E nas latinhas de leite em pó recicladas, no ponto para viajar e fazer a alegria do filhote...
Quem me conhece já sabe que a forma preferida que eu encontro para dar carinho, ser solidária, confortar ou mesmo dizer que estou por perto sempre foi e sempre será oferecer um bolinho, uma fatia de torta, uma conserva, um molho ou geléia, enfim, algo que tenha sido feito para demonstrar para alguém que esse alguém é importante para mim, para nós.
Digo para nós porque meu maridinho compreende perfeitamente essa forma de ser e muitas vezes é bastante cúmplice na produção dos presentinhos. Sim, porque não basta fazer, ainda precisa colocar um lacinho, inventar uma embalagem...
Tem os clientes do doce de goiaba, os que adoram o pão de mel, os adeptos do catchup caseiro e dos bolinhos de limão, de cenoura e por aí vai. Tem os que adoram biscoitos e brigadeiros, a sopa de feijão, as batatinhas em conserva...E como a família toda adora comer, vira e mexe está todo mundo na cozinha, fazendo a maior farra!
Tenho dois maravilhosos filhos, muito amados. Um deles está residindo em Fortaleza, para alegria do pai e saudade da mãe. Dia destes, arranjei portadores pra lá de especiais (os avós paternos) para levar alguns mimos, feitos na pressa do dia atribulado, entre eles os biscoitinhos de castanha do Brasil (ou do Pará) com sementes de linhaça, que meu filhote demorou muito pouco para devorar. Se você quiser, ainda pode colocar em embalagens e presentear aos queridos, como eu fiz. A receita é simples e rende aproximadamente 120 (cento e vinte biscoitinhos).
Bom proveito!
Biscoitinhos de Castanha do Brasil
Ingredientes:
1 xícara de chá de castanha crua, batida no liquidificador até virar uma farofa fininha (não bater demais, para não ficar oleosa)
1 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente (se estiver muito quente, resfrie-a um pouco na geladeira)
½ xícara de chá de açúcar refinado
½ xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de amido de milho
1 colher de sopa de linhaça (opcional). Você também pode usar passas, pedacinhos de chocolate etc
Açúcar de confeiteiro peneirado para passar nos biscoitos
Modo de fazer:
Amasse todos os ingredientes juntos até dar liga. A massa deve ficar macia para ser moldada em pequenas bolinhas, depois achatadas com o garfo, já na assadeira. Não manuseie demais a massa, pois ela ficará dura. Não é preciso untar a forma, pois o próprio biscoito já é amanteigado. Coloque em forno moderado, previamente aquecido, até firmar, por uns quinze minutos. Ao retirar do forno, espere alguns minutos para soltá-los, para não ter risco de quebrar. Passe delicadamente por açúcar de confeiteiro (não impalpável), espere esfriar bem e guarde em depósitos bem fechados.
|