sábado, 28 de julho de 2012
quinta-feira, 19 de julho de 2012
NOVOS SABORES
A tarte de banana comprida, deliciosa... |
O jantar degustação, beneficente, foi um show a parte: desde tabule de quinoa com manga na entrada até a sobremesa, uma espécie de rosca frita, entre o nosso bodó e o churro, com um creme a base de quinoa e uma calda de chicha morada (a chicha morada é uma bebida, feita a partir de um tipo de milho escuro), um pecado! Não tirei fotos e nem tenho as receitas, mas fiquei tão encantada que já comprei quinoa no supermercado e já me arrisquei numa livre interpretação a fazer o tabule. Recomendo, é muito bom!
O tabule de quinoa em livre interpretação... |
E, para não perder o costume, depois do tabule veio o surubim assado com alho, um arroz sete grãos com legumes, caldeirada de mandim fresquinhos do mercado com arroz branco e para rebater, uma tarte tatin. Mas, uma tarte tatin de banana comprida. Claro, esse festim com alguém pra lavar a louça, que eu não sou de ferro! Bom domingo a todos!
A caldeirada de mandim na panela de barro... |
Tarte Tatin de banana comprida (ou da terra, ou pacovan)
Ingredientes
Para o caramelo (adaptado do livro de Alice Waters, A Arte da Comida Simples):
6 a 10 colheres de sopa de açúcar branco (a receita original pede 6 colheres, mas acrescentei aproximadamente 4 colheres de sopa de açúcar demerara. O caramelo deve cobrir o fundo da assadeira).
2 colheres de sopa de manteiga (mesmo com o aumento do açúcar, mantive a quantidade de manteiga, mas pode ser acrescentado mais uma colher).
Para a banana:
2 a 3 bananas compridas maduras mas ainda firmes, descascadas, cruas, cortadas em três pedaços, cada pedaço cortado em quatro, no sentido do comprimento (a quantidade pode variar em função do tamanho da forma ou das bananas). Deve ser suficiente para cobrir todo o caramelo.
Massa (adaptada da Revista Casa e Comida deste mês)
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga gelada
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de água gelada
Modo de fazer
Misture delicadamente os quatro primeiros ingredientes da massa. Após, acrescente a água gelada. A receita original pede de 1 a 3 colheres, mas nas duas vezes em que fiz, foram necessárias as três. Depende da farinha. Faça uma bola com a massa, deixe descansar uns minutos e reserve na geladeira. Pegue a forma (sem buraco no meio) e coloque o açúcar e a manteiga. Leve diretamente ao fogão e mexa devagar até formar um caramelo dourado. Tenha cuidado para não queimar. Reserve. Arrume os pedaços de banana por cima do caramelo, em círculo. Abra a massa reservada com um rolo entre duas folhas de filme plástico. Arrume a massa na assadeira ou forma, de modo a cobrir toda a área, por cima das bananas. Leve para assar em forno moderado, até a massa ficar dourada. Desenforme ainda quente, num prato de servir maior do que a forma, pois pode ter líquido do caramelo. Sirva com creme de leite azedado com umas gotas de limão ou puro.
Tabule de quinoa (livre interpretação)
Ingredientes
1/2 xícara de chá de quinoa real, mista em grãos (adquira em supermercado ou casas de produtos naturais)
1 xícara e meia de água
suco de 1/2 limão tahiti
1/2 cebola roxa, bem picadinha
pedacinhos de manga haden, a gosto
1 colher de sopa de mostarda
sal a gosto
folhas de alface
Modo de fazer
Coloque a quinoa em uma panela e acrescente a água. cozinhando por aproximadamente 10 a 15 minutos. Ela deve ficar macia, porém firme. Escorra em peneira, acrescente o suco de limão, a manga em pedacinhos, a cebola e o sal, misturando bem. Na hora de servir, se desejar, acrescente folhas de alface e coloque por cima um pouquinho de mostarda. Delicioso!
Veja mais informações sobre a chicha morada aqui:
www.culturaperuana.com.br/2011/?p=705
domingo, 15 de julho de 2012
AMIGOS...
O queijo Minas Frescal, com azeite e condimentos... |
Não posso dizer que estou sem tempo. Diria, isto sim, que continuo desorganizada para usar o que me resta entre meia-noite e seis horas da manhã, mas faz parte. Um dia darei aulas melhor do que qualquer manual sobre como planejar cada minuto do meu dia e quem sabe, ser mãe, mulher, profissional, cuidar do blog, ter amigos, ficar bonita e, o principal, continuar feliz, tudo ao mesmo tempo agora, com um lindo sorriso nos lábios, cabelo arrumadinho, unhas feitas e dieta em dia.
Mas, enquanto esse dia não chega, tento usar os conselhos do meu filho mais velho. Quando me vê muito aperreada, ele me diz: "Mãe, faça como Jack, o estripador, vá por partes..." Eu rio e tento seguir em frente e penso que mulheres são seres multidisciplinares, que trabalham em rede sempre, fazem dez coisas ao mesmo tempo e no meu caso, ficam às vezes à beira do caos.
Para que ninguém pense que os dias são todos iguais, ainda me recupero de uma pequena folga, onde retornei à Fortaleza, cidade onde morei por quase vinte anos e onde, além de familiares, deixei muitos amigos. Fiquei muito estressada tomando água de coco e comendo caranguejo na praia, mas considerem, alguém precisava passar por isso.
Reencontrar os amigos foi uma farra: não deu para ver todos, é claro, mas me diverti muito em cada encontro. Do jantar especial na casa do Prudente e Climene, aos dias na casa da Rosa, ao almoço na casa de Artemisa e Joaquim, arraial na Cleide, camarãozinho na Tia Néca e pequenos mimos culinários como a carne de sol caseira do seu Leão, tudo rendeu boas risadas e carinho, muito carinho.
Num desses encontros, reunimos uma parte da turma na casa do Válter, outro amigo querido. De repente, vê-los descascando alho, lavando arroz, picando temperos me encheu de orgulho, já que ninguém ali costuma cozinhar. Foram muitas histórias engraçadas e comida produzida para um batalhão, mas valeu a pena!
Parte da tropa, em breve descanso: Valter, eu, Roza, Rosinha e Gláuria |
Na casa do Valter, o anfitrião da noite... |
Forma com a calda dourada de açúcar para o pudim, que foi esfriado na geladeira... |
Os camarões antes de receber alho picado, para finalizar... |
As batatinhas com pimentas do reino e biquinho, alho, vinagre, sal e azeite... |
Queijo Minas Frescal com azeite, orégano e pimenta calabresa
Ingredientes
01 queijo minas frescal ou outro queijo fresco de sua preferência
orégano e pimenta calabresa a gosto
azeite de boa qualidade, a gosto
Modo de Fazer
Coloque o queijo em um prato de servir, corte em fatias sem separar. Regue com bastante azeite, inclusive entre as fatias. Polvilhe com orégano e pimenta calabresa a gosto e sirva com torradinhas.
Assinar:
Postagens (Atom)