domingo, 9 de setembro de 2012

A TORTA DO MEU FILHO






Domingo só consigo acordar direito depois de uma bela xícara de café sem açúcar e qualquer coisinha para mastigar. Pode ser um pedaço de bolo ou mesmo uma fatia da torta de maçã do Ian, meu filho mais velho. Os amigos dele a chamam de "lendária torta de maçã", porque nunca conseguem comer um pedaço, sempre acaba antes. Ele não dá, não vende nem empresta e ainda pede que eu faça uma para ele e outra para as visitas.

Exageros à parte do meu filho formiguinha, a massa que eu usava era ligeiramente diferente, mas como tenho por hábito perder qualquer objeto que me caia nas mãos, a receita andava em um pequeno caderno, desaparecido e não encontrado. Por comodidade, hoje uso uma variação, que é também muito saborosa. O recheio pede maçãs, açúcar, manteiga e canela, além de passas e umas gotinhas de limão. Acompanhe com uma xícara de café ou chocolate e se tiver passarinhos por perto, como eu, aproveite para relaxar. Bom domingo!

Torta de maçã do Ian

Ingredientes

Para a massa

200 g de manteiga
300 g de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 gema
1 pitada de sal (Se usar manteiga salgada, não precisa)

Para o recheio (deve ser preparado antes, para poder esfriar)

10 a 12 maçãs vermelhas, nacionais, descascadas e fatiadas
3 a 4 colheres de sopa de manteiga
4 a 5 colheres de sopa de açúcar branco
4 a 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
Passas pretas a gosto
Canela a gosto
Gotas de suco de limão
Gema para pincelar
Creme de leite batido com suco de limão a gosto, para acompanhar

Modo de fazer a massa

Numa tigela, coloque a manteiga, o ovo inteiro e a gema. Misture levemente. Acrescente a farinha e a pitada de sal, se usar. Misture com as pontas dos dedos apenas até unir a massa, para que ela não fique dura. Deixe descansar por uns 15 minutos. Após esse tempo, abra a massa entre duas folhas de papel filme, com um rolo, e forre uma forma redonda para torta, deixando uma parte da massa para a cobertura. Por cima, coloque o recheio já frio. Abra o restante da massa da mesma forma, cubra a torta e faça alguns furos com um garfo, para que o vapor possa sair. Pincele toda a superfície com gema de ovo passada na peneira e leve ao forno até dourar. O forno deve estar quente, pré-aquecido. Depois de uns dez minutos, a temperatura pode ser reduzida.

Modo de fazer o recheio

Descasque as maçãs e fatie-as finamente. Deixe de molho em água e suco de limão, para não escurecerem, enquanto você termina. Arrume-as bem espalhadas em uma assadeira retangular que ocupe duas bocas do fogão. Por cima, coloque a manteiga, polvilhe os açúcares (você pode usar só o branco ou só o mascavo, se gostar), as passas, a canela, as gotas de limão e vá mexendo de vez em quando, revirando as fatias até que cozinhem e se forme um doce com um pouco de calda. Não deixe as fatias de maçã desmancharem. Pode ser preciso acresce. ntar um tico de água, para que não queimem. Prove uma fatia, deve estar macia. Pode ser necessário acrescentar um pouquinho mais de manteiga ou açúcar, prove sempre. Não deve ficar muito doce. Deixe esfriar e utilize. Caso queira acompanhar com o creme de leite, misturo uma lata para o suco de meio limão, mas fica a seu critério. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário