é nada grave, mas para relaxar, esperando o resultado de exames, me vali de livros leves e de um deles tirei a inspiração para esta torta, feita rapidamente sem medidas muito exatas e usando algumas frutas disponíveis na fruteira, que podem variar um pouco.  Chamei-a de torta da meia-noite, pois foi o horário em que ela foi ao forno, tendo sido degustada ainda morna, entre goles de café forte que me fizeram perder o sono de vez.
O livro é Vie de France, uma viagem culinária ao vale do Loire, de James Haller, cozinheiro e dono de restaurante em Portsmouth, EUA. Aos 60 anos, ele e um grupo de amigos resolveram passar alguns dias em um pequeno vilarejo no vale do Loire, na França sob a condição de que ele não cozinharia e é lá, mediante os ótimos produtos franceses, que ele resolve botar a mão na massa e fazer várias receitas simples e saborosas. Faça o mesmo e aproveite!
Torta da meia-noite
Ingredientes
Para a massa
1 xícara de manteiga, aproximadamente
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (colocar aos poucos, até a massa dar liga e ficar macia)
3 colheres de sopa de água gelada
Um punhado de açúcar, 1/4 de xícara aproximadamente
Uma pitada de sal, caso use manteiga sem sal
Para o creme do recheio
4 ovos batidos
2 colheres de sopa de vodca aromatizada com baunilha (se não tiver, pode colocar essência de baunilha a gosto)
100 ml de creme de leite
1/2 xícara de açúcar
Para as frutas
2 maçãs nacionais, maduras, descascadas e cortadas em fatias
2 peras descascadas e cortadas em fatias
2 colheres de sopa de manteiga
Modo de fazer
Numa tigela, misture a manteiga, o ovo, a água gelada e o açúcar. Vá acrescentando a farinha aos poucos e misturando até que forme uma massa macia, que possa ser aberta na forma. Como não fiz a torta com medidas exatas, pode ser necessário um pouquinho mais de farinha ou menos, por isso vá devagar. Reserve. Numa outra tigela, bata os ovos ligeiramente com um garfo, acrescente a vodca ou a essência de baunilha, o creme de leite e o açúcar. Prove e se precisar, ajuste com um pouquinho mais de açúcar. Abra a massa numa assadeira redonda, faça alguns furos e arrume as frutas cortadas em fatias. Por cima, despeje o creme e depois as duas colheres de manteiga, espalhadas pela torta. Leve para assar em forno moderado até que o recheio fique cozido e as frutas macias. Pode ser servida ainda morna, com sorvete, creme de leite batido com limão ou uma bela xícara de café. Bom proveito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário