domingo, 5 de agosto de 2012

DA COR DOS IPÊS


Tem coisa mais bonita do que esses ipês-amarelos espalhados pela cidade, na lente MARAVILHOSA da fotógrafa Val Fernandes?



A torta de limão siciliano, o limão e as raspas, ou zestes, feitas com aparelhinho próprio, como o da foto

                                         
Como vocês já perceberam, dieta é para mim um assunto recorrente. Até porque sinto que estou engrossando as estatísticas que demonstram o aumento do número de acreanos com excesso de peso. Segundo esta pesquisa, divulgada em abril pelo Ministério da Saúde, o percentual já chega a 48,1% da população, o que é preocupante. E, como já estou na reeducação alimentar, resolvi publicar esta torta de limão, que fiz tendo por base o ótimo blog www.acozinhacoletiva.blogspot.com.

Lá, bem explicada, ela está com o nome de Torta de Limão à Francesa. O dono da casa, ou do blog, é arquiteto. Nas horas vagas publica receitas deliciosas de tortas e bolos, com fotos bonitas e convidativas. Recentemente, entrou no facebook e lá você pode conferir algumas delas. Simpático, já conversamos pela rede social, que permite proximidade mesmo com as grandes distâncias. Fiz esta receita há algum tempo, logo que os limões sicilianos começaram a dar o ar da graça por aqui e aparecerem no supermercado.

O sabor mais suave do que os limões comuns e sua cor luminosa lembram os ipês-amarelos que nesta época do ano explodem pela cidade de Rio Branco, quando as chuvas já nos abandonam e o calor de 42 graus não permite grandes passeios. Sou apaixonada por ipês e os amarelos, particularmente, me fazem feliz com tanta beleza.

Como este post tem um pé nos dias de ontem, mas fala dos dias de hoje, resgato aqui uns pequenos versos, feitos sem pretensão, talvez para lembrar as manias de adolescente, de andar com caderno debaixo do braço, transformando os sonhos e os sentidos em linhas guardadas a sete chaves, depois esquecidas, deixadas pelo caminho e de vez em quando resgatadas.

Aos versos, pois:

"...Velhos versos escondidos
Olham por entre as frestas desse mundo novo
Escorregam fugidios
Embolorados olham
Querem luz
As frestas douradas prometem arco-irís e
os olhos se encantam com as novas cores."

Deixo o nome do blog e os agradecimentos ao Richie por receita tão saborosa, devorada pelos filhos e maridinho, para que vocês a pesquisem e conheçam o trabalho dele, que é ótimo!

Torta de Limão à Francesa


Bom apetite!

Agradecimento: à fotógrafa Val Fernandes, pela cessão de suas imagens, disponíveis no seu acervo no facebook 

2 comentários:

  1. Oi Patrycia!
    Voce fez uma das minhas "receitas-chodó" hehehe Sou apaixonado por essa torta de limão.. alias, desde a adolescência que adoro o sabor azedinho contrastando com o doce do merengue!
    Ficou linda a sua torta, e adorei a comparação com os ipês amarelos!

    Mto obrigado por testar e pela divulgação da receita, e espero que vocês tenham aproveitado muito!

    bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Richie,

      Muito obrigada, é uma honra! Também amo limão siciliano e só quando viajava, é que trazia alguns na bagagem, você entende, não? Daí, quando começou a aparecer por aqui, vi sua torta e não resisti. Fica muito bom. Nesta época, aqui em Rio Branco, a cidade fica repleta de ipês carregadinhos de flores amarelas, muito bonitas, então...valeu!

      Excluir