domingo, 20 de novembro de 2011

COMIDA DE PREGUIÇOSO?




A panela com os charutos pronta para ir ao fogo...




O charuto e verdurinhas, pronto para ser degustado...


Aproveitei o feriado do dia 02 e uma promessa de tempo mais fresco e iniciei os preparativos para o almoço, com uma bela panela de charutos. Prato único, não precisa de nada mais do que limão e pimenta para aquietar a fome mais persistente. Quentinho, com um belo molho de tomate e cebola por cima, era vendido pelas ruas de Rio Branco, quase sempre por algum garoto, que percorria as ruas de bairro e ia para as lojas e secretarias, onde era ansiosamente aguardado. 

O molho de pimenta ia ao lado e fazia parte do pacote. Lembro do meu primeiro emprego em um banco local e a hora mais aguardada do dia, quando a panela de charuto era avistada da janela...Comida de herança dos árabes que por aqui chegaram em tempos idos, sofreu as presumíveis adaptações: molho de tomate, folhas de couve, repolho ou vinagreira, além da chicória picadinha. 

Para os locais, nada de canela nem cardamomo.  As receitas variam um pouco, mas basicamente juntam arroz e carne moída, verdurinhas cortadas, limão, chicória, alho e pimenta, colorau, hortelã e na maioria das vezes, folhas de couve previamente aferventadas em água e sal. O recheio, bem amassado com as mãos, é então moldado na folha de couve, como um pequeno cilindro. As laterais são dobradas para dentro e depois basta enrolar o charuto sobre si mesmo, para que aguente o cozimento mais ou menos longo sem se soltar na panela. 

As cozinheiras mais antigas costumam colocar uma tampa com um peso ou panela com água para que eles não se soltem. Por cima, água fervente, limão, sal, molho de tomate a gosto, fatias de tomate, pimentão, cebola, chicória, salsinha a gosto. Tampa-se, leva-se ao fogo médio e quando a couve estiver macia, está pronto!

Há quem faça ainda um molho consistente de tomate e cebola, refogados em azeite, onde se junta molho de tomate e ao servir, acrescenta por cima do prato.
A brincadeira com o título é que, apesar de prato único, bem, dá um trabalhinho...mas o resultado compensa, experimente!  
                             

2 comentários:

  1. Tão bom que se volta àquela nossa cidadezinha com ruas ainda com capins, almoço na altura das árvores e uma vontade imensa de degustar mais e mais esses charutos tão bons para o respirar...

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA DA PATRYCIA:

    É verdade, nos remete a um tempo que não volta mais, mas pode e deve ser preservado...com os "quebes", a banana frita em rodelinhas vendida nos copinhos, com muito açúcar e canela e tantas outras gostosuras...
    Beijo pra você,

    Patrycia

    ResponderExcluir