domingo, 23 de dezembro de 2012

ENTÃO É NATAL...



O pato, com farofa e laranja...


Pela falta de tempo e outras faltas, consegui escapar um pouquinho da loucura que domina esses dias que antecedem o Natal e Ano Novo. Não que eu não goste. Apesar de saber que a neve está longe, adoro ver luzinhas acesas, votos de boas intenções, pacotes de presentes para lá e cá. Não consigo mais entrar na obrigatoriedade das “lembrancinhas”. Não consigo mais sair correndo, enfrentar filas e mais filas só para demonstrar carinho por alguém.

Hoje em dia, às vezes gasto algumas horas fazendo comidinhas e presentinhos para quem gosto. Nem sempre consigo tempo e disposição para fazer para todos. Então, dependendo do dia, do que vou fazer, vou aos poucos entregando uma geléia para um, uns biscoitos para outro, um pão ou bolo que em comum tem uma vontade imensa de dizer que foi feito carinhosamente, com toda a vontade de festejar a vida e a amizade.

Mas não me cobro mais por não conseguir fazer para todas as pessoas que gosto, que graças a Deus, são muitas. Estabeleci para mim mesma que como pretendo viver bastante, conseguirei dizer para toda a minha família e todos os meus amigos o quanto eles são importantes para mim. E o quanto aprendo com todos eles, de um jeito ou de outro. E de quanto percebo a cada vez mais e com mais clareza, talvez porque os anos vão passando, quantas imperfeições eu tenho.

Por isso, depois de um dia cansativo, resolvi postar aqui uma receita maravilhosa, que não foi produzida agora, mas do qual ficaram fotos e a vontade de fazê-la mais vezes, quem sabe ainda dá tempo esse ano? É uma receita do chef Claude Troisgros, exibida no programa Que Marravilha, do canal GNT². Apesar de parecer trabalhosa, não custa mais do que reunir os ingredientes e o que é melhor, o resultado é fantástico. Não economize no açúcar da calda, o pato não ficará doce. O sabor é delicado, amenizado pelo cointreau e pelo molho de soja.

 E, se não for pedir muito, aproveite para se encher de boas intenções e amor ao próximo nos demais dias do ano. Você vai perceber que de fato, “Gentileza gera Gentileza” [1].

Pato com laranja do chef Claude Troisgros (ligeiramente adaptado)

Ingredientes

Para o caldo de especiarias

3l de água
1,5kg de açúcar
6 cravos
6 anis estrelados
6 paus de canela (usei do menor)
Pimenta do reino branca em grãos (usei da preta, um punhado)
Tomilho, louro e alecrim, a gosto
300g de gengibre fatiado, com casca
2 pimentas dedo de moça, fatiadas
Para o pato

1 pato de aproximadamente 2,5 Kg (usei um com 1,7Kg)
500ml de suco de laranja
300ml do caldo de especiarias
200ml de cointreau
100ml de molho de soja

Para a farofa

1 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
2 maçãs verdes, sem casca e sem sementes, fatiadas
Passas a gosto
Sal a gosto

Para as laranjas confitadas

3 laranjas, cortadas em fatias não muito grossas e depois divididas ao meio, com casca e caroços
Caldo de especiarias  quanto baste

Modo de fazer

Para o caldo de especiarias

Misture todos os ingredientes numa panela grande, leve ao fogo e deixe ferver por uns 10 minutos.

Para o pato

Tempere o pato com sal e pimenta do reino, por dentro e por fora, a gosto. (Eu deixei de um dia para o outro na geladeira, mas não é fundamental). Amarre o pato com barbante, prendendo as coxas para que não se soltem durante o cozimento. Coloque o pato na panela com o caldo fervente e deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos. (Se o pato for caipira, é melhor deixar 15 minutos). Retire o pato do caldo e o coloque em uma assadeira. Reserve. Misture o suco de laranja, o cointreau, o molho de soja e o caldo numa tigela e coloque tudo por cima do pato na assadeira, regando-o bem. Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno baixo, regando com o líquido da assadeira a cada meia hora e retirando o excesso de gordura, se for o caso.
Ao final do cozimento, que deve demorar de duas a três horas, dependendo do tamanho do pato, da idade e do forno, retire o papel alumínio, para que ele possa dourar bem. Retire do forno e reserve.

Para a farofa

Derreta a manteiga numa frigideira, acrescente a cebola bem picada, as maçãs, as passas e sal a gosto. Acrescente a farinha e mexa para misturar bem. Reserve. (Se quiser, acrescente maçãs verdes sem casca cortadas finamente e 1 colher de açúcar, deixando caramelizar um pouco. Só depois acrescente a farinha).



Para as laranjas confitadas

Divida as laranjas ao meio, depois fatie-as não muito finas. Coloque-as numa panela, bem apertadas e cubra com o caldo de especiarias. Coloque um peso por cima e deixe cozinhar por 40 minutos ou até ficarem macias. Reserve.


Para montar

Arrume a farofa no centro de um prato de servir grande. Por cima, coloque o pato e regue com o molho da assadeira passado por peneira, a gosto. Arrume as fatias de laranja confitadas no prato e sirva. Bom apetite!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário