terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PARTIDAS E CHEGADAS

As batatinhas, aqui com azeite e vinagre, sal, pimenta biquinho, alho, zimbro e pimenta do reino

Perdoem-me aqui os meus leitores, mas os últimos dias tem sido de uma correria só. É chegada a hora de ir desligando do emprego antigo e entrar inteira no emprego novo e isso demanda um tempinho. Quero agradecer muito aos meus antigos colegas, que continuam meus amigos e companheiros de batalha e todo o carinho com que me tratam. Quero agradecer aos novos colegas e amigos, que me receberam como a uma princesa, com sorrisos e abraços.
Poderia passar muitas horas falando desses momentos solenes em que sentimos que há uma mudança mais explícita na nossa vida: parece que o ar tem novo cheiro e as folhas ao sabor do vento voam em outra direção. Já fiz grandes mudanças na vida e em todas elas, apesar dos problemas não desaparecerem, colho sempre novas experiências e alegrias, novos amigos e relações. Aprendi, portanto, que depende mesmo de nós dar aquele passo inicial e dizer: posso mudar, há tempo.

Não desprezo os erros e acertos de ontem, mas estou sempre aberta para o que está por vir. Meu maridinho diz que sou otimista. Eu diria que sou apaixonada pela vida e pelas pessoas e não espero delas mais do que elas possam me dar. Às vezes, me surpreendo. Para o mais ou para o menos, mas isso faz parte. Também tenho minhas doses de rainha da Inglaterra e é preciso  humildade para reconhecer os erros.
Com tudo isso, quero dizer que estou feliz. Quero dizer aos meus amigos que estaremos sempre juntos, que tomaremos vinho e cerveja e faremos piadas. Quero dizer à minha família que os amo.  Quero dizer ao Carnaval, que está chegando, que será recebido com festas e purpurina, confetes e serpentina.
Portanto, a receita dessas batatinhas é para um desses momentos felizes, onde se reúnem os amigos e os sonhos, regados a boa música. Aproveitem!

Conserva de batatinhas
Ingredientes

1kg de batatinhas, com casca,  aproximadamente (na falta, pode usar a batata média, cortada em quatro pedaços). Caso use a batatinha pequena, fazer vários furos com garfo.
Água e sal, para cozinhar as batatas.
Azeite de boa qualidade, vinagre de maçã, pimenta biquinho ou dedo de moça, zimbro (opcional), alho, pimenta do reino, sal a gosto
Vidro de boca larga para despejar a conserva ou qualquer recipiente tampado (de preferência de vidro)

Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água e sal, até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Escorra-as reservando um pouco da água do cozimento e despeje-as de imediato na vasilha em que vai servi-las. Acrescente imediatamente o azeite, vinagre, alho fatiado (a gosto), grãos inteiros de pimenta do reino, várias colheradas de pimenta biquinho e um pouco do caldo da pimenta, grãos de zimbro, se usar, pitadas de sal e caso use a pimenta dedo de moça ao invés da biquinho, retire as sementes e coloque-a com parcimônia, pois ela é ardosa.
Esses temperos podem sofrer variação, a critério do freguês, bem como as quantidades. É importante colocar bastante azeite e vinagre, mas prove sempre.
Feito isto, tampe a vasilha até esfriar, sacudindo-a de vez em quando. Pode ser comida pura ou com pão, acompanhada de cerveja ou vinho. Dura até uma semana na geladeira, se sobrar.


6 comentários:

  1. ... E eu quero dizer para esta minha Rainha que eu amo essa sua forma de ser feliz com a vida, de me ensinar a compreender meus erros e, sempre, sempre, me oferecer saborosamente tanto companheirismo e amor... Além de pratos e comidas coloridos com as verduras, os legumes e as proteínas da alegria!
    Esse texto é de tanta gratidão...

    ResponderExcluir
  2. Meu querido companheiro,

    Eu é que agradeço pela convivência, pela paciência (às eu sou elétrica mesmo...) viver com você é um presente.
    Beijos,
    Patrycia

    ResponderExcluir
  3. Tanto amor desse casal! Primo, prima vocês são demais. Vou fazer essa receita. Por uma feliz coincidência comprei zimbro na feira e não sabia muito bem o que poderia fazer com esse tempero, além de joelho de porco.
    bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sandra,

    Muito obrigada, fico honrada! Dê uma amassadinha em alguns grãos do zimbro, fica mais gostoso. Vou publicar mais para a frente outra receita de conserva, desta vez com carne, onde você também usa o zimbro e fica maravilhoso! Passe sempre por aqui, vou adorar, prima, um beijão,

    Patrycia

    ResponderExcluir
  5. Cunhadaaaaa!!! Fiquei com água na boca. Massss... tem um detalhe, aqui no Acre tem Zimbro? (Perguntinha de cozinheira amadora que só conhece cheiro verde, pimentinha de cheiro...)RS. Bjs Amo esse Blog!

    Cibelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, cunhadinha,

      obrigada pelos elogios! Ainda não vi zimbro para vender aqui em Rio Branco, mas terei prazer em lhe ceder um pouco do que tenho. Acho que a Sonia consegue comprar em Brasília, na feira do Guará ou supermercado. Quanto à cozinheira amadora...e aqueles lindos bolinhos confeitados? Beijos

      Excluir