sábado, 3 de novembro de 2012

CREME DE CHOCOLATE COM CASTANHA DO BRASIL


O creme, com lasquinhas de castanha tostada...


Vez por outra, minha sala é visitada por colegas de trabalho muito interessados em saber o que tem na pequena geladeira para beliscar. Mas, nas últimas tentativas, seja por falta de tempo ou de organização de minha parte, eles tem voltado de mãos abanando e com uma cara de surpresa:_Como? Não tem mais nada por aqui? E eu, de sorriso amarelo, nem tenho o que dizer com a ausência das geléias, do pão caseiro e do chutney, do queijo, enfim, das gulodices rotineiras.

Então, para começar a compensar e de novo reabastecer a geladeira, que tanto nos serviu em longas reuniões, já estou com os pães a crescer na bancada e nada melhor do que um creme tipo Nutella para acompanhar. A receita vem de um ótimo livro, cheio de pequenos achados, o Gifts da Cozinha, de Annie Rigg, Ed. Melhoramentos. Mas,  resolvi experimentar com castanha do Brasil, muito mais a mão do que as avelãs. O resultado foi maravilhoso! O sabor é delicado e para surpresa minha, suave. Pode ser comido puro, no recheio do bolo, na fatia de pão e onde mais sua imaginação mandar. Aproveite! 

Creme de Chocolate e Castanha do Brasil (ou do Pará, adaptado)

Ingredientes

75g de castanhas, levemente torradas, sem sal nem pele
100 ml de leite condensado
100g de chocolate meio amargo
1 a 2 colheres de sopa de óleo de castanha do Brasil (na falta, tente usar um óleo de boa qualidade, suave)
1 pitada de sal
3 a 4 colheres de sopa de água quente
lasquinhas de castanha tostada, para decorar (opcional)

(Obs: usei um pouquinho mais de leite condensado, óleo e água, apenas para ajustar o sabor. No original, o chocolate é amargo e o óleo de avelãs, mas usei chocolate meio amargo e óleo de castanha)

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque as castanhas em uma assadeira pequena até tostar levemente. Retire do forno e ainda quentes, esfregue-as com um pano de prato, para que as cascas saiam. Coloque no processador ou na falta deste, do liquidificador e bata até ficar um pozinho bem fino. Coloque numa panelinha o chocolate em pedaços, o leite condensado e o óleo de castanha (ou seu substituto) e leve ao fogo baixo até que o chocolate derreta. Mexa, acrescente à castanha no processador (ou liquidificador), bata um pouco, junte a pitada de sal e a água quente e bata até virar um creme espesso. Coloque em um pote esterilizado e após esfriar, consuma normalmente, com pão, torradas ou bolachas ou no recheio de bolo. É uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário