domingo, 12 de abril de 2015

DIA DE PEIXE

Arroz com azeite de jambu, surubim frito empanado na farinha de mandioca, farofa de jambu, gominhos de limão e um pouco do azeite temperado para enfeitar...




Peço desculpas, mas estou com várias postagens atrasadas aqui no blog. Estou em um longo tratamento para amenizar sequelas de uma Ler/Dort tão antiga quanto desaforada, um tempo bem corrido, cheio de afazeres prazerosos, e tenho cozinhado pouco, pois não posso me exceder de jeito nenhum. Se tem uma coisa boa que o tempo nos faz, é adquirir sabedoria para saber quando parar, ou melhor, quando diminuir.

Estou nesse exercício, o que nem sempre é fácil para mim, acostumada a fazer tudo ao mesmo tempo e agora, mas é preciso. Mas não me entrego. Então, é trabalho, fisioterapia, exercício para os pés, para o joelho, ombros e cotovelos. Pensaram que era só nos braços? Que nada, para quem gosta de muito, sofrimento pouco é bobagem, então também tenho esporão de calcâneo e mais alguns penduricalhos. Ou seja, de novo: não posso exagerar.



Assim, acompanhada da minha fiel escudeira Ivone, fui no sábado ao mercado e enchi-a de sacolas de compras, uma vez que não posso pegar peso: compramos açaí batido na hora e farinha de tapioca, surubim fresco, filé de pirarucu bem cheiroso, jambu, farinha de mandioca e gordas costelinhas de porco para o maridão. Uma farra só.

Logo cedo, no domingo, com muito cuidado, cortei verdurinhas  e preparei uma farofa com peixe que ficou uma delícia. Como não posso me esticar na prosa, passo a receita para que vocês façam em casa, aproveitando a semana santa que está na porta. Bom apetite!

(Esse post foi feito antes da Semana Santa mas não concluído. Resolvi manter o texto original)







Surubim empanado na farinha de mandioca, com farofa de jambu e arroz com azeite de jambu 

Ingredientes

Para o peixe

01 kg de surubim fresco, cortado em postas, já sem pele e espinhas
Sal e limão
Farinha de mandioca crua, batida no liquidificador, para empanar
Óleo para a fritura

Para o azeite de jambu

1/2 xícara de azeite extravirgem de boa qualidade
07 a 08 ramos de jambu fresco com talos, folhas e flores (desprezar os talos mais duros)

Para a farofa de jambu

01 colher de sobremesa de manteiga
02 colheres de sobremesa de óleo
01 colher de sobremesa de alho picadinho 
02 colheres de sobremesa de cebola bem picada
01 colher de sobremesa de pimenta vermelha doce bem picada (na falta, use pimentão vermelho picadinho)
01 colher de sobremesa de pimentão verde bem picado
03 colheres de sobremesa do bagaço de jambu batido com o azeite (depois de passado na peneira para retirar o azeite, sobra este bagaço)
01 maço pequeno de jambu (talos, flores e folhas), já lavado e seco
Sal e pimenta do Reino a gosto
Farinha de mandioca quanto baste (entre 1,5 a 2 xícaras aproximadamente. Não deve ficar seca demais, por isso coloque a farinha aos poucos. Talvez não precise colocar tudo).

Para o arroz

01 colher de sobremesa do azeite de jambu
02 colheres de sobremesa do bagaço de jambu
02 xícaras de arroz branco cozido

Para acompanhar

Gominhos de limão sem a casca nem a parte branca, a gosto
Azeite de jambu, a gosto

Modo de fazer

Para o peixe

Lave as postas e escorra. Numa vasilha, coloque as postas, um pouco de água e suco de limão e deixe por uns cinco minutos. Lave novamente e escorra. Coloque mais sal do que o necessário para temperar cada posta e deixe por dez minutos. Lave de novo, retirando o excesso de sal. Enxugue cada posta com papel toalha ou um pano de prato bem limpo e reserve. Passe cada posta na farinha de mandioca batida no liquidificador até empanar bem. Frite em óleo quente, poucos pedaços por vez. Escorra um pouco, de preferência em uma grade de metal e sirva com os acompanhamentos.

Para o azeite de jambu

Amorne muito levemente o azeite numa frigideira. Coloque o jambu e aguarde uns cinco minutos. Bata o azeite com o jambu no liquidificador, até ficar muito bem misturado. Coe o azeite e reserve em um vidro ou tigelinha. Aproveite o bagaço que sobrou na farofa e arroz. Obs: esse azeite fica com um tom de verde bonito, mas tem um sabor bem suave de jambu.

Para a farofa de jambu

Numa frigideira larga, coloque a manteiga e o óleo, em fogo médio. Acrescente o alho e a cebola e deixe dourar um pouco. Coloque a pimenta doce vermelha (ou pimentão), o pimentão verde e o bagaço de jambu. Deixe fritar um pouquinho. Acrescente o ma,o de jambu, sal e pimenta a gosto e deixe que ele murche um pouco, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, acrescente a farinha e vá mexendo até que fique os ingredientes fiquem bem incorporados. Desligue o fogo e reserve numa tigela até o momento de servir.

Para o arroz de jambu

Numa frigideira em fogo baixo, coloque o azeite e o bagaço de jambu. Acrescente o arroz cozido e mexa até incorporar bem. Reserve numa tigela até a hora de servir.

Para servir

Monte os pratos como a foto de cima ou coloque em travessas para os convidados se servirem. Acompanhe com gominhos de limão, o azeite reservado e, se desejar, uma boa pimenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário