quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOVOS SABORES

A tarte de banana comprida, deliciosa...


Esta semana teve um sabor diferente. Recebemos aqui no Acre uma delegação peruana, da cidade histórica de Cusco, que nos presentearam com sua rica história, sua cultura, suas danças e sua culinária. Parte de uma integração que começa de fato a se desenhar entre Brasil, Bolívia e Peru, com o apoio do Governo do Estado, a I Semana de Cusco no Brasil teve de tudo um pouco: rodadas de negócios, seminário com eminentes catedráticos, antropólogos e historiadores, desfiles de roupas e bijuterias, companhia de dança, música e orquestra e é claro, como não poderia deixar de ser, a apresentação de uma gastronomia com produtos tão marcantes quanto deliciosos.

O jantar degustação, beneficente, foi um show a parte: desde tabule de quinoa com manga na entrada até a sobremesa, uma espécie de rosca frita, entre o nosso bodó e o churro, com um creme a base de quinoa e uma calda de chicha morada (a chicha morada é uma bebida, feita a partir de um tipo de milho escuro), um pecado! Não tirei fotos e nem tenho as receitas, mas fiquei tão encantada que já comprei quinoa no supermercado e já me arrisquei numa livre interpretação a fazer o tabule. Recomendo, é muito bom!



O tabule de quinoa em livre interpretação...

E, para não perder o costume, depois do tabule veio o surubim assado com alho, um arroz sete grãos com legumes, caldeirada de mandim fresquinhos do mercado com arroz branco e para rebater, uma tarte tatin. Mas, uma tarte tatin de banana comprida. Claro, esse festim com alguém pra lavar a louça, que eu não sou de ferro! Bom domingo a todos!



A caldeirada de mandim na panela de barro...


Tarte Tatin de banana comprida (ou da terra, ou pacovan)

Ingredientes

Para o caramelo (adaptado do livro de Alice Waters, A Arte da Comida Simples):

6 a 10 colheres de sopa de açúcar branco (a receita original pede 6 colheres, mas acrescentei aproximadamente 4 colheres de sopa de açúcar demerara. O caramelo deve cobrir o fundo da assadeira).

2 colheres de sopa de manteiga (mesmo com o aumento do açúcar, mantive a quantidade de manteiga, mas pode ser acrescentado mais uma colher).

Para a banana:

2 a 3 bananas compridas maduras mas ainda firmes, descascadas, cruas, cortadas em três pedaços, cada pedaço cortado em quatro, no sentido do comprimento (a quantidade pode variar em função do tamanho da forma ou das bananas). Deve ser suficiente para cobrir todo o caramelo.


Massa (adaptada da Revista Casa e Comida deste mês)

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga gelada
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de água gelada

Modo de fazer

Misture delicadamente os quatro primeiros ingredientes da massa. Após, acrescente a água gelada. A receita original pede de 1 a 3 colheres, mas nas duas vezes em que fiz, foram necessárias as três. Depende da farinha. Faça uma bola com a massa, deixe descansar uns minutos e reserve na geladeira. Pegue a forma (sem buraco no meio) e coloque o açúcar e a manteiga. Leve diretamente ao fogão e mexa devagar até formar um caramelo dourado. Tenha cuidado para não queimar. Reserve. Arrume os pedaços de banana por cima do caramelo, em círculo. Abra a massa reservada com um rolo entre duas folhas de filme plástico. Arrume a massa na assadeira ou forma, de modo a cobrir toda a área, por cima das bananas. Leve para assar em forno moderado, até a massa ficar dourada. Desenforme ainda quente, num prato de servir maior do que a forma, pois pode ter líquido do caramelo. Sirva com creme de leite azedado com umas gotas de limão ou puro.


Tabule de quinoa (livre interpretação)

Ingredientes

1/2 xícara de chá de quinoa real, mista em grãos (adquira em supermercado ou casas de produtos naturais)
1 xícara e meia de água
suco de 1/2 limão tahiti
1/2 cebola roxa, bem picadinha
pedacinhos de manga haden, a gosto
1 colher de sopa de mostarda
sal a gosto
folhas de alface

Modo de fazer

Coloque a quinoa em uma panela e acrescente a água. cozinhando por aproximadamente 10 a 15 minutos. Ela deve ficar macia, porém firme. Escorra em peneira, acrescente o suco de limão, a manga em pedacinhos, a cebola e o sal, misturando bem. Na hora de servir, se desejar, acrescente folhas de alface e coloque por cima um pouquinho de mostarda. Delicioso!

Veja mais informações sobre a chicha morada aqui:
www.culturaperuana.com.br/2011/?p=705

4 comentários:

  1. Oi Patricia, só de ler estas receitas ja fiquei com água na boca, vou tentar fazer as duas depois te conto o que saiu. Bj Solange

    ResponderExcluir
  2. Oi, Solange,

    muito obrigada, vou aguardar o resultado. Fiquei feliz de você ter gostado, fica mesmo uma delícia. Olha só, estou na dúvida, mas se você for a Solange Marinheiro, quero lhe dizer que a pimenta é M A R A V I L H O S A! Muito obrigada a você e ao Clerton. Se você não for a Solange Marinheiro, vale a pena ir atrás do molho de pimenta feito pelo marido dela, com batata, cebola, azeitona, um luxo só! Um beijão,
    Patrycia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostaria da receita do baião de dez, que foi a Sol que me indicou...
    obrigada Laura Cristina

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida,

    Na verdade é um baião de três (rsrsrsrs), mas você pode acrescentar quantos complementos quiser. A receita está no post publicado em julho, cfe. o link a seguir: http://mesanafloresta.blogspot.com.br/2012/07/baiao-de-tres-para-o-domingo.html

    Muito obrigada pela sua visita, volte sempre, um beijão!
    Patrycia

    ResponderExcluir