As peras, na forma, depois do banho de vodka
O livro e o bolo já pronto
Os pontinhos pretos da baunilha e os pedaços de pera cozida na massa
Domingo é também dia de ler jornal com calma, cochilar depois do almoço e folhear revistas e mais revistas de culinária, livros antigos e novos, pesquisar receitas...Quando não estou muito cansada, a vontade é ficar testando comidinhas, experimentando pratos, assistindo programinhas estilosos, onde tudo é fácil e rápido. Na maior parte das vezes, é mesmo e de quando em vez, dou um pulo do sofá e meto a mão na massa.
A receita de hoje é do livro Cozinha de Bistrô, de Patrícia Wells, que tem outros livros publicados, todos ótimos. Tem história, receitas plenamente executáveis e o melhor, que dão certo. Como tinha peras maduras em casa, resolvi fazer um bolo, mais comida de alma impossível. Bom para comer tomando um chocolate quente ou um café passado na hora. Bom proveito!
*********************************
Quatre-Quarts Aux Poires
(Bolo Inglês de Pera - receita adaptada)
Ingredientes:
½ xícara de chá de açúcar baunilha (usei o açúcar e meia fava)
2 a 3 peras maduras (usei duas), descascadas, cortadas em fatias
7 colheres de sopa de manteiga sem sal (usei Aviação salgada)
2 ovos grandes
¾ xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de conhaque (usei vodka em infusão com baunilha)
1 forma de pão com 27cm, retangular
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 165 graus. Unte muito bem a forma de pão com manteiga e polvilhe 1 colher de sopa de açúcar. No fundo da forma, arrume as fatias de pera e regue com 01 colher de sopa da bebida. Em uma tigela, bata o açúcar com a manteiga até clarear, acrescente os ovos um por vez e bata bem. Acrescente a farinha, misture e depois coloque a colher de sopa restante de vodka. Misture tudo muito bem e coloque por cima das peras, nivelando. Leve ao forno até dourar e crescer ligeiramente. Ao esfriar, polvilhe com açúcar de confeiteiro, se desejar.
Parabéns pelo blog, está delicioso!
ResponderExcluirElaine Souza
Oi, Elaine,
ResponderExcluirObrigada, passe sempre por aqui, um abraço,
Patrycia