domingo, 7 de outubro de 2012

MASSA CASEIRA


O recheio de abóbora cabutiá (pode ser jerimum caboclo) misturado com queijo parmesão e um pouquinho de castanha bem picada...


Adoro massa. E ainda que nunca tenha tido aulas práticas, de tanto ler a respeito  me aventuro vez por outra na produção de uns quitutes. O cilindro que eu uso é manual e como não posso fazer muito esforço por conta de uma Ler/Dort adquirida há uns anos atrás, conto com a boa vontade dos rapazes aqui de casa. Quando a coragem dá, fazemos umas lasagne que não fazem vergonha a ninguém e são disputadas pela família.
Um dia desses resolvi improvisar uns raviolis  para o almoço, nada de quadradinhos perfeitos. Usei como recheio um purê de abóbora cabutiá, que por ser mais docinha, casou bem com o queijo parmesão ralado na hora e um pouquinho de castanha do Brasil para dar crocância. Depois de cozidos, passei-os rapidamente em azeite, lasquinhas de alho e castanha. Rápido, fácil e gostoso.
Ravioli improvisado
Ingredientes para a massa
200g de farinha de trigo
2 ovos em temperatura ambiente
1 pitadinha de sal
Ingredientes para o recheio
200g de abóbora cabutiá cozida em água e sal (pode ser cozida no vapor) e amassada com garfo ou quanto baste para rechear os raviolis
50g de queijo parmesão ralado na hora ou a gosto
1 colher de sopa de de manteiga
2 a 3 castanhas do Brasil bem picadinhas ou nozes bem picadinhas
Para servir
Azeite a gosto
lascas de alho, a gosto (opcional)
Castanhas ou nozes picadinhas, a gosto (opcional) 
queijo parmesão a gosto, para polvilhar
Modo de Fazer
Para o recheio, cozinhe a abóbora em água e sal. Após cozida, amasse com um garfo e acrescente a manteiga, as castanhas ou nozes (se usar) e o queijo ralado. Prove o sal e ajuste, se necessário. Reserve. Para fazer a massa, numa tigela coloque a farinha e faça um buraco no meio. Despeje os dois ovos e a pitada de sal. Vá misturando em círculos, de dentro para fora, até incorporar toda a farinha. Amasse até homogeneizar e forme uma bola. Pode ser que não seja necessária toda a farinha, pois elas tem graus de umidade diferentes. Deixe descansar coberto com filme plástico por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, polvilhe um pouco de farinha e comece a passar pelo cilindro, na graduação mais larga. Vá polvilhando mais farinha, se necessário, para a massa não grudar e após passar algumas vezes, vá diminuindo a graduação do cilindro até obter tiras bem finas. A partir daí, você pode fazer tiras largas para lasanha, enrolar e cortar em tiras finas para linguine ou talharim, fazer raviolis, capeletti e o que mais desejar. Caso opte pelos raviolis, coloque montinhos de recheio nas tiras de massa a intervalos regulares. Pincele água nas extremidades e entre cada montinho de recheio. Dobre as tiras de massa sobre o recheio e vá fechando cada ravioli, pressionando levemente para não soltar na hora do cozimento. Polvilhe farinha de trigo e reserve-os enquanto coloca água para ferver, com um pouco de sal. Eles cozinham entre 3 a 4 minutos na água fervente e devem ser colocados aos poucos para cozinhar. Escorra-os e reserve. Coloque azeite a gosto numa panela ou frigideira que os acomode e acrescente as lascas de alho e castanha, se usar. Deixe tostar levemente e misture os raviolis, apenas para perfumar com o alho. Despeje numa vasilha de servir e polvilhe queijo parmesão ralado na hora, a gosto. Bom apetite!




3 comentários:

  1. A receita é bastante criativa e certamente saborosa. O diferencial é que vc utiliza os recursos que temos, mesclando a cultura italiana e brasileira ao toque regional. Executa-la-ei na risca. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. A receita é bastante criativa e certamente saborosa. O diferencial é que vc utiliza os recursos que temos, mesclando a cultura italiana e brasileira ao toque regional. Executa-la-ei na risca. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Milton,

    Que bom que você gostou! É um prazer receber sua visita aqui no blog, passe sempre por aqui! Um abração para você e Beth,

    Patrycia

    ResponderExcluir